Com seu jeito extremamente ríspido, Donald Trump dizia com boca cheia o jargão “you’re fired!”. Todos os que ouviam essa frase, iam embora, de maneira triste e conformada, enquanto os que ficavam olhavam com seriedade o “coach(treinador)”, aguardando a oportunidade de melhorar e se capacitar ainda mais para ganhar a tão sonhada vaga nas empresas Trump. Esse era o seu modo de apresentar o programa de televisão no estilo reality-show "O Aprendiz" (americano), em 2004.
Quem é Donald Trump?
Um dotado auto-publicista, Donald Trump é um milionário que atingiu a fama pelo seu extravagante estilo na década de 1980. Apesar de ter sido declarado na falência em 1990, Trump reconstruiu a sua fortuna que se estima atualmente em cerca de $1,6 mil milhões.
A terceira geração de uma família de negócios, o jovem Trump deu assistência aos negócios do pai para construir casas a preços acessíveis. Tinha bom olho para o negócio e ao terminar a escola estudou finanças na Wharton School da Pensilvânia. Ao terminar os estudos, a sua determinação era negociar no imobiliário, mas numa escala maior que o pai.
Para isso, Trump precisava de contatos. Apesar de não ter dinheiro, mudou-separa Manhattan e conquistou com o seu charme o comité de membros de um clube exclusivo; a única condição que lhe foi imposta foi a de não roubar as mulheres dos membros mais antigos. Com estes contatos nova iorquinos veio o acesso ao poder e ao dinheiro e Trump fez dos ricos e famosos o seu nicho de mercado. Ele compreendia bem a psicologia deles e, enquanto outros lutavam por reduzir custos e baixar preços, Trump subia os seus.
Tornou-se um dos senhorios mais poderosos da década de 1980, sendo proprietário de várias torres de vidro em exclusivos endereços nova-iorquinos, dois casinos e a companhia aérea Trump Shuttle.
Com a década de 1990 veio a recessão e quando Trump foi incapaz de pagar um empréstimo bancário no valor de $2 mil milhões, a maioria dos seus activos foram apreendidos pelos credores e a mulher pediu o divórcio. Apesar disso, e de forma notável, ele voltou a conquistar riquezas e escreveu um livro sobre isso, intitulado “The Art of the Comeback”.
Em 1999, Trump anunciou a intenção de se candidatar a presidente dos EUA como candidato do Partido Reformista, em 2000. Essa tentativa não teve sucesso e, no seu livro, Trump escreve que nunca faria um bom chefe de Estado por ser demasiado honesto e germofóbico, pelo que detesta ter de apertar a mão a toda a gente.
0 comentários:
Postar um comentário