Um cheque assinado não representa garantia de portas abertas para qualquer um nas franquias brasileiras. As franqueadoras devem avaliar o que cada um dos candidatos tem para agregar ao negócio como um todo, uma vez que o sucesso da rede depende do êxito de cada ponto de venda.
O sucesso de uma rede começa no processo de franqueamento, que deve ser realizado de maneira transparente desde a sua circular de oferta, para que a relação entre franqueador e franqueado caminhe da maneira mais clara possível.
Não é porque uma determinada pessoa tem o capital para investir, que necessariamente ela será uma boa parceira de negócios. Atualmente existem diferentes ferramentas para a seleção do franqueado, que muitas vezes são submetidos a exames similares aos que fazem para a seleção de executivos nas grandes empresas. São testes para definir o perfil do candidato, bem como mapear suas habilidades e competências.
Portanto, a seleção é um dos pontos cruciais para o sucesso da rede. Evidentemente, a primeira etapa dessa seleção é a capacidade de investimento do candidato. É preciso treinar não só o franqueado como também a equipe que estará no ponto de venda, realizando treinamentos sobre o produto, para o atendimento no ponto de venda. Importantíssimo também é o treinamento de gestão, o que, sem dúvida, fará toda a diferença para o sucesso do franchising no Brasil.
É papel do franqueador instrumentalizar seu franqueado com ferramentas de gestão e treinamentos específicos para que se deixe para trás aquela etapa amadora de administrar um negócio misturando o dinheiro numa pochete. Isso não é fazer negócio.
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