25 de junho de 2014

Comece um novo negócio!

"A chave do sucesso é despertar a própria energia, pois atrairá as pessoas até você. E, quando elas aparecerem, fature". (Stuart Wilde)

1° razão: Qual a importância de sua ideia para a sociedade? Crie um significado para seu produto ou serviço e terá uma vantagem tremenda na trilha do sucesso.
Este ponto não significa dinheiro, poder e nem prestigio, mas tem a ver com estes significados:
-Tornar o mundo melhor;
-Elevar a qualidade de vida;
-Consertar algo muito errado.

2° razão :Crie um lema. Qual o significado vê a sua organização construir?
Um lema deve ser curto e satisfatório, pode ser que nunca precise escrever ou divulgar seu lema, pois ele serve de diretriz para o que fazem no trabalho.

3° razão: Toque o barco. Construa um protótipo de seu produto ou ofereça seu serviço, lembre-se ninguém faz sucesso só planejando. Já deve estar vendendo- e não montando estrategia de vendas. não fique só testando, ao invés disso, use seu protótipo como pesquisa de mercado, não espere situações ideais quando tiver todas a informações que precisa, pois o mercado vai ignorá-lo.

4° razão: Definir um modelo de negócio.
Seja bem especifico ao descrever seus clientes, tenha a meta de atender um mercado específico até quando atingir um porte grande para se voltar a outros mercados. Copie um modelo de negócio já existente e tente inovar em tecnologia, mercado e clientes. Busque estabelecer uma relação entre seu modelo de negócio e alguém que já fez sucesso.

5° razão: Marcos, assunções e tarefas.
- Marcos: concentre suas atenções nestes sete pontos, eles se encaixam em qualquer tipo de empresa.
*Comprovar sua concepção;
*Gerar especificações completas do projeto;
*Concluir um protótipo;
*Levantar capital;
*Equilibrar receitas e despesas.

-Assunções: em segundo lugar, crie uma lista abrangente das sua principais assunções. Acompanhe sempre as assunções e quando elas se revelarem falsas, reaja na mesma hora. Estabelecer uma conexão entre as assunções e aos sete pontos já tratados, assim quando os atingir poderá testar um assunção. Entre elas alguns exemplos:
*Medições de desempenho do produto ou serviço;
*Dimensões do mercado;
*Margem do lucro bruto;
*Numero de vendas por vendedor;
*Taxa de converterão de clientes em perspectivas em clientes;
*Ciclo de contas a pagar e contas a receber;

-Tarefas: crie uma lista das principais tarefas necessárias para projeta, fabricar, vender, enviar e dar assistência técnica ao seu produto ou serviço. São pontos necessários para se montar uma empresa, mas não os fundamentais como os sete pontos de referencia. Eles incluem:
*Alugar um espaço para o escritório;
*Encontrar vendedores-chave;
*Montar sistemas de contabilidade e folha de pagamento;
*Arquivar documentos;
*Contratar seguros.

Esta lista tem por objetivo entender e avaliar a totalidade do que a empresa deve realizar para não deixar nada passar despercebido.

23 de junho de 2014

Os 5S da Copa do Mundo

Estamos em clima de Copa do mundo e muitos, mesmo com os problemas enfrentados, estão torcendo para que Brasil seja campeão. Essa copa também, com certeza, será marcada por incontáveis situações externas. E uma chamou muito a atenção da mídia e de nós brasileiros aconteceu no jogo Japão e Costa do Marfim, quando no fim do jogo a torcida japonesa recolheu todo o lixo que gerou no estádio.

A verdade é que disciplina do povo japonês sempre foi conhecida em todo mundo, principalmente no mundo corporativo. Para quem estuda Administração sabe que foram os japoneses os criadores do sistema 5S que vem sendo aplicado em organizações no mundo todo. No Brasil já existem empresas que estão tentando adotar isso no dia a dia.

O programa 5S são técnicas utilizadas para criar bom senso na base organizacional através da mobilização, conscientização e motivação dos funcionários para a qualidade total através da organização e disciplina dentro da empresa. Essas técnicas são aplicadas no Japão não só nas empresas como na vida pessoal. Seria muito bom se o mundo começasse a levar essas técnicas a sério em suas vidas.

Para quem ainda não conhece essa técnica abaixo seguem os conceitos de todas as táticas do programa 5S.

Seiri: Senso de utilização. É a pratica de verificar todas as ferramentas, materiais e etc. na área de trabalho. Devem-se manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado.

Seiton: Senso de ordenação. É a necessidade de um espaço organizado. Refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados.

Seisō: Senso de limpeza. É a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. Foi exatamente o que aconteceu no jogo da copa.

Seiketsu: Senso de Normalização. Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma.

Shitsuke: Senso de autodisciplina ou hábito, costume. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.

Gostou dos 5S? Que tal além de aplicar na organização seguir o grande exemplo da torcida japonesa e aplicar os 5S na sua vida?

18 de junho de 2014

O que levar em conta antes de abrir uma franquia?

Com as inúmeras opções de franquias, é natural que o profissional que deseja ter o próprio negócio tenha dúvidas de qual marca escolher. A importância de responder corretamente esta questão é mais importante do que muitos acreditam e pode, caso a opção seja errônea e afete o desempenho da empresa, colocar a carreira do empreendedor em risco.

Após um eventual fracasso, muitos profissionais se desestimulam do sonho de trabalhar em um negócio próprio e decidem voltar para as carreiras que construíram por anos em setores privados. A segurança de voltar a ser assalariado, para alguns, é o que acentua este retorno à vida corporativa.

Algumas preciosas questões podem ajudar o empreendedor a evitar que o investimento seja em vão, ou, ainda, em um setor que não esteja de acordo com seu perfil profissional:

1. Qual o negócio que cabe no meu bolso e quais marcas possuem potencial de crescimento no atual momento?
2. Qual o segmento que poderá se adequar melhor ao meu estilo de profissional e às minhas expectativas?
3. Quais as perguntas que devo fazer para conhecer as barreiras, os riscos e as armadilhas das oportunidades oferecidas?
4. Como me qualificar e quais cursos fazer para potencializar os resultados da franquia que desejo investir?
5. Sou novo no empreendedorismo, então, com quem poderei contar - além da franqueadora - para me ajudar a fazer um plano de negócios ou um planejamento detalhado?

Entre as inúmeras opções existentes para se investir, muitos empreendedores acabam ficando em ‘cima do muro’ e inseguros no momento de comprometer-se com uma rede. A orientação profissional pode colaborar significativamente, direcionando esses profissionais para a melhor alternativa, visto que cada perfil necessita de uma análise minuciosa e diferenciada.

Para ampliar as chances de sucesso é fundamental que o empreendedor tenha um norte e direcione da melhor maneira os investimentos. Oportunidades que até então parecem viáveis, algumas vezes, são as primeiras a serem descartadas.

16 de junho de 2014

Impostos que as empresas devem pagar

O empreendedor que sonha em ter seu negócio precisa ter noção de tudo o que envolve uma empresa. E não basta apenas ter bons fornecedores, ir atrás dos clientes e contratar mão de obra. É fundamental saber a importância que a gestão fiscal e contábil têm. Um planejamento ruim nessas áreas pode afundar um negócio. Existem no país, para empresas, 59 tributos, entre taxas, tarifas e contribuições, além de 93 obrigações acessórias. Conheça alguns impostos que são comuns a empresas de praticamente todos os setores e seus finalidades:

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

São os que incidem sobre faturamento mensal da empresa. O valor da alíquota equivale a 3% para empresas tributadas com base no lucro presumido, 7,6% para lucro real e 4% para instituições financeiras e assemelhadas.

Contribuição sobre lucro líquido (CSLL)

Esta contribuição serve para pessoas jurídicas que optaram pelo lucro presumido, no qual a base de cálculo corresponde a 12% ou 32% da receita bruta da venda de bens e serviços. Já Para as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real e o lucro contábil, a alíquota é de 9%.

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)

Quando falamos de imposto de renda de pessoa jurídica, temos como base o lucro real, no qual a base de cálculo é  realizada pelo lucro contábil ou presumido. A base de cálculo corresponde a um percentual aplicável sobre a receita bruta.

Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS)

Já o INSS diferentemente dos outros tributos acima, está relacionado à folha de pagamentos. A alíquota da empresa fica entre 20% ou 15%, dependendo de cada situação.

Programa de Integração Social (PIS)

É referente ao faturamento mensal da empresa. Alíquota de 0,65% para as empresas tributadas com base no lucro presumido e 1,65% para as empresas tributadas com base no lucro real. As entidades sem fins lucrativos contribuem com 1% sobre a folha de pagamento.

Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS)

Operações relativas à circulação de mercadorias e dos serviços de transporte intermunicipal, interestadual e de telecomunicações, tendo em vista a alíquota geral em 18%.

Vale ressaltar que as arrecadações de tributos pertencem a órgãos federais e estaduais, recolhidos anualmente.

13 de junho de 2014

Você sabe impressionar profissionalmente?

Do ponto de vista do sucesso profissional, há duas lições importantes que podemos extrair de tudo isso. A primeira é: a intuição é uma ferramenta importantíssima. Quanto mais apurada ela for, mais bem-sucedidos seremos. Tornar a intuição mais aguçada equivale a confiar mais em si mesmo, a ouvir sua voz interior, que o conecta a seus instintos mais profundos.

A segunda lição nos ensina que as primeiras impressões podem estar erradas, mas elas deixam sua marca, mesmo assim. Portanto, não perca tempo tentando provar a uma pessoa que ela se enganou a seu respeito. Em vez disso, preocupe-se em causar uma boa impressão desde o início.

Poucas coisas são mais difíceis e desgastantes do que tentar convencer alguém de que a primeira impressão dela a seu respeito estava errada. E há um bom motivo para isso. Diversos estudos indicam que as impressões iniciais são muito mais poderosas do que poderíamos imaginar, pois estão ligadas a um mecanismo de defesa e proteção que o ser humano desenvolveu para que pudesse sobreviver como espécie.

Assim, em vez de tentar lutar contra isso, uma pessoa orientada para o sucesso preocupa-se em causar uma boa impressão logo de cara. Mesmo porque, às vezes, essa impressão inicial que alguém registra a seu respeito pode ser sua única chance. Como você poderia convencer um funcionário de recursos humanos – que, por algum motivo, teve uma impressão desfavorável a seu respeito durante uma entrevista para emprego – de que ele está errado e que você é a pessoa certa para o cargo? Ou como convencer um investidor que não simpatizou com você de que o seu projeto é excelente?

9 de junho de 2014

Aplicativos criados para a Copa do Mundo

Clima de tensão no ar. Falta pouco para o início da Copa do Mundo no Brasil. Todos nós sabemos que a competição movimenta os negócios e isso vai além do que imaginamos. Até aplicativos estão sendo desenvolvidos para facilitar questões relacionadas ao mundial. Confira: 

Melhores caminhos

O Banco Volkswagen lançou o Smart Traffic, aplicativo para smartphones que vai indicar os melhores caminhos e facilitar a vida dos usuários que trafegam por regiões movimentadas ou desconhecidas. Com download gratuito, que poderá ser feito pela Apple Store, Play Store e por meio de um atalho no site do Banco, o programa opera nos sistemas IOS e Android.

Aproveitando o grande fluxo de turistas que virão para a Copa do Mundo, um dos principais diferenciais da ferramenta é apontar a localização de todos os estádios que sediarão jogos do mundial, sugerindo as melhores rotas até eles. Por isso, foi desenvolvido em três idiomas (português, inglês e espanhol), e está disponível também no Reino Unido e no México, para que os torcedores locais já se preparem, antes mesmo de desembarcar no país.

Fuja de crimes, acidentes e manifestações

Preocupados com questões relativas à segurança pública, os empreendedores Josué Alencar e Efrem Filho lançaram o Liga, aplicativo que funciona não apenas para reportar ocorrências de criminalidade, mas também como uma rede social em que é possível saber se amigos e familiares estão correndo algum tipo de risco. Criadores apostam na ferramenta como aliada dos torcedores durante a Copa.

O aplicativo é colaborativo. O cidadão tem muito a contribuir para a melhoria da sua sociedade e com total poder, pois, ele faz parte da sociedade e está envolvido diretamente com a mesma. No Liga há a possibilidade de reportar e anexar fotos da ocorrência apenas no momento em que o fato está ocorrendo. Temos uma experiência de usuário diferente, cujo caráter colaborativo enriquecerá e tornará todas as informações relevantes.

4 de junho de 2014

É a SUA hora de crescer na carreira

Você é capaz de construir algo grande, relevante e que impacte multidões. Não aceite ser enquadrado como um a mais na multidão, um número dentro da estatística ou uma peça sem individualidade dentro da coletividade. Não permita que troquem seu protagonismo por vitimismos ou coitadismos.

Você não precisa de QI, de “paitrocínio” e sequer do Estado para cumprir sua missão em sua existência e tornar-se respeitado, contrariando a lógica a fim de provar que sim, é possível.

Se alguém disser que é fácil conseguir esta façanha, está mentindo. Mas se alguém afirmar que é impossível, é um ladrão de sonhos. A certeza de que é possível basta pra quem está verdadeiramente decidido a fazer história.

Você é resultado daquilo que acredita e adotou como sua filosofia de vida. Ou você assume o controle de sua história ou será manipulado por oportunistas, obcecados por controlá-lo.

Desse jeito, não vai realizar o que sonhou e vai passar a vida esperando por promessas não cumpridas daqueles que somente estão interessados em se perpetuar no poder.

Pare de esperar. Faça sua história acontecer. É com você e mais ninguém!

2 de junho de 2014

Como montar um planejamento para abrir uma empresa

Um bom planejamento é uma das ações mais importantes para garantir a estabilidade financeira do negócio. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a falta de planejamento e desconhecimento do mercado são os principais fatores para falência ou estagnação de 41,64% das micro e pequenas empresas.

A falta de planejamento influencia e muito nesses números. As empresas estão se interessando por planejamento, mas ainda não é absoluto. Em muitos casos, falta profundidade. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), 62,6% dos empresários entrevistados revelam que fazem planejamento estratégico. 1.163 empresas responderam as perguntas.

Veja abaixo dicas para montar um planejamento eficaz:

1. Estude o mercado para saber onde está se colocando. 

2. Faça três previsões para o futuro de sua empresa: uma otimista, uma realista e uma pessimista. Planeje maneiras de modificar estas situações. 

3. Desenvolva um plano de negócios, isto proporciona uma reflexão sobre a empresa. 

4. Revise seu planejamento constantemente para ver se está funcionando da maneira como pensou. 

5. Lembre-se que planejamento é uma linha mestre, mas não é o dono da verdade. Planejamento tem que ter flexibilidade, se adapte às situações inesperadas.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons