25 de outubro de 2013

As principais causas de faltas no trabalho

Dores nas costas e articulações, cefaleia, virose, gripe e infecções no trato intestinal. Estas doenças acometem um grande número de pessoas, e, inevitavelmente, geram faltas no trabalho. As ausências, ainda que pontuais, prejudicam o desempenho das empresas e reduzem sua competitividade. Entretanto, há uma série de medidas que podem ser adotadas tanto pela companhia quanto pelo empregado para manter a saúde em dia.

Ai, minha coluna!

Campeão de declarações de licenças médicas, o desconforto nas costas é um mal que atinge praticamente todos os homens e mulheres em algum momento da vida. O problema é motivado, principalmente, pela má postura, estresse e sedentarismo.

Joelho “podre”

A repetição de tarefas corriqueiras de maneira inadequada pode causar sérios danos às articulações. Os joelhos são os principais alvos de lesões, motivadas por sobrecarga ou desgaste. Os vilões são as atividades exaustivas ou esforço intenso.

Tendões machucados


A primeira dorzinha ao movimentar os punhos, mão ou dedos já dá o sinal de alerta. Movimentos repetitivos, como digitar por muito tempo, podem provocar a tendinite – inflamação no tendão. Mas não se apavore: exercícios de fácil execução podem afastar este problema.

Trabalho estressante

Rotina cansativa, cobranças excessivas e sentimentos negativos no ambiente laboral podem não só afetar negativamente carreiras profissionais, como também ser prejudiciais à saúde. Os principais males do dia a dia são estresse, depressão e dores de cabeça. Essas últimas aparecem quando se enfrenta momentos de grande tensão, com o consumo exagerado de cafeína ou após noites mal dormidas.

Para evitar que o emprego lhe “mate”, busque administrar bem o tempo e identificar a raiz do problema para combatê-la com o apoio do seu chefe e colegas.

Primeira solução: alongamentos e porte correto

Praticar atividades físicas e estar atento à posição ao sentar é uma forma de evitar as dores. No ambiente de trabalho, é importante se certificar que os monitores e cadeiras estão ajustados na altura correta, de forma a evitar o “tensionamento” de músculos. Outra boa iniciativa é alongar-se antes de iniciar as tarefas e também durante o expediente.

Mantenha a higiene

O simples ato de lavar as mãos espanta uma série de doenças infecciosas com potencial de causar diarreias, resfriados e até conjuntivite. Mantê-las limpas previne a proliferações de germes.
Alimente-se bem

Uma dieta diversificada, colorida e repleta de nutrientes é fundamental para ter um corpo saudável. A falta de ferro, vitaminas e cálcio interfere no bem-estar e deixa o organismo vulnerável.
Dicas úteis

Para não ter que recorrer ao médico todo mês e apresentar atestados frequentes ao chefe, fique atento aos seguintes conselhos:

- Periodicamente, faça uma autoavaliação dos hábitos diários, refeições e postura;

- Procure estabelecer um clima agradável no emprego, de forma a evitar enfermidades laborais;

- Para que nada atrapalhe sua carreira profissional, submeta-se a check-ups e baterias de exames sempre que necessário.

21 de outubro de 2013

Aplicativos que fazem a diferença nos negócios

Aplicativos para Android, iPhone e iPad que podem ajudar empreendedores e executivos a ser bem sucedidos nos negócios. Muitos são aplicativos de produtividade, mas há também alguns voltados para comunicação, organização e até uso profissional de redes sociais. Confira alguns:

- Elevatr
Grátis, em inglês, para iPhone

Quer montar sua própria empresa e ficar bilionário? O Elevatr pode ser um começo. Esse app de anotações tem foco na elaboração de planos de negócios. Nele, o empreendedor registra ideias, projetos e dados do mercado. As informações sobre cada plano são organizadas em seções, que se dividem em diversos subtópicos. Assim, fica fácil lembrar dos muitos detalhes a serem considerados no projeto.

- Franquias

Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad

Como o nome sugere, o Franquias é um guia de bolso para quem pretende montar uma empresa pelo sistema de franquia. O app lista mais de 500 opções em 18 categorias como alimentação, serviços automotivos, cosméticos e escolas de idiomas. Estão lá marcas conhecidas como Habib’s, Fisk, McDonald’s e Chilli Beans.

Para cada uma delas, o aplicativo informa a taxa de franquia e o investimento necessário, além de fornecer uma descrição sucinta e os contatos do franqueador. O app é útil para ter uma ideia das opções disponíveis. Mas quem for mesmo investir numa franquia vai ter, é claro, de buscar mais informações em outras fonte.

- Evernote
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas

O Evernote é o mais conhecido app para anotações e gerenciamento de informações em smartphones e tablets. Ele tem funções para criar notas, fotografar e digitalizar anotações em papel. Também tem diversos modos de visualização das notas. Como padrão, o app armazena as informações apenas na nuvem. Por 90 reais anuais, pode-se contratar a opção Premium, que permite replicar o conteúdo localmente, para acesso offline.

- Readability
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad

Com o Pocket, o Readability permite guardar textos que você encontra na web para ler depois, mesmo sem acesso à internet. Os textos são apresentados num formato simplificado, sem menus de navegação, o que facilita a leitura. O usuário pode ajustar a fonte de caracteres e outros detalhes. É possível, ainda, compartilhar artigos em redes sociais e rotulá-los para facilitar a localização. Além dos apps, há uma extensão para o navegador Chrome que permite enviar textos para o Readability.

- It's Focus Time!
Em inglês, para Android (grátis), iPhone/iPad (0,99 dólar) e web (grátis)

It's Focus Time! (chamado It's Pomodoro Time! no Android) é um temporizador simples para gerenciar o tempo de trabalho com base na técnica Pomodoro. A ideia é intercalar períodos de 25 minutos de esforço concentrado com pausas de 5 minutos. Segundo os adeptos dessa técnica, as pausas ajudam a evitar cansaço visual e lesões por esforço repetitivo, e também melhoraram o desempenho durante os períodos de foco. Além de marcar o tempo, o app exibe um registro dos períodos trabalhados.

- SkyDrive
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Androide outros

O serviço na nuvem da Microsoft permite armazenar documentos, fotos e outros arquivos e mantê-los sincronizados entre diversos dispositivos. Os arquivos podem ser facimente compartilhados com outras pessoas. O SkyDrive oferece 7 gigabytes de armazenamento gratuito. É uma opção interessante para quem usa Windows 8, Windows Phone ou Office 2013, já que esses produtos da Microsoft têm integração nativa com o SkyDrive.

14 de outubro de 2013

Hábitos prejudiciais a sua carreira

Meo com uma rotina acelerada , é importante priorizar a qualidade de vida e adotar algumas medidas dentro do ambiente de trabalho, evitando que hábitos não saudáveis prejudiquem as carreiras profissionais. Para isso, é interessante observar alguns erros comuns de quem passa a maior parte do tempo no escritório. Pequenas mudanças no dia a dia podem transformar o comportamento humano dentro e fora do ambiente corporativo.

Caso ainda tem dúvidas se adquiriu maus hábitos que podem prejudicar a carreira profissional, preste atenção às dicas a seguir:

Tenha bastante cuidado se você costuma sentar muito próximo ao computador e digitar durante horas em um ambiente com pouca iluminação. Esse hábito traz consequências e o seu corpo pode responder com dores de cabeça, irritação, vermelhidão e sensações de ardor nos olhos, além de tremor involuntário das pálpebras. Nesses casos, é recomendável que sejam feitas pausas durante o expediente. O monitor também deve estar corretamente posicionado, evitando os reflexos diretos da luz.

Se o trabalho exige que você fique muito tempo em pé ou sentado, alguns problemas podem surgir em decorrência disso. Os sintomas mais comuns são varizes, dores nas pernas e problemas vasculares. Para fugir desses riscos, o ideal é fazer pequenas pausas e realizar caminhadas pelo escritório. Assim, você facilitará a circulação do sangue.

Cultive o hábito de beber muita água durante o expediente. Recomenda-se a ingestão de oito a dez copos por dia. Não precisa esperar ter sede, porque ela já é um sinal de desidratação. O líquido é essencial para eliminar as toxinas do corpo e regular a temperatura. As consequências mais comuns de quem não bebe água são disfunções nas partes corporais e sobrecarga renal.

Adotando medidas simples, é possível promover verdadeiras mudanças e garantir um melhor desempenho nas carreiras profissionais e também na vida pessoal. Prestar atenção à rotina dentro do escritório previne o aparecimento de doenças e ajuda na elevação da qualidade de vida em diversos ambientes, inclusive no familiar

11 de outubro de 2013

Vaga de emprego: saiba como escolher um talento


Identificar e contratar talentos que tenham o perfil desejado para determinada vaga não é uma tarefa fácil. A seleção de um bom profissional exige planejamento, habilidade e responsabilidade, pois a escolha correta é determinante para os objetivos traçados e o sucesso de cada negócio. Saber como agir em uma entrevista de emprego também é fundamental.

A pessoa responsável por selecionar novos funcionários deve possuir critérios para organizar esse processo, levando em consideração fatores como comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Cada vez mais as empresas estão de olho em colaboradores que vão além das habilidades técnicas, buscando competências comportamentais e demonstrando bom senso.

Recrutando
A área de recrutamento conta com diversas ferramentas para auxiliar na hora da escolha do funcionário. Recursos on-line, como sites especializados e mídias sociais, anúncios em jornais e revistas, além de um banco de dados são algumas opções para a seleção de pessoal. Apesar das inovações tecnológicas e das redes de relacionamento estarem ajudando bastante na identificação de talentos, a boa e velha entrevista de emprego resistiu e ainda é a preferida para determinar a contratação.

Como entrevistar candidatos
Saber como extrair o máximo de informações úteis sobre os candidatos é essencial. Descrever a vaga, detalhando as atribuições e explicando quais os resultados que se espera alcançar, além de saber visualizar a pessoa como um todo, observando como se veste e se comporta diante da equipe, são algumas dicas. Faça uma lista de perguntas específicas, mas não se esqueça de elaborar questionamentos que exijam respostas mais completas, e não apenas sim ou não.

Avaliando o currículo
É importante analisar todo o currículo do interessado. Atente para questões que queira elucidar, como o pouco tempo passado em uma empresa ou alguma outra função que não ficou muito clara. Por fim, agradeça pela participação do aspirante ao cargo na entrevista e diga o que ele deve esperar da corporação. Quando acabar o processo de seleção, informe o resultado aos candidatos, pois é importante que todos recebam um posicionamento.

Não há espaço para erros na hora de contratar, já que uma escolha equivocada pode gerar prejuízos para o desenvolvimento da empresa. O fator humano é um grande diferencial competitivo no mundo dos negócios. Quando se faz a escolha certa de talentos, as metas e objetivos organizacionais são alcançados com êxito.

Dessa forma, para identificá-los, é importante considerar a maneira como agem durante a entrevista. Fundamental também é seguir algumas dicas para não deixar o funcionário ideal escapar:

• Veja se o candidato aparenta ter engajamento compatível com os objetivos da empresa;

• Analise se ele compreende o contexto da organização;

• Verifique se possui características que se adequam ao emprego;

• Peça ao candidato que discorra sobre situações vivenciadas durante a trajetória profissional;

• Do início ao fim, observe se a pessoa possui habilidades comportamentais adequadas, se senta e fala corretamente.

9 de outubro de 2013

Mais do que clientes, fãs

Você sabe o que uma religião, um time de futebol, um filme e uma marca bem-sucedida têm em comum? Todos sabem contar boas histórias. A religião, por exemplo, independente de qual ela seja, possui seus livros sagrados e os seus rituais. Os times de futebol não são diferentes. Histórias são contadas e recontadas de geração para geração com seus craques, títulos e conquistas.

Converse com um fã de Star Wars ou com um apaixonado pela Apple por 15 minutos sobre esses temas e você vai escutar boas peripécias de como Skywalker ou a maçã mordida conseguiram auxiliar os seus mundos.

Reparou em uma coisa? Todos esses elementos nos dão a sensação de pertencermos a um grupo e nos engajam a segui-los mais. O compartilhamento de histórias, sentimentos e experiências, aliás, está na base da cultura humana e é um elemento condicionado até mesmo por nossa fisiologia.

Na Administração e no próprio dia a dia das empresas e dos profissionais não é diferente. A arte de contar histórias pode ser aplicada para mostrar o posicionamento da marca junto aos consumidores, vender produtos, serviços, ideias e aproximar as pessoas das empresas. No lado profissional, ela pode estar relacionada ao poder de convencimento (e persuasão) em uma negociação, nas apresentações, em uma promoção, na liderança etc.

Claro, não é garantido que uma história conquiste a atenção das pessoas, principalmente se considerarmos o volume de informações diárias – aliás, é nesse contexto que as boas narrativas e a criatividade se sobressaem. O certo é que empresas que sabem contar boas histórias são aquelas que estão na ponta de seus mercados, aquelas que transformaram seus clientes em fãs.

7 de outubro de 2013

O que o mercado busca?


O mercado está cada vez mais competitivo e para alcançar uma boa colocação profissional é preciso oferecer à empresa um diferencial que assegure algum tipo de vantagem competitiva à organização. Ser proativo, ter conhecimento geral sobre o mundo, conhecer novas tecnologias, saber trabalhar em equipe e propor melhorias para a evolução do empreendimento são características essenciais hoje em dia. A criatividade também faz parte de um checklist que pode definir uma vaga de trabalho.

Em algumas profissões, como as ligadas à internet, a criatividade é um diferencial. Exemplo disso são as pessoas que trabalham com marketing digital, como os analistas de redes sociais. Ser criativo numa página do Facebook pode significar destaque na rede e consequentemente vantagem competitiva em relação à concorrência.

Para tornar-se um profissional capaz de atender às exigências do mercado, é necessário mais que o domínio da área de atuação. O indivíduo precisa estar em constante evolução. Isso envolve muita leitura especializada e análise de cases.

O perfil do profissional do futuro descreve um indivíduo capaz de pensar sempre em soluções, independentemente das circunstâncias; de manter o otimismo em meio a uma crise; de motivar a equipe; de comunicar-se de forma clara e objetiva e de propor saídas inovadoras e assertivas.

Quem deseja estimular seu lado criativo, não pode deixar a vida pessoal de lado, pois os momentos de descontração são essenciais para instigar o cérebro a ampliar a percepção da realidade. Também é importante evitar sobrecargas de trabalho e dedicar um tempo para vivenciar coisas novas, visitar exposições, apreciar uma boa música e outras atividades cotidianas.

Empresas com plano de carreira, que oferecem maiores possibilidades de ascensão profissional aos funcionários, buscam colaboradores criativos e flexíveis, capazes de encontrar soluções diferentes para os desafios e de adaptar-se às mudanças inerentes a qualquer organização.

A criatividade pode ser um diferencial importante para quem almeja conquistar uma carreira de sucesso. Aplique as dicas apresentadas e estimule sua mente para pensar de maneira ágil, buscando novas formas de encontrar respostas dentro do ambiente de trabalho.

Mas atenção! Não confunda o profissional criativo com aquele que exagera no desenvolvimento de ideias. Mantenha os pés no chão e evite soluções surreais para um problema. Ofereça alternativas inovadoras, entretanto, não se esqueça de respeitar a realidade da sua empresa e os procedimentos corporativos. Apresentar saídas que não podem ser implantadas pode causar o efeito inverso e não têm serventia para a organização.

4 de outubro de 2013

Quer um aumento?

É imprescindível saber como se deve agir na hora de pedir o aumento salarial, para que não gere tensão ou desgaste na relação entre colaboradores e líderes. Essa é uma ocasião importante, confira algumas dicas de que cuidados tomar e como se portar: 

1. Saiba se a empresa possui plano de carreira e avaliação de desempenho. Se ela tiver uma política de aumentos preestabelecida, é preciso entender como isso funciona para não pedir ajuste antes da hora.
2. Não dê indiretas ou envie mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto. Marque uma reunião formal com seu superior para falar cobre sua condição salarial. 
3. Na hora de solicitar o reajuste, nunca diga que recebeu uma proposta interessante. Nenhuma chefia experiente cai em blefes e você ainda corre o risco de queimar sua imagem.
4. Tenha uma proposta embasada em mente e esteja preparado para a negociação. O ideal é pesquisa em sites especializados e jornais sobre a média salaria vigente para o seu cargo. 
5. Mostre o valor que você tem na empresa, se possível em números, mas não se esqueça que isso só é válido se você superou as expectativas do cargo. Ninguém ganha uma promoção por fazer apenas aquilo para o qual foi contratado. 
6. Mantenha-se calmo e comedido durante o diálogo e prepare-se para eventuais contrapartidas de seu interlocutor. De certa maneira, você está forçando sua chefia a confrontar uma realidade inesperada. 
7. Se a resposta for positiva, agradeça aos seus superiores e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada. Se receber um "não" como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar novamente. 

1 de outubro de 2013

Apple passa Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo

De acordo com o relatório anual divulgado nessa segunda-feira (30) pela Interbrand, a Apple ultrapassou a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo. Em 2013, a marca de refrigerantes caiu para terceiro lugar.

Pela primeira vez desde o início da divulgação do relatório, em 2000, a Coca-Cola não é o primeiro lugar entre as 100 marcas mais valiosas, baseado em critérios que incluem a performance financeira. Em 2011 a empresa de eletrônicos ficou em 8º lugar, e no ano passado já era a vice-líder.

O relatório estima que o valor da marca Apple está em $98.3 bilhões, subindo 28% desde o ano passado, e que a Coca-Cola subiu 2% - chegando ao valor de $79.2 bilhões.

Quando a Coca-Cola conseguiu liderar a lista pelo 13º ano consecutivo, em 2012, um executivo da companhia reconheceu a conquista, mas ressaltou que "nada dura para sempre". Agora, Joseph V. Tripodi, vice presidente executivo e diretor de marketing e comércio, reagiu: "Nós temos visto o valor da tecnologia aumentar enquanto eles criam novas formas de manter as pessoas conectadas virtualmente. Nós entendemos isso, enquanto o poder duradouro de nossa marca é construído através do compartilhamento de uma Coca-Cola com os amigos e família."

"Nós estamos honrados em continuar inclusos entre um grupo de marcas globais tão respeitadas, e nós parabenizamos Apple e Google, ambos valiosos parceiros nossos", conclui Joseph, mencionando o Google, que saltou de 4º lugar em 2012, para 2º.

Para a Coca-Cola, sobrou um prêmio de consolação: ela tem 73,2 milhões de curtidas em sua fan page no Facebook, contra 9,8 milhões da Apple.

 
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