Sites de compras coletivas, lojas online de produtos para bebês, aplicativos móveis para pedir táxi, comparadores de preços de seguros. Estes são alguns exemplos de serviços que fizeram sucesso no exterior e foram trazidos para o Brasil por empreendedores interessados em replicar o modelo em uma economia menos impactada pela crise mundial, com um mercado consumidor crescente e, o melhor de tudo, com muito menos concorrentes – pelo menos até outros empreendedores terem a mesma ideia.
Esse tipo de prática é conhecida no universo das startups como “copycat”. O termo é usado para definir startups inspiradas em modelos de negócios estrangeiros (geralmente americanos ou europeus). Ou seja, o empreendedor não cria nem inova. Ele adapta uma ideia que já foi validada em outro país para a nossa realidade.
Muitos negócios prosperaram por aqui usando essa fórmula. O caminho pode ser mais seguro do que começar com uma ideia do zero e pode até facilitar a captação de investimentos. Por outro lado, o empreendedor que aposta em um modelo fácil de copiar está mais exposto à concorrência – é o caso dos sites de compras coletivas, que invadiram o mercado brasileiro às centenas.
Por isso, é bom que os empreendedores tomem cuidado ao se inspirar em um modelo de negócios de sucesso de fora. Fuja dos serviços massificados, invista em negócios locais, seja rápido se tiver uma boa ideia e não tente implantar um negócio sem adaptá-lo à realidade local. Se inspirar em um modelo de sucesso pode ser um bom ponto de partida, mas se a startup quiser ter futuro é necessário encontrar seu diferencial e continuar inovando.
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