É imprescindível saber como se deve agir na hora de pedir o aumento salarial, para que não gere tensão ou desgaste na relação entre colaboradores e líderes. Essa é uma ocasião importante, confira algumas dicas de que cuidados tomar e como se portar:
1. Saiba se a empresa possui plano de carreira e avaliação de desempenho. Se ela tiver uma política de aumentos preestabelecida, é preciso entender como isso funciona para não pedir ajuste antes da hora.
2. Não dê indiretas ou envie mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto. Marque uma reunião formal com seu superior para falar cobre sua condição salarial.
3. Na hora de solicitar o reajuste, nunca diga que recebeu uma proposta interessante. Nenhuma chefia experiente cai em blefes e você ainda corre o risco de queimar sua imagem.
4. Tenha uma proposta embasada em mente e esteja preparado para a negociação. O ideal é pesquisa em sites especializados e jornais sobre a média salaria vigente para o seu cargo.
5. Mostre o valor que você tem na empresa, se possível em números, mas não se esqueça que isso só é válido se você superou as expectativas do cargo. Ninguém ganha uma promoção por fazer apenas aquilo para o qual foi contratado.
6. Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas de seu interlocutor. De certa maneira, você está forçando sua chefia a confrontar uma realidade inesperada.
7. Se a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada. Se receber um "não" como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar novamente.
0 comentários:
Postar um comentário