19 de junho de 2013

Redes Sociais modificam o perfil de manifestantes

Foto: Gazeta do Povo
De playboys a punks. De ciclistas a skatistas ou pedestres. De estudantes do ensino fundamental a universitários. Gente com e sem tatuagem. Alguns com dreadlocks, outros com mechas vermelhas ou loiro platinado. Uns de chinelo, outros de tênis. O perfil dos integrantes dos protestos que tomaram as ruas no Brasil é tão plural quanto as causas que levaram milhares às ruas. 

Em grande maioria, observa-se que são pessoas jovens, que não acompanharam outras manifestações, mas desde cedo já demonstraram insatisfação com as políticas públicas. Insatisfação com o transporte público, com a qualidade dos hospitais, com os gastos nas Copas, contra a corrupção e a PEC 37 (que pretende tirar do Ministério Público o poder de conduzir investigações criminais). 

A maioria absoluta antipática a qualquer partido político. Em meio ao povo, há até crianças, idosos e cadeirantes. Todos com cartazes e frases de protesto pintados à mão nas vestimentas e no corpo. 

A manifestação que foi estimulada através do Facebook mostra que mudou o perfil dos militantes. Esses jovens são mais críticos, mais fiscalizadores e mais antenados. Eles sabem o que querem e estão buscando chamar a atenção para trazer a mudança. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons