10 de julho de 2013

O que David Neeleman indica para alcançar o sucesso

Se fosse fácil ser um homem de negócios bem-sucedido, milhares de empresas não fechariam as portas todos os anos. David Neeleman, fundador da JetBlue e da Azul Linhas Aéreas, faz a receita para o sucesso parecer simples. Segundo ele, são três os principais pilares para se construir uma empresa que saiba conquistar bolsos e corações. 

O primeiro deles é investir em capital humano. Para Neeleman, empregados felizes são os melhores empregados. Todos os seus funcionários precisam pensar que sua empresa é o melhor lugar em que eles já trabalharam na vida e quando o empresário diz todos, ele realmente quer dizer todos. 

O segundo ponto crucial é ser impecável no atendimento ao consumidor. Tal preocupação faz com que Neeleman receba quatro vezes ao dia relatórios das atividades do call center da Azul. Faz também com que todos os funcionários da companhia aérea que tenham contato direto com os clientes da empresa não sejam terceirizados, mesmo em setores em que isso é comum, como o de call center. 

E se porventura algo sair errado e você não for impecável? O terceiro pilar é exatamente esse: saiba contornar a situação e satisfazer o seu cliente, porque a realidade é cruel. 

Nessa linha, a Azul montou uma estratégia para lidar com atrasos superiores a uma hora nas partidas de seus voos. Quando isso acontece, os passageiros afetados pela demora ganham um crédito de R$ 50 para gastar no próximo voo que tomarem da companhia aérea.  Essas dicas nada têm de simples, mas a história de vida de Neeleman nos aconselha a ouvi-lo com atenção. 

Do Brasil aos EUA e vice e versa 

Brasileiro de nascença, Neeleman deixou o país aos cinco anos de idade para viver nos Estados Unidos, onde sua família morava antes de seu pai vir trabalhar no Brasil como jornalista. Ele voltaria ainda ao país aos 19 anos para trabalhar como missionário da igreja mórmon. Foi quando reaprendeu a falar português, ainda que com forte sotaque. A próxima aventura em solo brasileiro seria o lançamento da Azul Linhas Aéreas, décadas mais tarde. 

O espírito empreendedor de Neeleman pode ser notado desde cedo em sua biografia. Seu primeiro emprego foi vender pacotes turísticos para o Havaí para seus colegas de faculdade. Não tardou muito para abrir sua primeira empresa. Aos 23 anos, o brasileiro iniciava seus negócios no setor da aviação fundando a Morris Air. O reconhecimento internacional, entretanto, viria com a criação da JetBlue em 1999. 

Quando fundou a JetBlue, Neelman queria construir a melhor companhia aérea dos Estados Unidos. Com isso, resolveu fundar uma companhia. Mas como escolher qual negócio montar? É pensando exatamente nisso: aonde você pode fazer a diferença, o que você tem condições de fazer melhor do que os outros. 

Informações: Exame.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons