IMAGEM: © Tim Garcha/Corbis |
O contexto brasileiro tem
evidenciado que as empresas estão sob controle de poucos grupos empresariais ou
dos mesmos indivíduos. É a ideia de Governança Corporativa. Nesse meio,
tornou-se ainda mais importante o Conselho de Administração. Esse órgão é responsável
por monitorar, auxiliar, aconselhar e supervisionar as decisões a serem tomadas
pela diretoria da empresa.
É responsabilidade do Conselho de
Administração, como representante dos acionistas, orientar para que a empresa
aproveite as oportunidades e cumpra com as suas obrigações. Por isso, é
fundamental que os profissionais participantes do Conselho de Administração
sejam qualificados para exercer essa tarefa. Para avaliar a atuação dos
conselheiros na sua empresa, verifique se eles estão conscientes das suas
responsabilidades e dos desafios da empresa, se conhecem o desempenho, se
dedicam tempo para discutir os objetivos a longo prazo e as estratégias para
atingi-los e se revisam a estrutura organizacional e o desempenho dos
executivos.
O Conselho de Administração deve
ser formado por profissionais que tenham conhecimento necessário para conduzir
a empresa, principalmente para tomar decisões difícieis. O objetivo é que os
gestores tirem o máximo de proveito da capacidade e das ideias dos conselheiros
para administrar com equilibrio e sensatez.
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