A opinião de produtos sobre os clientes é uma tendência cada vez maior no e-commerce, pesquisas cada vez mais apontam que os clientes esperam essas avaliações como uma característica normal – nos EUA – quando fazem uma compra online, e mais importante são mais propensos a comprar depois de lê-los. Podem esperar que muito em breve isso também será muito mais utilizado pelos consumidores brasileiros também.
Adicionando comentários de produtos para sua loja online, você está dando aos clientes a oportunidade de avaliar e comentar sobre produtos que acabou de comprar. Isto beneficia sua loja virtual de duas maneiras. Primeiro, ele pode aumentar as vendas diminuindo o receio que o visitante possa ter em comprar o produto que esta vendo. Os clientes que estão considerando uma aquisição são mais propensos a comprar quando sabem que outros tiveram uma experiência positiva.
O segundo benefício significativo é a ajuda que o conteúdo gerado pelo usuário dá a sua loja virtual com relação à indexação em ferramentas de busca – SEO. Google e outros motores de busca favorecem novos conteúdos, portanto, quando os clientes continuamente adicionam comentários de produtos em suas páginas você esta recebendo um fluxo constante de texto para ser indexado.
Incentive seus clientes a deixarem depoimentos em sua loja virtual
Depois de ter um sistema de avaliação na página de descrição de seu produto, o próximo passo é incentivar seus clientes para começar a utilizar o serviço. Há uma série de maneiras de incentivar os visitantes a deixarem depoimentos em sua loja virtual, não é tão complicado, mas também não é uma tarefa tão simples. Nos EUA isso já esta muito mais avançado, lá praticamente todo tipo de produto tem comentários, estes dias acessei uma loja de ferramentas e me surpreendi quando até chaves de fenda tinha comentário dos consumidores. Aqui no Brasil este processo ainda não está neste ritmo, aqui nem todos os produtos têm comentário é muito fácil você navegar em lojas virtuais que tem o sistema de depoimentos, mas que dificilmente você encontra algum.
Como ouvir os clientes em seu e-commerce
- Para você ter depoimentos em sua loja alguns fatores são importantes:
- Sempre deixe visível todos os depoimentos aprovados, mesmo que sejam muitos, para estes casos é bom ter um sistema com paginação. O visitante que deixou sua opinião quer sempre ver sua opinião no produto;
- Deixe claro que as opiniões passaram por uma aprovação da loja e o porquê pode não ser aprovado;
- Aprove o mais rápido possível, alguns consumidores são ansiosos e querem ter o gostinho de ter deixado sua opinião em uma loja que eles consideram legal;
- Aprove o máximo de opiniões possíveis, mesmos as opiniões que denigrem o produto, não fique com receio, se o produto for bom os próprios consumidores trataram de defendê-lo;
- Avise o consumidor quando aprovar seu comentário, isso faz com ele acesse sua loja novamente, é importante fazê-lo lembrar de você o máximo possível;
- Deixe bem visível aos visitantes as opiniões dos produtos, na maioria das vezes o que os consumidores dizem valem mais do que o descritivo do produto;
- Dê opções de facilitar a leitura de opiniões, ordenar por notas altas e baixas, por sexo ou faixa etária pode fazer com que o visitante se identifique melhor com as opiniões, principalmente quando existem muitas;
- Se desejar aumentar o ritmo de opiniões, dê incentivos;
- Não peça muitas informações para o visitante deixar sua opinião, quanto mais burocrático menos opiniões você terá;
- Divulgue e engrandeça seus clientes que comentaram, fazer campanhas e enviar newsletters com comentários de alguns consumidores sempre mostra que você valoriza o que eles escrevem.
Ouvir opiniões em uma loja virtual é uma das principais fontes de informação para a evolução de um e-commerce.
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