7 de dezembro de 2011

Pesquisa: como orientar o processo de Change Management nas empresas

O objetivo do processo de gestão da mudança é promover a criação de um ambiente propício para que as transformações da organização se consolidem. Para desvendar algumas dúvidas relativas a esse assunto, foi realizada uma pesquisa por meio da rede de relacionamentos profissionais LinkedIN. As contribuições buscaram demonstrar como é possível orientar o processo de Change Management nas empresas sem causar danos ou confusões entre os colaboradores. 

A opinião unânime entre os participantes é relativa a importância da informação e transparência para criar um ambiente propício no processo de gestão da mudança. O Gerente de Manufatura na Metagal Indústria e Comércio Ltda., Welington Araujo Pereira, ressalta que é necessário responder primeiramente a duas perguntas “O que é necessário mudar? Porque devemos mudar?” A partir das respostas, “é preciso apresentar os dados do projeto a todos os níveis da empresa”.

Para o diretor de Supply Chain e Administração da GVT, Affonso Chaves Jr., a principal causa de danos e confusões para o negócio é o desconhecimento de como a organização funciona ou deve funcionar para trazer o resultado esperado. “Qualquer mudança pressupõe o conhecimento prévio que indique sua necessidade e mostre com clareza os ganhos com sua implementação”, reforça. 

Chaves acredita que os processos de mudança devem ser precedidos de um diagnóstico consciente e objetivo, em que toda a organização concorde ou pelo menos entenda onde é preciso chegar. De forma a “evitar a criação de um ambiente onde imperem os interesses pessoais e as disputas internas”. 

Essa opinião é compartilhada por Nelson Buso, gestor de contratos e obras da Hemobras. De acordo com ele, deve-se deixar claro quais são os objetivos, como o processo será realizado e quais os ônus e/ou bônus para todos os envolvidos no processo. 

Para finalizar, Mitchel Spitzenbergen, gerente geral da Proadec Brasil Ltda., enfatiza que quando se fala em ambiente é preciso identificar sempre as variáveis de influência e seus respectivos pesos antes, durante e depois da mudança. “Para cada uma delas há pelo menos dois aspectos que devem sempre ser considerados: as relações humanas e as relevâncias dos processos”.


As opiniões retratam a posição de gestores que estão presentes no cotidiano das empresas e já presenciaram erros e acertos das mesmas. Através dessas contribuições, é possível demonstrar a importância do planejamento e análise das situações durante o gerenciamento das mudanças. 

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