24 de fevereiro de 2014

Deseja criar uma startup?

Startup já virou sinônimo de negócio lucrativo. Entretanto, ingressar neste modelo de empreendimento requer mais do que ter uma ideia brilhante na cabeça. Para levar o projeto adiante é importante ter afinidade com a inovação, persistência e muito conhecimento técnico acerca da atividade que se pretende desenvolver e do setor em que se deseja atuar. Além disso, fazer contato com investidores também é outro passo fundamental. Afinal, acreditar na própria ideia é fácil, o desafio é convencer outra pessoa de que seu negócio é algo realmente significativo, com poder de transformar a vida das pessoas. Confira algumas dicas para se dar bem nesse tipo de negócio: 

1. Antes de tirar o negócio do papel verifique se a ideia original se encaixa nas premissas de uma startup. Esteja aberto a ouvir opiniões, pesquisar o mercado e suas necessidades, identificar o público em potencial e a concorrência. Conversar com quem conhece o mercado e extrair o máximo de informações é fundamental para identificar a oportunidade real do seu negócio.

2. Estude, pesquise, investigue. Adquirir conhecimento sobre administração, finanças, marketing e demais assuntos pertinentes ao mundo do empreendedorismo é essencial para a abertura e gestão do negócio. Além disso, trocar vivência com outros empreendedores, fazer cursos ou buscar informações nas redes sociais é mais uma forma de ganhar conhecimento e ampliar o seu negócio.

3. Invista em networking. Se você está seguro que sua rede de contatos criará ambientes de geração de negócios e ajudará a ativar sua startup, vá em frente e aposte no negócio.

4. Fique atento aos principais cuidados jurídicos básicos, entre eles, a abertura formal da empresa, o registro da marca, dos produtos e dos serviços que serão oferecidos pela startup. É importante ressaltar que qualquer alteração contratual na empresa deve ser informada e atualizada junto às autoridades competentes.

5. Mantenha-se antenado e com foco na inovação. Em um ambiente tão competitivo como o mundo dos negócios, ter diferencial e criatividade são fatores que podem definir quão longe sua empresa pode chegar.

14 de fevereiro de 2014

Como lidar com feedback negativo no trabalho e aproveitá-lo para crescer na carreira

A crítica é uma parte inevitável da vida no trabalho e você não deve tentar evitá-la. "Receber feedback negativo nunca é fácil, não importa em que fase da sua carreira, você esteja", afirma a especialista Rebecca Thorman. "É natural ficar na defensiva ou chateado. Mas a verdade é que receber feedback negativo é uma oportunidade incrível para mostrar a sua capacidade de aprendizado e crescimento.”

"Um dos maiores problemas que vejo entre os funcionários, especialmente os mais jovens, é levar o feedback negativo como um ataque pessoal", diz Eva Tahmincioglu, diretora de comunicação de um institute voltado à carreiras.

Tina Nicolai, coach de carreira executiva, diz que já viu de tudo quando se trata de reações a um feedback negativo. "Raiva, negação, culpa, argumentação, para citar alguns", diz ela. "Isso depende muito dos níveis de confiança e comunicação com o supervisor, e da cultura da empresa em relação à forma que o feedback negativo é percebido."

Ela afirma que a melhor maneira de lidar com uma resposta negativa é fazer algumas perguntas básicas e mostrar que você está interessado em resolver o problema. "Tente manter a calma e o foco quando receber alguma crítica", aconselha Tina.

Alexander Kjerulf, autor e palestrante internacional sobre a felicidade no trabalho, concorda. Ele diz que a melhor maneira de receber feedback negativo é ouvir e realmente compreender o que está sendo dito. "Não fique na defensiva, nem comece a dar desculpas. Em vez disso, diga o que você aprendeu e o que vai fazer de diferente a partir de então."

Fonte: Forbes Brasil

7 de fevereiro de 2014

Marcas de luxo apostam no engajamento do Instagram

A empresa L2ThinkTank divulgou um relatório que aponta as preferências de 249 marcas de luxo. Os resultados apontaram que a rede social Instagram é a preferida das marcas, com presença de 93% das analisadas, com um crescimento de 30 pontos percentuais em relação a 2013.

A preferência das marcas não se dá por acaso: o Instagram foi a rede social que mais cresceu no último ano, aumentando 66% de sua base de usuários. Para chegar aos 150 milhões de usuários ativos, a rede levou metade do tempo do Twitter e dois anos a menos que o Facebook. “Instagram apresentou muito mais aceleração que qualquer outra plataforma em 2013 e registrou um crescimento muito forte de ano para ano entre os aplicativos móveis", diz o fundador da L2, Scott Galloway, no texto do relatório.

O nível de engajamento das postagens do Instagram conseguem ser 15 vezes maior do que os do Facebook, já que o mecanismo de interação com a marca é mais rápido e simples.

A frequência de uso da rede social é um dos fatores que impulsionam a presença das grandes marcas no aplicativo. Usuários dos Instagram gastam 275 minutos por mês em média na rede social e 57% dos usuários interage com a plataforma diariamente, sendo que 35% mais de uma vez ao dia. Além disso, as empresas também estão de olho no público alvo: segundo o relatório da L2, 16% dos usuários são adultos com renda anual maior do que 200 mil reais.

5 de fevereiro de 2014

Cultura emocional nas empresas

Você já ouviu falar em cultura emocional empresarial? A importância de uma cultura corporativa é conhecida no mundo dos negócios. Grandes empresas como o Facebook e o Google, por exemplo, desenvolveram ambientes específicos para o tipo de funcionários que contratam, no sentido de mantê-los felizes e motivados em ir trabalhar. Brinquedos e mesas de pingue-pongue, porém, não são suficientes para manter funcionários felizes e fazê-los sentir valorizados. E este tipo de abordagem não é a única para alcançar tal objetivo.

O ambiente e a empresa não são tudo, pois se fossem, as pessoas não se sairiam do Google, por exemplo. É preciso que haja um relacionamento com os colegas e gerentes. Criar uma cultura de cuidado e valorização implica em personalizar um pouco da vida profissional e cultivar relações amistosas e até de afeto entre as pessoas que fazem uma empresa.


1. Tudo começa com o CEO

Muito da cultura emocional de um local tem a ver com aquela que é transmitida pelos gerentes, e cai sob sua responsabilidade. Se um gerente demonstra não se importar, isto contagia os funcionários; é preciso lembrar, porém, que a postura do gerente na maioria das vezes é um reflexo de quem está acima dele. Para criar uma atmosfera de valorização, portanto, a iniciativa deve partir do CEO.

2. Estabeleça expectativas claras

Funcionários querem ser cuidados, mas precisam lembrar que relações de trabalho, como todas as outras, funcionam na base da reciprocidade. Gerentes precisam expressar o que esperam dos funcionários, e vice e versa. Se os objetivos e expectativas ficam claramente estabelecidos, se torna mais fácil cumprí-los, contribuindo para a satisfação dos dois lados.

3. Esteja disponível

Gerentes precisam estar disponíveis para seus funcionários em todo o tempo. Se você espera dedicação das pessoas que trabalham para você, então deve demonstrar o mesmo comportamento. Não é necessário atender ligações em todas as horas, mas é preciso ser responsivo. Recompensar esforços extras e valorizar um funcionário quando perceber que ele foi além, é uma maneira de cultivar o cuidado.

4. Construa relações fora do ambiente de trabalho

É tentador separar completamente vida profissional de vida pessoal, mas se não formos além das horas de trabalho, a confiança não evolui. É necessário passar tempo com funcionários ou colegas fora do ambiente corporativo porque através dos momentos de descontração e lazer é que o relacionamento se tornará mais profundo.

Ele também fala sobre escolher atividades que construam espírito de equipe, e que sejam divertidas e agradáveis para os funcionários, e não necessariamente para o empregador. Pesquisar e tentar perceber o que agrada quem trabalha pra você será fundamental neste quesito.

5. Seja atencioso com a vida pessoal dos funcionários

A lealdade dos funcionários a uma empresa será mais fortemente conquistada quando existe atenção com relação à sua vida pessoal. Colegas e gerentes que sabem dos momentos importantes uns dos outros vivem algo mais parecido com uma amizade do que com uma relação estritamente de trabalho. Pequenos gestos fazem a diferença: mandar flores quando houver uma morte na família, oferecer dias de folga extra se o funcionário estiver passando por um divórcio ou fazer algo para marcar o aniversário de alguém são práticas recomendadas para criar e cultivar uma cultura emocional saudável.

3 de fevereiro de 2014

8 dicas para aproveitar uma avaliação negativa

Aceitar e encarar de frente

Aceite a avaliação e faça qualquer mudança necessária. “Faça uma lista com tudo o que o chefe passou”, aconselha Tina. “Na frente de cada item negativo, acrescente ao menos uma solução. Esse será seu guia de planejamento. Isto é, planeje seu trabalho e trabalhe em seu plano”, completa.

Durante o processo você deve estar atento para melhorar em cada atributo e na aquisição de novos conhecimentos. Isso é um planejamento de futuro e assim será mais fácil de ver que sua carreira está evoluindo.

Não leve para o pessoal

Não aja com a emoção nos momentos em que estiver recebendo uma bronca ou apenas uma avaliação negativa. Isto significa não tirar suas próprias conclusões diante de um problema e, principalmente, não bater boca com seu superior nestes momentos delicados.

“Lembre-se de que eles não estão criticando seu trabalho por prazer. Na maioria das vezes estão tentando melhorá-lo como profissional”, diz Kjerulf. “Nunca leve um feedback ruim como uma crítica a você como pessoa.”

Use a avaliação para esclarecer suas expectativas e objetivos profissionais

“Seja proativo na compreensão de seu papel”, sugere Rebecca. “Talvez você não entendeu completamente o que era esperado de ti antes. Agora que o fez, molde seu trabalho de acordo com as novas exigências”, completa a especialista.

Trate o feedback como uma oportunidade


“O trabalho de seus superiores é de ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente, enquanto o seu é de trazer resultados a eles”, afirma Rebecca. “Essa é uma oportunidade única de aprofundar a relação entre você e eles.”

Agende reuniões regulares para discutir seu progresso e objetivos e tente captar o máximo de conhecimento de seu chefe, pois ele não está lá por nada. Procure saber o que ele mais valoriza em um funcionário.

Procure um colega experiente para conversar sobre o caso


Se não consegue achar um caminho no labirinto que o feedback negativo de repente te colocou, procure o apoio de colegas mais experientes. Eles provavelmente já passaram por isso e vão saber ajudá-lo nesse caso.

Dê um tempo para refletir

Talvez seu chefe tenha mencionado apenas um ponto negativo, e nem todo mundo é perfeito mesmo. Ainda assim, pode ser que existam mais outras falhas em seu trabalho e prevenir é sempre melhor do que remediar. Reflita de maneira geral em seu papel na empresa, sem deixar a auto-estima cair

Mostre ao chefe que você está pronto para mudar

Segundo Amy, nada agrada mais o chefe do que um funcionário que usa sua avaliação negativa para subir dentro da empresa. Um feedback ruim pode ser muito interessante para um funcionário despertar aos olhos de seu superior. Seja compreensivo, coopere, questione e mostre como está disposto a mudar ponto a ponto.

Um feedback é a esperança de melhora

Saiba que todo feedback, positivo ou negativo, é feito para se ter um retorno. “É um sinal de que as pessoas querem que você melhore”, afirma Kjerulf. “Seria bem pior se as pessoas vissem que você está fazendo algo errado e simplesmente ignorassem”, completa.

Nem sempre fique chateado com uma bronca ou uma avaliação negativa. Muitas vezes é um bom sinal.

Fonte: Forbes Brasil

 
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