5 de outubro de 2011

Internacionalização: exportar, importar e consolidar parcerias


© Images.com/Corbis

Percebe-se cada vez mais a tendência de internacionalização de empresas brasileiras. Essa medida consiste na comercialização de produtos e serviços brasileiros para além da fronteira nacional, que pode baratear os custos, difundir marcas e gerar parcerias lucrativas. De acordo com um estudo divulgado em junho deste ano pela Fundação Dom Cabral, em 2010 os investimentos de empresas brasileiras no exterior alcançaram US$ 11 bilhões.

Ao contrário do que parece, a internacionalização de empresas brasileiras não é prejudicial. Pelo contrário, pois pode resultar no fortalecimento e reconhecimento da marca, o que traz lucros diretos para o país de origem: o Brasil. O objetivo é incentivar a exportação, a importação e a consolidação de parcerias entre empresas daqui e do exterior.

Mas, as empresas que ainda não se internacionalizaram devem ser cautelosas. É preciso conhecer bem o mercado em que se pretende ingressar e saber quais são as leis referentes a negócios de outros países. Para Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae possui um programa que auxilia e orienta quais são os mercados no exterior que podem ser benéficos.

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