Queira ou não, você é um negociador. A negociação é uma verdade da vida”. Estas duas frases abrem um dos livros mais importantes e vendidos sobre a arte de negociar, "Getting to Yes" (Penguin Books), dos autores William L. Ury, Roger Fisher.
Se estamos o tempo todo estabelecendo acordos e resolvendo conflitos de interesses em nossas vidas, é certo também que, em uma negociação, o caminho entre o “não” e o “sim” pode ser longo e tortuoso e deixar muita gente com frio na barriga só de pensar no assunto.
Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, com mais 2 mil profissionais em 8 países, revelou que, diante de negociações, de carreira - que envolvem desde negociar um aumento até o fechamento de um negócio - os brasileiros são os que mais sentem medo.
Geralmente, a negociação com o chefe é a que mais tira o sono dos profissionais. A pergunta é: como negociar com o gestor sem entrar em uma saia justa? A resposta para esta questão passa, invariavelmente, por uma boa estratégia e uma postura flexível e aberta segundo especialistas.
Confira cinco dicas estratégicas para ter sucesso em uma negociação com o chefe e aumente as suas chances de ouvir o tão sonhado “sim”:
- Ofereça uma contrapartida: a melhor maneira de negociar algo com o gestor é entrar em um acordo a partir de um processo de persuasão e não de manipulação. Sempre é preciso dar algo em troca, de uma maneira ou de outra. Do contrário, a pessoa vai se sentir manipulada.
- Entenda os interesses: Para ouvir um SIM do seu chefe, é importante saber o que o motiva a negar um pedido seu.
- Comece a conversa discutindo temas em que ambos concordam: Este é um dos segredos de sucesso da negociação. Agir assim consolida a relação, gera confiança e estabelece uma ponte que dê acesso à troca de informações.
- Fale o que tem para dizer e escute: Logo após apresentar o assunto a ser negociado, peça a opinião do seu chefe, demonstre que entende e tente perceber se há algo a ser extraído das entrelinhas.
- Acredite no êxito e controle as emoções: Fuja de uma postura derrotista. Se entrar na sala do seu chefe tendo certeza de que vai ouvir um “não”, as chances do sim se tornam menores.
0 comentários:
Postar um comentário