20 de novembro de 2013

Como melhorar a produtividade no trabalho

Fazer mais tarefas em menos tempo e acabar de uma vez por todas com o hábito de estender o expediente até altas horas. A produtividade aumenta quando o profissional consegue administrar melhor o seu tempo e, muitas vezes, ele nem tem noção do que o atrapalha. O autoconhecimento é essencial para reverter o quadro de baixa produtividade. Confira 5 dicas essenciais para ser mais produtivo no trabalho:

1 - Tenha objetivos claros de carreira

Sim, a falta de metas de carreira pode estar contribuindo para a sua baixa produtividade. O ideal é ter metas definidas no curto, médio e longo prazo, ou seja, para 3, 5 e 10 anos. Depois disso, verifique as suas metas de trabalho, aquelas mais ligadas à rotina no escritório.

Com objetivos definidos, você terá como avaliar se as atividades que você está desempenhando estão relacionadas às suas metas de carreira ou de trabalho ou a nenhuma das duas.

2 - Defina prioridades

Não adianta falar de prioridades se a pessoa não tem objetivos. A priorização das atividades e tarefas está intimamente ligada às suas metas definidas.Analise quais atividades vão acelerar o cumprimento dos objetivos. São elas que devem ser colocadas na frente das outras. Saber separar o que é urgente do que é importante e do que não é nem urgente nem importante é fundamental na hora de elaborar a lista de prioridades.

3 - Quais são as “metas meio”?

O objetivo final de um profissional técnico pode ser a promoção para gerente. Mas para isso, ele precisa definir as suas “metas meio”, isto é, o caminho que ele deve percorrer para chegar ao destino.

Quais estratégias existem para conquistar maior produtividade em direção aos seus objetivos? O que as pessoas altamente produtivas fazem? O que irá funcionar melhor para você? Comece respondendo a estas perguntas para estabelecer as suas “metas meio”. Lembre-se de que há uma forte ligação entre elas e seus objetivos finais.

4 - Mude

Há duas formas: ou por um evento intenso que force a mudança ou por meio de repetição e perseverança. Para a mudança ocorrer é necessário empenho e muita repetição. Caso o profissional não consiga sozinho deve procurar alguém que o apoie e o lembre de que ele precisa mudar.

5 - Foco na solução

Surgiu um problema, um imprevisto? Mantenha o foco na solução e não no problema. Pense na solução para melhorar o seu desempenho e aumentar a sua produtividade, em vez de prestar atenção apenas no problema.

13 de novembro de 2013

Educação financeira desde a infância

A educação dos filhos não é uma missão fácil. Envolve atitudes como orientar sobre o que é certo e errado, estabelecer regras de comportamento e convivência e instruir sobre boas maneiras. Entre os ensinamentos, também está a tarefa de explicar à criança o significado e real valor do dinheiro, mostrando a ela como é importante saber administrá-lo corretamente.

Bons exemplos
As crianças ainda não possuem discernimento suficiente para distinguir o que é muito ou pouco dinheiro. Por isso, é necessário explicar o valor de cada objeto de maneira simples para que elas possam compreender a importância de não gastar com coisas supérfluas.

Uma das formas de iniciar essa explicação é sentar-se com a criança e mostrar as diferenças entre cheque, cartão de crédito e débito e quais são os melhores momentos para utilizar cada um desses recursos.

Estratégias para poupar
Incentive as mesadas e saia com seu filho sempre que for comprar algo, mostrando as diferenças entre os preços e o que ele consegue comprar com o dinheiro que recebe todo mês. Se o produto que ele deseja for mais caro que a quantia que tem em mãos, estimule a prática da poupança, deixando claro que, se ele realmente quiser aquele objeto, terá que economizar.

Os pais também podem incentivar os filhos a poupar presenteando-os com cofrinhos, para que guardem o dinheiro que recebem de mesada ou eventualmente, com o objetivo de atingir a quantia necessária para adquirir determinado item.

É válido aconselhar o filho a anotar todas as compras que fizer, com o nome e o custo de cada produto. Esse simples hábito irá ajudar a criança a ter mais controle sobre suas contas e a verificar com quais artigos ela gasta mais dinheiro.

5 de novembro de 2013

Ansiedade: benéfica para a carreira?


Em um local de trabalho, indivíduos das mais variadas personalidades e carreiras profissionais devem conviver diariamente. Sejam calmos, agitados, distraídos ou atenciosos, todos precisam manter uma relação interpessoal agradável com os colegas, de forma a garantir um ambiente harmonioso e propenso ao cumprimento das metas traçadas. Independentemente da forma de agir e pensar, é fundamental saber que o sucesso só é alcançado quando todo o grupo está focado e empenhado na busca de um objetivo em comum.

Exigência por produtividade, cumprimento de prazos e um número exorbitante de obrigações são exemplos de fatores que contribuem e modificam diretamente a maneira de agir dos trabalhadores, mexendo com o psicológico e gerando uma sensação de ansiedade, que é a maneira como a mente reage a situações que podem fugir do controle.

Existem dois tipos de ansiedade profissional: a positiva e a negativa. A primeira colabora para a remoção das barreiras que poderiam impedir o cumprimento de determinada tarefa. Com ela, o funcionário se sente motivado a encarar todos os desafios para alcançar a meta desejada. É essa determinação que faz que as coisas fluam e deem certo.

A segunda funciona de forma contrária, criando dificuldades, já que a pessoa é tomada pela ideia de que ninguém irá colaborar com a atividade. Esse ansioso sofre por antecedência e acha que tudo dará errado. Sem perceber, os indivíduos que agem desse jeito acabam criando um clima tenso e colaborando para a falta de cooperação entre a equipe de trabalho.

Outra diferença entre os dois grupos está no jeito de comemorar as conquistas. Os positivos festejam em conjunto, dividindo todos os méritos. Enquanto isso, os indivíduos do outro grupo permanecem tensos e sofrem sozinhos, mesmo com o bom resultado.

Apesar de tudo, os ansiosos negativos costumam progredir mais na carreira profissional, já que nunca descansam e sempre estão buscando novos desafios. Assim, evoluem e são promovidos mais rapidamente, mesmo pagando o preço de não relaxar e nem se desligar das atividades relacionadas aos negócios.

Não importa o tipo de pessoa que você seja. O primeiro passo para trilhar uma trajetória bem-sucedida é assumir uma postura de responsabilidade diante das tarefas do cotidiano. Independentemente da personalidade, todos podem, de forma igualitária, lutar por objetivos, alcançar metas e, assim, colher frutos, conquistando promoções dentro da corporação e até empregos melhores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons