28 de agosto de 2013

Entrevista de emprego: aposte na boa comunicação

A maneira como alguém se comunica revela muitas de suas características pessoais, ainda mais quando se trata de uma conversa com um profissional preparado para avaliar esses aspectos. Por isso mesmo, numa entrevista de emprego, comunicar-se bem é tão importante quanto estar preparado, saber informações sobre a empresa, seu ramo de atuação e posicionamento no mercado.

O aprendizado da boa gramática exige dedicação de uma vida inteira, mas no momento da entrevista fique atento às concordâncias, à conjugação dos verbos, à construção das frases. Observe se não está truncando pensamentos, dificultando o entendimento da sua mensagem ou produzindo distorções no que tentou transmitir.

Veja algumas dicas que podem ser muito úteis para profissionais em busca de uma nova oportunidade no mercado:

Haja com naturalidade
Não queira viver uma personagem e interpretar papeis. A melhor atitude é se comportar com naturalidade. Fale como se estivesse conversando de maneira animada, sem exagero, com uma pessoa amiga, com quem mantém relacionamento mais formal. Converse de maneira amável, cordial, mas evite as brincadeiras. Se a circunstância for muito favorável e você tiver certeza de que o comentário será bem recebido, use a presença de espírito. Observações sutis podem ser vistas como sinal de inteligência. Na dúvida, não se arrisque.

Evite intimidades
Mesmo que a circunstância seja favorável, não queira se mostrar muito próximo, com excesso de intimidades. Seja simpático, afável, mas jamais deixe de ser respeitoso. O comportamento é um dos aspectos observados com grande interesse pelos entrevistadores.

Não enrole
Se tiver algo a dizer, vá direto ao assunto e fale com objetividade. Cuidado, todavia, para não secar a conversa. Em certos momentos ser monossilábico pode ser tão negativo quanto ser prolixo.

Converse
Use o mesmo tom natural da conversa descontraída durante toda a entrevista. Nada de falar como se estivesse fazendo discurso. Evite sempre o artificialismo.

Vá com calma
O nervosismo, normalmente, provoca excesso de velocidade. Fale sem pressa e use bem as pausas entre uma informação e outra. Por outro lado, não fale muito devagar, para não parecer desinteressado, sem vida.

Faça perguntas
Se você souber fazer perguntas apropriadas descobrirá o que precisará dizer para ir ao encontro das necessidades da empresa. Você não irá inventar respostas, mas dirá o que for mais conveniente para
ser admitido. Perguntas bem feitas são sinal de interesse e de preparo do entrevistado.

Interaja com o entrevistador
Não adote uma atitude passiva, apenas ouvindo sem dizer nada. Independentemente da função que venha a ocupar, a sua iniciativa será observada. Por isso, sempre que puder, interaja.

Não interrompa uma fala
Interromper o entrevistador pode passar a ideia de ansiedade e até descortesia. Tenha calma e aguarde que ele conclua o que está dizendo. Entretanto, nunca deixe de tomar iniciativa para falar quando julgar o momento oportuno. Como vimos, essas atitudes são bem vistas pelas empresas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons