Em primeiro lugar há, já de alguns anos atrás, a tendência para currículos diferentes dos habituais feitos em folha A4 com fonte Times New Roman. Vídeos, blogs pessoais, Linkedin, etc. são a bola da vez. Porém, há ainda erros grotescos nos currículos – independente do formado.
Querendo ou não todos somos vendedores, seja de produtos ou ideias. O currículo é uma forma de venda, que mostra quem é a pessoa, o que ela faz, o que gosta de fazer, o que sabe fazer de melhor, o que já fez de melhor, o que pretende fazer.
Não existem regras de como confeccionar um currículo, mas há questões que são primordiais: Erros de português nunca. Mentir jamais. Ser generalista (Como objetivo pessoal colocar por exemplo: ganhar dinheiro, ser famoso, etc) é pecado. A análise de um currículo também vai depender da vaga, da empresa e do avaliador. O negócio é ficar antenado as tendências e caprichar na apresentação pessoal e nunca prometer o que não pode ser cumprido.
Dicas para currículos tradicionais:
1º Salve o CV em PDF pois facilita a leitura e evita possíveis distorções.
2º Geralmente o banco de currículos de um recrutador terá milhares de arquivos (currículos) onde o nome do arquivo será: Currículo atualizado, Curriculum Vitae, CV NOVO, Currículo. Então, o bom é escrever o próprio nome no título do arquivo. É algo simples, mas que gera destaque.
3º Coloque uma foto. Quando o avaliador vê o currículo já vê a pessoa e quando ela entra na empresa já se sabe quem é aquele rosto.
4º Mantenha o currículo atualizado.
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