Inovar! As organizações precisam desenvolver uma política de incentivo à inovação e criatividade. Esse é um requisito básico para a sobrevivência da marca no mercado. O pensamento criativo tem que ser estimulado, por isso, não deve partir apenas do profissional. O Portal HSM dá dicas e questionamentos que ajudam a esclarecer os gestores que querem estimular a criatividade dos seus colaboradores:
- Qual o foco da inovação: melhorar a qualidade ou imagem da marca, conquistar e fidelizar mais clientes, lançar e incrementar produtos e serviços?
- Qual o público-alvo: todos podem participar ou, inicialmente, será dirigida apenas a algumas áreas, como Pesquisa e Desenvolvimento, Manufatura?
- Serão aceitas sugestões com vistas a curto prazo, mais pontuais, como melhorias nos processos e procedimentos, ou todas são bem-vindas?
- Qual a metodologia da política de inovação, que contempla, por exemplo, acompanhamento, projetos-piloto, retorno para o autor da ideia?
- Como será feito o reconhecimento: financeiro, cursos de capacitação, exposição do funcionário?
Lembre-se: O processo de inovação não deve ser atrelado a resultados imediatos. Nesses casos, é necessário ter paciência e deixar a criatividade aflorar.
26 de setembro de 2012
O que é necessário para inovar?
26.9.12
0 comentários
0 comentários:
Postar um comentário