É preciso profissionalismo, vocação e sensibilidade para ser um líder. Mas espera aí, sensibilidade? Ter vocação para gerir uma equipe, ou seja, saber como lidar em situações adversas e saber como orientar outros profissionais, já não é o suficiente? Não.
A explicação para isso está na sensibilidade em enxergar o outro. Como líderes, os profissionais devem mostrar caminhos, mas também perceber quando o profissional ou a equipe estão com dificuldades para encontrar soluções. Todo relacionamento seja pessoal ou empresarial tem como fundamento a emoção.
Isso já deveria estar claro para quem ocupa a posição de gestor, mas é sempre bom lembrar: Um líder jamais humilha os seus colaboradores, jamais os expõe diante de situações ridículas, grita, faz escândalos, é impaciente, ansioso ao extremo ou faz cobranças demasiadas sem limites.
Por isso, se você acredita que tem vocação para liderar equipes, foque as suas capacidades no emocional. E você não precisa fazer isso sozinho, existem treinamentos de gestão que podem orientar profissionais para que os mesmos possam encaminhar a sua equipe para o sucesso.
É preciso entender que a empresa é feita de pessoas e que se deve conhecer os anseios de cada uma delas. O desenvolvimento do gestor é fundamental para a motivação.
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