31 de outubro de 2012

Profissional com perfil inovador é essencial? Não!

Olhe para a equipe que você tem a sua volta e pense: quantas pessoas lhe parecem realmente criativas? Poucas? Agora pense nas atividades da empresa as quais você realmente imagina que a criatividade seja uma ferramenta fundamental. Poucas também?

Um dos mitos presentes no mundo corporativo é o de imaginar que a produção criativa depende, necessariamente, da atuação de poucos indivíduos e setores dentro da empresa. Mas, com esforços de líderes e gestores, é possível que pessoas “comuns” formem equipes potencialmente criativas, até mesmo nos setores mais burocráticos e rotineiros. Nem todas as organizações têm 'pessoas criativas' designadas oficialmente para criar, mas com certeza existem indivíduos especialmente criativos e sua contribuição para os grupos não deve ser minimizada. 

Com o aumento da concorrência, a criatividade tem sido vista como a principal ferramenta estratégica para empresas que buscam agregação de valor em seus produtos e serviços. Mas a criatividade deve ser vista apenas como mais uma ferramenta na busca pela inovação, complementada na equipe por estudos,vontade de superar e um estado de insatisfação permanente. 

O ideal é procurar profissionais que têm capacidade criativa e também pessoas comuns, que com dedicação também chegam a resultados excelentes. É necessário mesclar os diferentes tipos de personalidade.

30 de outubro de 2012

Você conhece o real poder de pesquisa do Google?

Todos nós, sem exceção, já usamos o Google hoje para alguma coisa. É mais que um mero site de buscas. O Google é um universo de intenções humanas. E saber usar o Google é saber entender as intenções humanas de compra. Um dos aspectos mais interessantes do Google é que ele pune, de certa forma, quem não sabe usá-lo de forma correta para alavancar negócios. Quando se tem um e-commerce de vinhos, por exemplo, e decido comprar Adwords, a maiorias das pessoas geralmente vai nas palavras óbvias como rótulo, rolha, vinho, taça, safra, uva etc. Já as pessoas que entendem as intenções humanas comprariam palavras como: sedução, romance, namoro, etc. E o Google ainda cobra mais caro de quem escolhe as palavras mais previsíveis.

Mas a maioria das pessoas não clica nos resultados pagos (esses onde compramos palavras-chave). A maioria das pessoas clica nos resultados orgânicos (aqueles não pagos), e as pessoas decidem o clique nas primeiras páginas. Quer colocar teu site na primeira página do Google? O nome desse trabalho de otimizar sites é SEO (do inglês, Search Engine Marketing, algo como Marketing dos Motores de Busca). O que o Google leva em consideração em um site para deixá-lo numa boa colocação em suas buscas? Os critérios são vários. Até o tempo de vida do site (o Google dá preferência a sites mais antigos), além de outras variáveis como: conteúdos relevantes, quantos outros sites direcionam para o seu, usabilidade, acessibilidade do site, entre outros vários aspectos.

Essa é uma ferramenta importante na web atualmente. Se você tem interesse em saber mais sobre o trabalho de SEO, informe-se, não seja passado para trás pelo Google e não pense que vai enganá-lo também. Não se preocupe, existem profissionais especializados nesse trabalho. 

29 de outubro de 2012

Competências de liderança que o coaching ajuda a desenvolver

A solução encontrada para o apagão de talentos, que foi identificado pelos especialistas de RH, é investir em treinamento e desenvolvimento. Atualmente, no Brasil, tanto empresas quanto os próprios profissionais, investem em aperfeiçoamento teórico e prático, desenvolvido por meio de cursos e treinamentos.

De 1970 até os dias de hoje, o processo de coaching vem ganhando destaque no mundo empresarial e hoje em dia é um diferencial para as empresas que utilizam em suas equipes. Saiba como o coaching pode ajudar a desenvolver competências:

1. Conhecer seu próprio perfil e comportamentos, e ficar atento ao impacto que eles provocam na equipe;
2. Contar com técnicas e ferramentas que o ajudarão a expandir sua visão de mundo, solucionar problemas e superar obstáculos, mudar comportamentos improdutivos, desenvolver novas competências
3. Ser ético e íntegro em relação a seus valores;
4. Ser capaz de construir parcerias e influenciar outras pessoas, mesmo sem ter autoridade sobre elas;
5. Possuir competência para entender as necessidades dos colaboradores e dividir a liderança;
6. Ter habilidade para mudar o estilo de liderança, tendo clareza sobre quando e como variar de um estilo de autoridade para um estilo de orientação;
7. Entender melhor o comportamento humano;
8. Motivar seus colaboradores e equipes a melhorar sua performance;
9. Planejar objetivos e metas;
10. Dar feedbacks que promovam resultados;

25 de outubro de 2012

Networking é negócio!

