Praticamente metade das grandes empresas do Brasil, entrevistadas em uma pesquisa feita pela EY, não sentiram nenhum impacto da Copa do Mundo 2014 nos negócios. O estudo foi feito em abril com 400 empresas que atuam no Brasil. Na ocasião, os empresários também responderam perguntas em relação às expectativas sobre o cenário econômico.
Dos executivos entrevistados, apenas 19% confiam que o PIB brasileiro deve retomar um bom ritmo de crescimento no próximo ano – em contrapartida, 68% acreditam que a previsão não deve se concretizar. Ainda sim, 77% dos empresários devem ampliar ou manter o nível de investimentos e 29% deles diz estar conseguindo manter as margens operacionais.
Mas, afinal, qual é o impacto da Copa do Mundo para o mundo dos negócios? Quem disser que não faz diferença está muito enganado. Afirmar que o mundial vai fazer toda a diferença também é um equívoco. Essa é uma oportunidade de investir no Brasil. O brasileiro tem uma forte tendência de acreditar que "a grama do vizinho é mais bonita". Nós podemos fazer com que a Copa seja uma oportunidade para alavancar negócios.
Para quem tem pequenos negócios relacionados ao turismo essa sim é a hora! É um momento que não será passageiro, pois em breve teremos as Olimpíadas, em 2016. Os profissionais devem se preparar, tanto para falar outros idiomas quanto para fazer do seu negócio uma ideia diferente e inovadora.
Informações: Revista Exame
0 comentários:
Postar um comentário