Hoje, o Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 10 anos. Também conhecido como Museu do Olho, o espaço é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba (Paraná): recebe cerca de 15 mil pessoas por mês. Em julho deste ano, o MON alcançou recorde de visitação, com a presença de 30 mil pessoas.
Já parou para pensar na diversidade de expressões artísticas que o local recebeu nessa década? O museu tem mais de 17 mil m² de espaço na área expositiva e já recebeu obras de Roy Lichtenstein, Candido Portinari, Frida Kahlo, Martin Chambi, Antanas Sutkus, Antoni Tàpies, Salvador Dalí, Marc Riboud, Brassaï, Fernando Botero, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Di Cavalcanti, entre outros.
Localizado no Centro Cívico, o MON se destacou em primeiro lugar entre 48 atrações turísticas da capital paranaense, em pesquisa realizada pelo site TripAdvisor, portal de viagens e turismo. Além disso, foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo site norte-americano Flavorwire.
Comemoração
Hoje, o espaço ficará aberto das 10h às 22h, com programação especial que inclui apresentações musicais, de dança e abertura de exposições. Dentre elas, a exposição de fotos de Nani Gois, "Museu em Construção", às 19h. São imagens feitas diariamente, durante seis meses, do trabalho de construção do museu, inclusive do próprio Oscar Niemeyer em frente ao ”Olho”, além dos operários e da exposição de outras obras artísticas já expostas.
Histórico
O projeto do edifício foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em 1967. O objetivo era abrigar o Instituto de Educação do Paraná. Entretanto, o prédio foi inaugurado em 1978 e acabou abrigando a sede de secretarias do governo estadual. Em 2002, o espaço foi adaptado e ganhou um anexo, popularmente chamado de olho. No início, foi batizado de NovoMuseu, no ano seguinte, passou a ser chamado Museu Oscar Niemeyer.
0 comentários:
Postar um comentário