3 de maio de 2012

Cinco hábitos das empresas familiares de sucesso



De maneira didática, o professor John Davis compartilhou preciosos conselhos sobre como manter uma empresa familiar nos eixos, primando pelo sucesso sem perder a união e a harmonia

Na última palestra do Fórum HSM Family Business 2012, John Davis, autoridade mundial em gestão de empresas familiares e professor da Harvard Business School, compartilhou dicas valiosas com os empresários que assistiram ao evento. Indo de encontro ao conteúdo exposto pelos palestrantes que o antecederam, o estudioso apresentou cinco hábitos imprescindíveis para o sucesso de empresas familiares. São eles:

1. Famílias bem-sucedidas colocam as necessidades financeiras do negócio em primeiro lugar, acima de qualquer necessidade individual.
2. Famílias bem-sucedidas criam valores duradouros e dão pouca prioridade à riqueza, ao conforto e ao status.
3. Famílias bem-sucedidas controlam suas expectativas financeiras acerca do negócio.
4. Famílias bem-sucedidas diversificam seus investimentos para gerar renda adicional.
5. Famílias bem-sucedidas criam um sistema de governança que promove a união familiar e assegura que decisões difíceis sejam tomadas no momento oportuno.

Davis enfatizou que empresas familiares estão nos negócios não para ficarem ricas, mas para fazerem algo que lhes dê orgulho. Por isso, o alto desempenho não deve ser visto apenas sob o ponto de vista pragmático. “Os negócios familiares proporcionam uma inversão de valores: traz padrões profissionais para a família e essência familiar para a companhia”, pontuou. “A grande questão é que ser rico não é objetivo, ma, sim, um recurso que se usa para criar mais valor. Tente viver os valores que você quer que seus filhos tenham”, aconselhou.

Segundo o palestrante, acima de tudo, é preciso que os proprietários de negócios familiares respeitem o profissionalismo e valorizem a boa gestão, deixando de lado o favoritismo aos membros da família. “O primeiro alicerce que precisa ser construído é uma família unida e contributiva”, alertou.

Iguais, mas diferentes

Há quem diga que empresas familiares têm desempenhos melhores do que as demais. Para Davis, no entanto, para qualquer tipo de empresa, seja familiar ou não, existem as que possuem alto e baixo desempenho. Entretanto, há elementos responsáveis pelo sucesso que são identificados essencialmente em organizações familiares. Para encerrar o ciclo de palestras, Davis citou alguns deles:

• Liderança estável: apesar das mudanças geracionais, a organização familiar tende a não mudar ano a ano. 
• Lealdade dos stakeholders: atualmente é difícil conquistar lealdade. As empresas familiares focam no cliente, colaboradores, proprietários e comunidades e tendem a dar valor para os relacionamentos com esses públicos.
• Pensamento de longo prazo: empresas familiares pensam nas futuras gerações. Sempre identificamos investimentos mais conscientes e a construção de relacionamentos duradouros.
• Determinação e ousadia: empresas familiares tendem a ser estáveis até decidirem ser ousadas. São decididas e mais rápidas do que muitas outras.
• Orgulho, paixão, persistência e resiliência são características inerentes às organizações familiares e que contribuem para o bom desenvolvimento do negócio.
• A missão da empresa familiar é a continuidade: querem excelência, ética e manutenção do controle familiar em todas as gerações.

Fonte: Portal HSM

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons