29 de agosto de 2014

Conheça o Modelo Canvas de gestão empresarial

Certamente você já ouviu falar de “Canvas”, mas, provavelmente, no contexto Modelo de Negócio, como criado e promovido como inovação pelo suíço Alexander Osterwalder, sob o nome Business Model Generation – BMG (Criação de Modelo de Negócio) – sucesso entre empreendedores e empresas de ponta.

Mas é possível adaptar as lições do Modelo Canvas para auxilixar na gestão do dia-a-dia de uma empresa existente. Um dos maiores problemas para os gestores vem sendo a excessiva ocupação com as operações do dia a dia, ou seja, menos orientada para a gestão executiva – voltada para resultado. Então, por que não facilitar sua carreira gerencial e dar um impulso à inovação na gestão empresarial?

A pergunta aqui não é “Qual é o seu modelo de negócio?” e sim: “Qual é o seu modelo de Gestão?”

Nesse caso, enfocar a inovação de produtos não basta mais. Se você olhar apenas o produto do concorrente, mais cedo ou mais tarde , você será igual a ele. Organizações bem sucedidas costumam desafiar a competitividade da sua gestão empresarial. A ferramenta Modelo de Gestão – Canvas facilita desenhar, criar, avaliar ou revisar Modelos de Gestão, de forma sistemática.

O CANVAS pode ser utilizado em qualquer empreendimento, em qualquer segmento, de qualquer porte. Conheça alguns dos benefícios:

- Permite uma visão completa do que a organização deve e pode fazer;

- Estimula a equipe a remar na mesma direção: otimizar a competitividade da gestão para atrair e reter os stakeholders;

- Visualiza a organização lógica de ideias e soluções;

- Inspira e instiga na hora de envolver todos;

- É prático, colaborativo e lúdico (conceito do LEGO);

- Possibilita a unificação de entendimento e linguagem;

- Leva a resultados de impacto.

Sugiro um processo de (apenas) 6 passos para alinhar os elementos chave da gestão empresarial, a saber: Objetivo – Estratégia – Prioridades – Pessoas – Organização – Monitoramento: as seis “vigas” do seu Modelo de Gestão Empresarial.

O que fazer então para montar o seu Modelo de Gestão Empresarial – Canvas?

1 - Imprimir o quadro Canvas padrão, pré-formatado, contendo os seis blocos e seus elementos do modelo de negócios, em tamanho A 1, e fixá-lo na parede.
2 - Arrumar bloquinhos de post-its (76 mm x 102 mm) nas cores amarelo, verde, azul, rosa, e canetas.
3 – Convidar a equipe para o trabalho.
4 – Desenhar o seu Modelo de Gestão Empresarial, preenchendo, dentro da sua realidade, as seis vigas e os respectivos elementos no quadro CANVAS; para isso o grupo discute ideias e preenche os elementos em post-its com os respectivos consensos.
5 - Priorizar cada elemento conforme o peso que você atribui a cada um deles.
6 - Conectar os elementos de maior peso para indicar o caminho crítico da sua gestão empresarial.

No final de um período, a ser definido por você ou pela equipe, torna-se fácil realizar uma avaliação de desempenho, marcando os itens do caminho crítico conforme o resultado, usando as cores de um “semáforo”: “alarmante” em vermelho, “crítico” em amarelo, “tudo bem” em verde.

Assim, você acaba de identificar os itens que requerem uma ou mais ações corretivas, a serem discutidas com sua equipe. Os elementos marcados em vermelho requerem uma ou mais ações corretivas, a serem discutidas com sua equipe.

22 de agosto de 2014

Gerente de projetos é profissional cada vez mais importante no mercado

Delegar a liderança de um projeto numa empresa para um gerente especializado é uma tendência atual para manter a qualidade. Qualquer atividade que necessite de maior atenção e cuidado ou seja mais complexa pode constituir um projeto. O gerenciamento destes pode servir também como metodologia de gestão num contexto mais geral.

Pode ser entendido também como um conjunto de eventos e atividades relacionadas, que se iniciam em um momento determinado previamente, encerrando em outro momento definido anteriormente, quando se tenham completado de forma bem-sucedida as metas planejadas. O gerente de projetos é, então, a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos determinados.

O profissional é responsável pelo atendimento de necessidades: de tarefas, da equipe e individuais. É dever dele também definir, planejar, desenvolver e controlar projetos, atendendo aos requisitos de custos, prazos, qualidade e especificações estabelecidas pelas empresas. Para que um projeto seja bem montado e executado, é preciso que o responsável leve em consideração: o tempo estimado, o custo previsto, um bom nível de aceitação do cliente, as regras, procedimentos da organização e os aspectos culturais.

É importante estar antenado e seguir essa tendência de mercado. O objetivo com isso é que os projetos se tornem cada vez mais assertivos e completos.

18 de agosto de 2014

Sugestão de aplicativo: Ferramentas do Movimento Empreenda

O blog do Rui está de volta!
Após um período em "standy by" voltamos à divulgar notícias e conteúdos relevantes no mundo dos negócios. Para voltar à ativa, sugiro um novo aplicativo lançado pelo Movimento Empreenda e pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O app Ferramentas do Movimento Empreenda tem um "Funil de ideias" para um novo negócio, que permite tanto anotar as boas ideias que surgem em qualquer lugar, quanto as mais elaboradas.

A segunda ferramenta do app é a tradicional Business Model Canvas, que permite fazer um plano de negócios simplificado e direto, para avaliar a viabilidade de uma ideia. Além delas, os empreendedores também poderão usar a Análise SWOT, para apontar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças ao negócio.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android, para smartphones e tablets. Vale a pena conferir!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons