7 de março de 2014

Use o estresse a seu favor

Ombros rígidos, coração acelerado, respiração ofegante. Muitos executivos se sentem assim antes de uma reunião importante. E isso não é tão ruim assim. Especialistas afirmam: sob controle, o estresse pode ser saudável e construtivo.

Era essa, inclusive, a intenção original da natureza. Diante de um leão faminto, quanto mais estressado você estiver, maior é a probabilidade de conseguir salvar sua vida. Na hora do perigo, o cérebro libera hormônios como adrenalina e cortisol, que deixam o indivíduo mais alerta. As pupilas se dilatam, o que ajuda a avaliar melhor o tamanho do perigo. A transpiração aumenta, o que refresca o corpo. O coração acelera, fazendo o sangue circular mais rapidamente pelo corpo, o que deixa os movimentos mais ágeis. Os pulmões liberam mais oxigênio para o músculo, o que garante uma dose extra de força – seja para enfrentar o bicho ou dar no pé.

Hoje, os leões são outros — prazos, metas, colegas e chefes. Mas nosso organismo continua reagindo da mesma maneira: dá-lhe descarga extra de hormônios, pupilas dilatadas, suor excessivo, pressão alta, respiração ofegante. Muitos entram em uma espiral de pavio curto, cansaço, insônia e má alimentação. Mas também é possível usar o estresse a seu favor, como um diferencial competitivo.

Quando surge uma ameaça física ou psicológica, o corpo reage sempre da mesma forma. A diferença é emocional: o sujeito pode se acovardar e fugir da situação, ou ficar eufórico e motivado. O estresse pode estimular as pessoas a dar o melhor de si no que fazem: um projeto, um concurso ou uma palestra.

Mas atenção: quando o estresse se torna excessivo ou prolongado, não há mais lado bom. Afinal de contas, não dá para matar um leão (real ou literal) por dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons