19 de setembro de 2012

A arte de ouvir e aprender

Sabemos que todos têm inteligência, mas nem todos têm vontade. Para aprender sempre mais, temos que ter consciência de nossa ignorância pessoal, isto é, saber que não sabemos. Enquanto formos ignorantes inconscientes seremos “cheios de nós”, achando que sabemos tudo, quando na verdade muito pouco ou nada sabemos.

É fácil obter a concordância no ambiente corporativo de que os clientes são a razão da existência de nosso trabalho e de nossa empresa. O difícil na prática é obter o empenho e a dedicação dos colaboradores para encantarem sistematicamente os clientes e fazerem deles nossos principais vendedores e divulgadores.

Temos que estabelecer relacionamentos duradouros e empáticos com os clientes. Isso implica em acolher os clientes, olhando nos seus olhos sem pré-julgamentos, sorrindo francamente e sendo “todo ouvidos”, para entender e a partir daí, atender como eles precisam e gostam.

Pense nisso: o cliente é a razão do seu trabalho. Implicâncias ou falta de atenção vão prejudicar mais a você e a sua empresa do que a ele. Esteja disposto a ouvir e aprender!

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