A cultura organizacional reúne valores e crenças compartilhados por todos os membros da empresa. Ela influencia direta e indiretamente no comportamento, na motivação, na produtividade do trabalho e na satisfação das pessoas envolvidas.
Percebendo a importância da cultura organizacional e de como ela reflete nos colaboradores e gestores das empresas, a consultora inglesa, Carolyn Taylor, estudou essas formas de comportamento. Ela defende no seu livro “Walking the talk” o conceito de que as empresas possuem seis arquétipos ou comportamentos que são encontrados em diferentes tipos de cultura:
1 - Achievement: Busca incessante por resultados.
2 - Customer Centric: A empresa que entrega excelência, alcança satisfação e consegue reter seus clientes.
3 - One-Time: Empresas que trabalham juntas para operar fluentemente, de forma eficiente para maximizar a qualidade e a partilha de conhecimentos.
4 - Innovation: Empresa líder na criação de produtos novos e diferentes.
5 - People First: Empresa focada em atrair e manter talentos melhores.
6 - Greater Good (novo arquétipo): Cultura voltada para uma boa cidadania corporativa, que contribua para a sustentabilidade e bem-estar da comunidade.
A cultura organizacional é criada como resultado do que as lideranças conseguem transmitir aos colaboradores. É a partir dos gestores das empresas que ela se forma e se difunde. É importante ter uma cultura organizacional clara e bem estruturada, para que todos que trabalham na empresa saibam como se portar e como reagir diante de determinadas situações.
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