Networking significa “rede de trabalho”. Nesse sentido, investir em networking significa investir na construção de uma rede de relacionamentos profissionais, que visem à construção de parcerias, de projetos em comum, de uma fonte de novos profissionais, dentre outros objetivos. Para que a sua empresa tenha uma rede de contatos profissionais que gerem negócios é preciso estar preparado.

1. Selecione seus potenciais contatos
Em primeiro lugar, é necessária a estruturação e a sistematização de uma base de contatos novos e potenciais, com características detalhadas não somente do perfil (sexo, idade, formação, etc.), mas também dos temas de interesse dessas pessoas, empresas nas quais trabalharam e/ou trabalham atualmente, cargos ocupados e outras informações que possam permitir um mapeamento mais detalhado de quem é quem, e quais os temas que podem interessar a cada grupo de pessoas cadastradas.

2. Faça um mapeamento dos interesses
Faça um trabalho de mapeamento dos principais grupos de pessoas que têm interesses comuns, ou que atuem em um mesmo segmento, por exemplo. Neste caso, os critérios para seleção dos grupos podem variar de acordo com o foco que a empresa tem para divulgar sua marca.

3. Crie uma rotina para entrar em contato
A empresa deve criar uma rotina para contatar as pessoas de sua rede, de forma permanente, bem como com aqueles grupos cujos interesses convergem para a estratégia da empresa. Esta rotina, entretanto, deve considerar um tempo mínimo entre um contato e outro, para evitar o exagero na divulgação de sua proposta, marca ou ideia.

Não exagere na frequência de contatos para uma mesma pessoa ou grupo da rede, pois isso pode gerar um efeito reverso de afastamento dos interesses comuns e não de aproximação entre os participantes do networking.

4. Estabeleça trocas com seus contatos
Por último, a empresa deve sempre considerar a rede de trabalho como um espaço de troca. Ou seja, ao divulgar sua marca sempre tente também oferecer algo em troca para quem foi contatado. Possibilidades de parcerias, divulgação de informações de mercado e trocas de conhecimento são alguns aspectos que podem ser ofertados aos contatos da rede, de forma que eles percebam que a relação existente no networking é de ‘ganha-ganha’.

24 de outubro de 2012

Atenção: você está em um ambiente hipercompetitivo

Os avanços tecnológicos, o fortalecimento da globalização e algumas privatizações de empresas estatais fizeram com que muitas empresas brasileiras enfrentassem processos mais acirrados de disputa de mercado do que estavam acostumadas a atuar nos últimos anos. Sedentas pela conquista de novos nichos de mercado, elas formam o que os especialistas chamam de ambientes hipercompetitivos.

Como há muitos players oferecendo produtos e serviços semelhantes, as organizações têm disputado qualidade e preço, ao contrário do que acontece na competição moderada, em que são levadas a oferecer vantagens competitivas de curto prazo, com o intuito de agregar valor rapidamente ao produto ou serviço.

Ambientes hipercompetitivos são mercados voltados o tempo inteiro para a concorrência e exigem uma grande capacidade de adaptação e gestão de negócios arrojada. Essa realidade tem permeado todo o mercado brasileiro, tanto em negociações B2C (o comércio voltado ao consumidor) quanto em negociações B2B (negociações entre empresas).

E a sua empresa, está preparada para o ambiente hipercompetitivo? Analise as necessidades da empresa e da sociedade e busque se adequar ao máximo para não ficar para trás. Boa sorte!

23 de outubro de 2012

Novidades Apple: Lançamento do iPad mini acontece hoje

Como costuma acontecer em dias de lançamentos da Apple, a loja online da empresa já saiu do ar em diversos países, incluindo Brasil e EUA. Ao acessar o site da Apple Store, o usuário encontra uma mensagem em vários idiomas, como inglês, português e japonês, dizendo: “Voltaremos em breve. Estamos atualizando a Apple Store e já estaremos de volta”.

O evento especial da Apple para a imprensa, em que deve ser apresentado o iPad mini, começa às 15h (horário de Brasília para todos os estados que participam do horário de verão). É esperado que a nova versão do tablet tenha tela com tamanho entre 7 e 8 polegadas, além de preço de entrada menor, entre 250 dólares e 300 dólares, para concorrer diretamente com rivais como Google Nexus 7 e Amazon Kindle Fire HD, ambos com 7 polegadas e na faixa dos 200 dólares.

Quer saber mais sobre o iPad mini? Aguarde o lançamento. Logo teremos mais informações!

22 de outubro de 2012

As marcas mais valiosas do mundo

Você sabia que a Coca-Cola é a marca mais valiosa do mundo? Em seguida, a Apple e a IBM estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A Apple obteve uma valorização de 129% no valor de sua marca do ano passado para cá, desbancando a IBM da 2ª posição entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a consultoria de branding Interbrand. 

O estudo foi divulgado no início de outubro e mostra que a Coca-Cola continua na liderança pelo 13º ano seguido. Valendo 77,839 bilhões de dólares, a marca fica apenas um pouco à frente da Apple, que neste ano apresentou um valor de marca de 76,568 bilhões de dólares. A marca criada por Steve Jobs já havia demonstrado uma valorização de nove posições no ano passado, quando ocupou o 8º lugar, valendo 33, 492 bilhões de dólares. Em 2010 a marca ocupava a 17º posição.

Outra movimentação significativa foi a do Facebook, que entrou para o top 100 no 69º lugar, e a do Google, que mantém a 4ª posição depois de ter um aumento de 26% no valor da marca no ano passado, deixando a rival Microsoft em 5º. Assim como no ano passado, nenhuma marca brasileira está presente no ranking. 

Veja a lista das 20 marcas mais valiosas, divulgada pela Revista Exame:




18 de outubro de 2012

Conhece a sigla EFM?

Manter a estratégia das empresas atualizada em tempo real. Este é o objetivo do EFM, sigla para Enterprise Feedback Management, ou sistema de Gestão de Feedback Empresarial. A solução passa por todos os processos de tomada de decisão de compra – inclusive os de desistência – para oferecer aos executivos informações que ainda não se tornaram obsoletas e que podem contribuir para os resultados do negócio.

Ao contrário das pesquisas tradicionais, que analisam números e experiências passadas, o EFM registra o cenário atual e de forma instantânea para maximizar os lucros de empresas como Tam, Oi e Cultura Inglesa, que já utilizam a ferramenta. 

O objetivo do método é antecipar e interferir para melhorar o desempenho das empresas. Para isso, a ferramenta atua na fonte dos processos que geram resultado financeiro: a constante interação entre as pessoas. A ideia é diminuir a distância que faz com que os conhecimentos e informações adquiridos diariamente não cheguem aos responsáveis pela estratégia.

O resultado das empresas é um somatório dos resultados individuais de cada profissional, que passa pelo ciclo de receber um estímulo, pensar e agir. Por isso, a importância de atuar tão próximo das equipes de venda para melhorar o desempenho do negócio como um todo.

17 de outubro de 2012

Google TV começou a ser vendida nesta semana

Nesta semana começou a pré-venda do Internet Player Sony (NSZ-GS7), que da acesso a todo o conteúdo da plataforma da Google TV no Brasil. O dispositivo permite ao usuário acessar uma ilimitada quantidade de conteúdos e aplicativos powered by Google por meio do seu televisor. Segundo a Sony, a partir do dia 11 de novembro, os consumidores encontrarão o aparelho nas principais lojas brasileiras ou no site www.sony.com.br/store.

Para utilização de todos os recursos do Sony Internet Player com a Google TV é preciso ter uma TV com HDMI, conexão de internet (wi-fi ou via cabo) com velocidade mínima de 2,25 Mbps. O Internet Player Sony (NSZ-GS7) chega às lojas em novembro com preço sugerido de R$ 899.

Dentre as principais funções, destaca-se o uso do Google Play Store, onde os consumidores poderão baixar aplicativos feitos exclusivamente para o Google TV. Controle remoto universal com dois lados – na parte da frente como touch pad e atrás um teclado laminado, que pode ser usado para digitar e navegar na web. O controle também possui sensor de movimentos para jogar games.

Ainda é possível conectar o celular ou tablet como controle remoto do dispositivo na TV. Para isso é preciso utilizar o aplicativo Media Remoto disponível para Android e iPhone.

10 de outubro de 2012

Inteligência emocional: essencial para profissionais

Seja como funcionário ou como chefe muitos profissionais se perguntam porquê acabam não apresentando o mesmo desempenho que possuíam antes de serem promovidos a posições de gestão.

Um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, com 1.200 profissionais em níveis gerenciais de empresas brasileiras, mostrou que grande parte daqueles que ocupam cargos de liderança, apesar de reconhecidos por sua inteligência cognitiva, são vulneráveis emocionalmente, de modo incompatível com os cargos que assumem. 

Na verdade, as competências incluem não apenas aspectos cognitivos, como a capacidade de gerar resultados, mas também aspectos emocionais, como a capacidade de relacionamento. Se um líder consegue reconhecer o que lhe causa raiva, por exemplo, conseguirá administrar esta emoção e, de forma racional, controlar suas ações. Ter habilidades para reconhecer emoções em si e nos outros e saber monitorá-las é o que define a inteligência emocional.

9 de outubro de 2012

Mulheres se interessam mais por franquias

No segundo trimestre deste ano, as mulheres superaram os homens em interesse de compra de franquia. Diferente dos primeiros três meses de 2012, em que o número de homens chegou a 61% do total, neste período, mais de 58% dos interessados foram do sexo feminino.

Os dados fazem parte da pesquisa da Franchise Store, que ainda revela que os interessados com menos de 30 anos vem crescendo, representando a maior parte dos que procuram abrir uma franquia atualmente, com 47%. Os empresários entre 31 e 40 anos aparecem em seguida, representando 35% do total.

A pesquisa ainda aponta que 26% dos empresários procuram franquias com investimento inicial de R$ 10 mil a R$ 50 mil, seguidas por redes de R$ 50 mil a 250 mil, com 25%, e de até R$ 10 mil, 11%. Já entre os segmentos que mais tiveram procura de abril a junho foram de alimentação, com 32,5%, saúde e beleza, 13,5%, acessórios pessoais e calçados, 7,7% e vestuário, com 7%.

O interesse das mulheres por franquias se deve, em grande parte, a segurança desse negócio. Como a franquia já tem um plano de negócios estruturado e muitas vezes já é uma marca conhecida pelos consumidores, as chances de ter estabilidade são maiores. 

Conheça as marcas que ganharam como as Melhores Franquias do Brasil em 2012:

1º Vestuário, calçados e acessórios: Hering Store 
2º Alimentação: Griletto 
3º Cafeteria e Confeitaria: Megamatte 
4º Casa, Decoração e Presentes: Multicoisas 
5º Cosméticos, Perfumaria e Farmácia: O Boticário 
6º Ensino de Idiomas: Fisk 
7º Lazer: Livraria Nobel 
8º Saúde e Bem-estar: Sorridents 
9º Serviços de Limpeza e Conservação: 5àSec 
10º Serviços gerais: iGUi 
11º Treinamento e cursos: Cebrac 
12º Veículos: Localiza Rent a Car 
13º Emergente: On Byte 
14º Microfranquia: Kumon

8 de outubro de 2012

O que vem com a Copa do Mundo em 2014...

Sediar a Copa do Mundo de Futebol não é só abrigar o evento mais importante do esporte mais popular do mundo. O impacto na vida social do país é grande. Os novos estádios, estradas, aeroportos e ferrovias ficarão como legado para a população é verdade, mas, segundo especialistas, a Copa também traz alguns possíveis problemas nos quesitos gestão e infraestrutura e é preciso estar preparado para encontrar a melhor forma para administrá-los.

Veja quais são os principais pontos da Lei Geral da Copa e veja se algo vai afetar o seu negócio:

Bebida em estádio: o texto não libera nem proíbe expressamente a venda de bebidas alcoólicas em estádios durante o Mundial, a decisão sobre a venda ficará a cargo dos governos dos estados, que têm leis específicas proibindo a prática.

Valores dos ingressos: serão quatro categorias de ingressos. Os valores não constam da Lei Geral, mas fazem parte de um acordo entre Congresso, Governo e FIFA.

Ingressos populares: a Lei Geral da Copa estabelece que a FIFA colocará à disposição 300 mil ingressos “no decurso de diversas fases de venda” nos jogos da Copa para o grupo mais barato, o grupo 4. Para os jogos da Copa das Confederações serão ao menos 50 mil na mesma categoria.

Meia-entrada: a presidente abriu caminho para permitir a meia-entrada para estudantes nos jogos da Copa em todas as categorias de ingresso ao vetar artigo segundo o qual regras estaduais e municipais sobre descontos não se aplicam ao evento.

Sorteio de ingressos: o texto estabelece que a FIFA deverá sortear os ingressos populares, do grupo 4, “prioritariamente” entre estudantes, idosos e beneficiários de programas de transferência de renda, que terão 50% de desconto no preço.

Índios e deficientes: a lei sancionada manteve ainda a possibilidade de acordos entre estados e FIFA para disponibilização de 1% de todos os ingressos para pessoas com deficiência.

Férias escolares e feriados: o texto prevê que o período de férias escolares em 2014 seja modificado para que não haja aulas durante a Copa do Mundo. As datas, porém, não foram definidas, pois cabe a cada Secretaria de Educação definir.

4 de outubro de 2012

Fusão e aquisição nas PMEs

As fusões e aquisições não são restritas apenas às grandes organizações. Cada vez mais presente no cenário de micro, pequenas e médias empresas, essa modalidade de negócios precisa ser analisada com cautela pelos empresários, já que um pequeno erro pode ser fatal para a continuidade e sucesso da empresa.

Existem no mercado diversas metodologias que podem avaliar qual o verdadeiro valor de mercado das empresas. Com essa avaliação minuciosa, feita por profissionais, é possível atenuar ao máximo eventuais riscos. Analisar detalhes de contrato, fornecedores, variação de faturamento dos últimos meses e margem de lucro são alguns dos itens que precisam de atenção redobrada do empreendedor que irá assumir a operação. Existem diferentes metodologias para cada tipo de situação. Seja para vender ou comprar uma empresa em operação, realizar uma fusão ou aquisição, contar com a orientação de um profissional pode fazer a diferença e valorizar, ainda mais, os aspectos positivos das partes envolvidas.

2 de outubro de 2012

B.B. King volta ao palco do Guairão

Um dos maiores nomes do blues mundial, o guitarrista norte-americano, B.B. King, desembarca na capital paranaense hoje para única apresentação no Teatro Guaíra, às 21 horas. Depois de seis anos, a lenda do gênero retorna a Curitiba com a turnê intitulada “The Blues is My Life!” e presenteia os fãs com um show memorável tocando grandes hits de sua carreira. Com produção local da Great Curitiba e realização do Bourbon Street (São Paulo), a abertura fica por conta da curitibana Big Time Orchestra.

King vem com a banda de oito integrantes e a inseparável Lucille, a guitarra que seus bends e vibratos fazem chorar e gemer. O repertório certamente terá, como nas últimas turnês, clássicos como “The Thrill Is Gone”, “Rock Me Baby”, “How Blue Can You Get”, “Why I Sing the Blues”, “Key to the Highway”, “Bad Case of Love” e “When Love Comes to Town”.

Aos 87 anos de idade, o rei do blues virá ao país para cinco apresentações, que iniciam no dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro (Vivo Rio), em seguida faz show em Curitiba, depois segue para São Paulo, onde conta com três datas marcadas: 5, 6 e 7 de outubro, na Via Funchal (dias 5 e 6) e no Boubon Street Music Club (dia 7).

Informações: Portal Bem Paraná

1 de outubro de 2012

Cenário econômico brasileiro e as taxas de juros do cartão de crédito

A taxa de juros do cartão de crédito no Brasil supera a de todos os países da América Latina, segundo estudo divulgado pela Proteste - Associação de Consumidores. No Brasil, a taxa de juros anual do cartão é de 323,14%, enquanto que na Argentina, por exemplo, que tem uma taxa básica de juros de 11,15% - superior aos 8% do Brasil – é de 50%. Já no Peru, que tem a segunda maior taxa de juros do cartão, a taxa anual é de 55%.

Como medida para reverter esse cenário, o governo brasileiro lançou uma medida para reduzir as taxas de juros do cartão de crédito. Analistas que acompanham os bancos alertaram para a dificuldade de as instituições se adaptarem ao novo cenário econômico brasileiro, caracterizado por taxas de juros mais baixas.

Na Bolsa de Valores de São Paulo, os efeitos do corte dos juros foram vistos claramente na queda das ações dos bancos. O que levou também à Bovespa fechar com índices negativos.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons