27 de setembro de 2012

Competitividade e a necessidade de mudanças organizacionais


A competitividade agressiva tem um grande destaque no ambiente corporativo atual. A capacidade de se adaptar conforme a sensibilidade do mercado e as mudanças de necessidades dos clientes são tarefas de grande importância para que a empresa consiga o sucesso e  mantenha a estabilidade no seu setor.

Este fator ressalta a importância do processo de mudança organizacional. A mudança cada vez mais é gerada por uma necessidade da organização de se reinventar ou até mesmo obrigatória para a sobrevivência. Entender a razão da mudança e o seu impacto, aliado aos papeis que as pessoas possuem na implantação da mesma e concomitantemente a isso, um planejamento estratégico com começo, meio e fim  bem definidos é um ponto focal no sucesso em projetos de mudanças.

Para obter sucesso, uma empresa precisa preencher três lacunas indispensáveis na produção de qualquer produto ou serviço: custo, diferenciação e qualidade. Se o serviço ou trabalho oferecido for bem feito e for desenvolvido com base na inovação e criatividade, as chances de dar certo e obter destaque no mercado são imensas.

Por isso, mude, reinvente e se destaque!

26 de setembro de 2012

O que é necessário para inovar?

Inovar! As organizações precisam desenvolver uma política de incentivo à inovação e criatividade. Esse é um requisito básico para a sobrevivência da marca no mercado. O pensamento criativo tem que ser estimulado, por isso, não deve partir apenas do profissional. O Portal HSM dá dicas e questionamentos que ajudam a esclarecer os gestores que querem estimular a criatividade dos seus colaboradores:

- Qual o foco da inovação: melhorar a qualidade ou imagem da marca, conquistar e fidelizar mais clientes, lançar e incrementar produtos e serviços?
- Qual o público-alvo: todos podem participar ou, inicialmente, será dirigida apenas a algumas áreas, como Pesquisa e Desenvolvimento, Manufatura?
- Serão aceitas sugestões com vistas a curto prazo, mais pontuais, como melhorias nos processos e procedimentos, ou todas são bem-vindas?
- Qual a metodologia da política de inovação, que contempla, por exemplo, acompanhamento, projetos-piloto, retorno para o autor da ideia?
- Como será feito o reconhecimento: financeiro, cursos de capacitação, exposição do funcionário?

Lembre-se: O processo de inovação não deve ser atrelado a resultados imediatos. Nesses casos, é necessário ter paciência e deixar a criatividade aflorar.

25 de setembro de 2012

Como é a comunicação na sua empresa?


Especialistas afirmam que 60% dos problemas das organizações são oriundos de falhas na comunicação. A comunicação é o processo de emissão e retorno de informação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.

Em comunicação, três regrinhas são básicas: é muito difícil dissociar o que é dito de quem o diz; o que dizemos não é necessariamente o que as pessoas entendem; e o que elas entendem é mais importante do que o que dizemos. Por isso, tome alguns cuidados quando for conversar sobre algo que quer desenvolver na empresa: comece a frase com a palavra “eu”; expresse o seu pensamento ou necessidade de forma clara; e fale da consequência ou mudança que você deseja que aconteça e porquê.

Não há como realizar qualquer trabalho sem a interação e a comunicação entre os diferentes níveis na empresa. Além disso, a comunicação interpessoal não é importante só para a organização, mas também para cada profissional que tende a crescer e evoluir juntamente com as ações realizadas na empresa.

24 de setembro de 2012

Seu trabalho está sendo feito corretamente?

Você não sabe responder essa pergunta? Isso é um sinal de que o feedback da empresa não está adequado. A todo momento, somos envolvidos e informados sobre a importância de se fornecer feedback, mas na realidade isso não é colocado em prática.

Normalmente, o problema é a falta de hábito de se praticar a ferramenta. Às vezes, não percebemos o momento adequado de fornecê-lo ou achamos que não somos capazes. E acreditamos também que se não fornecermos feedback, cedo ou tarde o outro entenderá. Pura enganação! Trata-se de pensamentos que retardam a evolução do próprio profissional, bem como da equipe, gerando desperdício de tempo, dinheiro e energia emocional.

Para que o profissional possa evoluir e fazer o trabalho necessário, o feedback é essencial. Seja positivo ou negativo, o retorno sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas deve ser prioridade no ambiente corporativo. Faça um teste e perceba que a produtividade dos colaboradores tende a melhorar.

21 de setembro de 2012

Dia da Árvore e as ações empresariais

Hoje é o Dia da Árvore. Mas o que as árvores podem ter a ver com negócios? O meio ambiente tem uma relação direta com os procedimentos de negociação atuais. O uso sustentável dos recursos naturais é uma necessidade essencial, mas ainda é tido como um desafio para empresas, governo e sociedade.

Diversas companhias promovem ações para estimular consciência ambiental e reduzir o impacto de suas produções no meio ambiente.Os gestores já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.

De acordo com o Instituto Ilos, seis em cada dez empresas nacionais sentem que as mudanças climáticas já produzem impacto diário em sua cadeia produtiva. Segundo o levantamento, quase metade das empresas brasileiras já possui políticas específicas para o setor de sustentabilidade.

E você, está fazendo a sua parte? Estimule a conscientização dos seus colaboradores e procure formas de colaborar com o planeta. Pequenas atitudes fazem a diferença.

20 de setembro de 2012

Você sabe gerenciar pessoas?

Gerenciar pessoas é sempre um desafio, ainda mais quando se está à frente do próprio negócio. Há muitas dúvidas com relação a questões financeiras e administrativas, o que acaba deixando a gestão de pessoas, geralmente, na última posição das prioridades. O importante é manter um modelo que se adapte à empresa e que seja construído com base na confiança mútua e profissionalismo.

Para isso, porém, é primordial ficar atento na hora da contratação, e selecionar profissionais que compartilham das mesmas visões da empresa e que acreditam na importância de sua contribuição para o crescimento da instituição. Esse, aliás, é um dos grandes desafios dos gestores na atualidade: envolver os colaboradores na causa da empresa e reter os talentos. A alta competitividade do mercado, atrelada às novas perspectivas de crescimento profissional, tem contribuído para impulsionar a rotatividade de funcionários.

Informações: Administradores.com

19 de setembro de 2012

A arte de ouvir e aprender

Sabemos que todos têm inteligência, mas nem todos têm vontade. Para aprender sempre mais, temos que ter consciência de nossa ignorância pessoal, isto é, saber que não sabemos. Enquanto formos ignorantes inconscientes seremos “cheios de nós”, achando que sabemos tudo, quando na verdade muito pouco ou nada sabemos.

É fácil obter a concordância no ambiente corporativo de que os clientes são a razão da existência de nosso trabalho e de nossa empresa. O difícil na prática é obter o empenho e a dedicação dos colaboradores para encantarem sistematicamente os clientes e fazerem deles nossos principais vendedores e divulgadores.

Temos que estabelecer relacionamentos duradouros e empáticos com os clientes. Isso implica em acolher os clientes, olhando nos seus olhos sem pré-julgamentos, sorrindo francamente e sendo “todo ouvidos”, para entender e a partir daí, atender como eles precisam e gostam.

Pense nisso: o cliente é a razão do seu trabalho. Implicâncias ou falta de atenção vão prejudicar mais a você e a sua empresa do que a ele. Esteja disposto a ouvir e aprender!

18 de setembro de 2012

Como estabelecer consenso em uma equipe

Antigamente um profissional competente era aquele que exercia bem o seu trabalho, ou seja: um bom executor de suas tarefas. Porém esse conceito foi mudando e hoje além de realizar corretamente as suas atribuições, é necessário participar ativamente no ambiente corporativo, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no trabalho em equipe.

Grandes líderes enxergam cada membro de seu time como um ser humano completo - corpo, coração, mente e espírito – e trabalham para liberar todo o seu potencial criativo. As pessoas por sua vez, oferecem, voluntariamente, seus maiores esforços e energia quando são vistas e consideradas como indivíduos. Quando são tratadas como coisas, elas deixam de se comprometer e de trazer o seu melhor potencial à tona. E, comprometimento é fundamental para o êxito de qualquer organização.

Para ter sucesso em uma equipe é necessário reunir diversos fatores. O líder precisa inspirar confiança e credibilidade; deve-se criar uma visão e um propósito claro e envolvente, para que as pessoas ofereçam seus melhores esforços. Também é importante alinhar os sistemas, desta forma os profissionais darão o melhor de si e não vão necessitar do líder para funcionar, e se houver alguma mudança no time o sistema permanece o mesmo. Outra questão importante é liberar talentos e a paixão do grupo em benefício de prioridades maiores. Lembre-se que a diversidade de ideias é muito bem vinda para criar inovação.

Informações: Administradores.com

17 de setembro de 2012

Que tal investir na Polônia?

A Polônia é o 34° país mais populoso do mundo. Apresenta uma economia diversificada, dividida entre as indústrias de construção naval, produção de carvão, aço e energia elétrica, mas a agricultura é a atividade econômica predominante. 

Com isso, atrai muitos investidores e profissionais que buscam realizar negócios. Se esse é o seu caso, tome cuidado ao sugerir que o negócio seja fechado por telefone ou via e-mail. Os poloneses preferem fazer negócios pessoalmente. Nesse caso, ter um bom relacionamento com eles é a chave para o sucesso.

Converse sobre o seu país de origem, experiências de trabalho, passatempos e arte. Evite falar sobre política e dinheiro. Para os poloneses, não há nenhum problema em conversar sobre assuntos aleatórios durante as reuniões de negócios. Só tome cuidado para não falar com as mãos no bolso, os poloneses não se sentem a vontade com essa postura.

Boa sorte!

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14 de setembro de 2012

A importância de difundir o PE a todos os níveis da empresa

O planejamento estratégico (PE) nada mais é do que a organização das ações em uma empresa com vistas a atingir determinados objetivos. É uma ferramenta que permite um processo contínuo de interação da empresa com seu ambiente, permitindo estabelecer suas metas e identificar suas potencialidades, além de orientá-la no aproveitamento de todos os seus recursos disponíveis.

É essencial que o planejamento estratégico seja difundido a todos os níveis da empresa. Afinal, as ações devem ser complementares. Um departamento pode auxiliar o outro e assim por diante. Portanto, todos os colaboradores e gestores devem estar cientes das metas e o que precisam fazer para alcançá-las com sucesso.

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13 de setembro de 2012

Logística Lean para reduzir os gastos nas empresas

Todos sabem as dificuldades que as empresas têm devido aos problemas com a logística no Brasil. A infraestrutura é precária, é necessário investir muito em rodovias, ferrovias, portos, malha viária urbana, etc. Já que os problemas com infraestrutura resultam em baixa produtividade, altos custos e perdas de competitividade para a sociedade e para as empresas. 

Enquanto não há melhoras na infraestrutura, as organizações podem otimizar os recursos existentes. A logística lean (logística enxuta), por exemplo, visa a diminuição dos desperdícios e melhoria dos processos. Baseados nos fundamentos de estabilidade (nas operações, fluxos de valor e ritmo de demanda), padronização (das atividades e operações) e melhoria contínua (exposição e resolução de problemas e implantação de projetos). Além de reduzir o tamanho do lote, aumentar a frequência de entrega e nivelar o fluxo de entrega. Com a simplificação e organização dos processos, a logística lean auxilia as empresas.

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12 de setembro de 2012

Quando o senso de propriedade é abalado...

"A voz de comando já não é a mesma. Eu chego na empresa, pergunto por Antonio, o gerente e me comunicam que ele foi dispensado. Como assim? Ele foi demitido? Alguém me consultou? Qual é o poder que eu tenho nessa empresa? Eu não conheço mais ninguém..."



Essa é uma situação muito comum nos processos de restruturação organizacional. O principal acionista da empresa perde o senso de propriedade e não identifica mais o seu poder dentro da empresa. Conheça algumas fatores que norteiam esse processo:

- Dono que não manda:
Durante o processo de reestruração organizacional, é comum a descentralização do processo decisório na empresa. O dono que teve a ideia de criar a empresa, percebeu o seu crescimento e conhece o negócio como ninguém, começa a perder o poder na tomada de decisões. Isso acontece porque novas pessoas são contratadas, outras são demitidas e o modelo de gestão se altera. Sendo assim, o proprietário percebe que a sua voz de comando não ecoa mais em todos os níveis da organização.

- Desmoronamento das relações de confiança:
No início do negócio, o dono contratou pessoas de confiança para acompanhá-lo no crescimento da empresa. Muitas vezes, os profissionais não são escolhidos pela competência, mas sim pela lealdade ao fundador. Quando ele percebe que esses profissionais não estão mais na empresa, ele fica “sem chão”, não sabe em quem mais pode confiar. Nesse momento, é importante que o dono passe a ter confiança nos processos de gestão e não especificamente nas pessoas.

- Modelo de gestão por processos X Força da palavra:
A força da palavra do proprietário já não é mais a mesma, as pessoas que estão na empresa não são mais aquelas de confiança que fazem as coisas da forma como ele gostaria. Agora não é mais “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, o modelo de gestão baseado na confiança, passa a ser pautado em processos, de forma a profissionalizar a organização.

- Gente estranha na gestão:
Com a reestruturação, é comum o aporte de novas competências. Algumas pessoas são demitidas e profissionais mais preparados são contratados. Para o dono, que não conhece a família, os valores e a origem daquele profissional, sente que a empresa foi invadida por pessoas estranhas.

- Resultados diferenciados:
A sensação do dono de não ter mais poder, de não ter mais pessoas de confiança na empresa, não sentir mais que a sua palavra tem força e se ver rodeado apenas de pessoas estranhas, só vai ser modificada quando ele perceber resultados diferenciados. É nesse momento que o proprietário começa a dar crédito às mudanças e confia em deixar a sua empresa nas mãos de novos profissionais.

- Crescimento sustentado:
Quando o dono percebe que o crescimento da sua empresa está sustentado em profissionais capacitados, que buscam por resultados diferenciados, ele passa a confiar no novo modelo de gestão e se sente mais confortável com a reestruturação dos processos organizacionais.

Porém, esse período de aceitação não é fácil. É necessário estar preparado para não entrar em depressão ou ter outros problemas psicológicos com o medo de perder o poder. A reestruturação dos processos é essencial para as empresas, sempre é preciso criar e inovar para continuar em destaque no mercado competitivo.

11 de setembro de 2012

Não deixe que a frustração atrapalhe o seu trabalho!

Quando conseguimos um emprego, o nosso objetivo é se destacar e buscar formas de crescer dentro da empresa. Por isso, quando o chefe reconhece o trabalho de outros, que são promovidos, e não o seu, a frustração é inevitável. 

Cuidado com esse momento! Ficar calado ou reagir impulsivamente nem sempre é a melhor opção. Às vezes é preciso ter sorte para o líder perceber o seu trabalho. Mas o ideal é não ficar desmotivado e conversar com o gestor, tenha uma conversa franca e explique os seus objetivos dentro da empresa. Assim, você poderá saber se deseja realmente continuar no emprego. Para os líderes, a dica é fazer um plano de ação para os funcionários. Dessa forma, eles se sentirão motivados a alcançar metas e crescer dentro da empresa. 

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10 de setembro de 2012

Faça um planejamento e detalhe estratégias

O planejamento é essencial para a tomada de decisão nas empresas. Planejar significa traçar objetivos e escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento da organização. Ainda assim, por mais importante que seja planejar e detalhar as ações a serem realizadas em uma empresa, muitas agem na impulsividade. 

O sentimento de urgência em desenvolver um projeto faz com que as empresas invistam sem mensurar gastos e necessidades futuras. Muitas organizações seguem a ideia de “feeling” e se orientam pela intuição, sem pensar e utilizar estratégias. Dessa forma, podem tomar decisões que trazem problemas futuros para a empresa ou ainda prejudicam a marca e a credibilidade diante do público. 

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6 de setembro de 2012

Aumente as chances do consumidor finalizar a compra na loja virtual

A taxa de conversão é mensurada através do número de pedidos realizados em uma loja virtual e do número de visitantes. É essa taxa que define a eficiência da loja e indica se a mesma está fazendo sucesso. Claramente, a taxa mostra quantas pessoas entraram no site comparado com quantas finalizaram uma compra. 

Para atrair os consumidores e convencê-los a realizar mais compras quando entram no site, algumas dicas podem ajudar: seja claro ao expor o preço do produto e o frete; incentive os clientes com frete grátis ou promoções; conheça o seu cliente; no momento de finalizar o pedido, não desvie a atenção do cliente para outros produtos; transmita segurança, disponibilize um número de telefone para atendimento; utilize fotos e vídeos; e use a opinião do cliente para expor a qualidade e contar experiências com o seu produto.

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5 de setembro de 2012

Disciplina é essencial para alcançar objetivos concretos

Disciplina. Essa é a principal característica que um profissional precisa ter para alcançar o sucesso. Mas, além de colaboradores disciplinados, uma empresa deve ter a missão e as ações voltadas para esse quesito. É necessário que tudo o que envolve a empresa esteja coerente com as metas e os caminhos para alcançá-las sejam exatamente seguidos. 

Essa disciplina pode começar por você: tenha uma agenda, faça uma lista das prioridades e organize-se para cumprir todas as tarefas. A partir de então procure demonstrar ao gestor a importância da organização e da disciplina para que toda a empresa alcance os seus objetivos. 

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4 de setembro de 2012

África do Sul: infraestrutura desenvolvida e economia emergente

A África do Sul é um dos mercados mais sofisticados e promissores do mundo. Diversos motivos ressaltam a facilidade de fazer negócios no País, como: comércio favorável, infraestrutura do mais alto nível, acesso aos mercados, porta de passagem para a África, alianças estratégicas, políticas econômicas sólidas, capacidade industrial, tecnologia de ponta e competitividade de mercado. 

Porém, é bom tomar alguns cuidados quando estiver em uma reunião de negócios na África do Sul. Fale em voz baixa para não atrapalhar as pessoas que estão ao redor, procure não fazer piadas e mantenha o celular sempre desligado. No caso de esquecimento, saia de perto para atender a ligação e em seguida peça desculpas, eles não gostam de ser interrompidos. 

Fora esses detalhes, o povo da África do Sul é tranquilo e, normalmente, aberto a negociações. Boa sorte!

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3 de setembro de 2012

A importância de estar sempre consciente da situação do mercado

A agilidade é uma das marcas principais do mercado atual. As novidades modificam os processos a todo instante, com o objetivo de tornar tudo mais rápido e eficiente. Nesse contexto, se uma empresa se distrai e não percebe o que está acontecendo a sua volta, acaba ficando desatualizada em relação às práticas de mercado. Essa situação possibilita que a concorrência se destaque e passe a “empresa distraida” para trás.

Muitas vezes, as organizações deixam de monitorar o seu posicionamento de mercado. Isso faz com que não haja parâmetros para avaliar seu desempenho diante dos concorrentes. É preciso conhecer o mercado em que a sua empresa está inserida. Saber quais são os serviços e os produtos que a concorrência disponibiliza é uma forma de orientação para buscar estratégias de sobrevivência empresarial.

Não é raro encontrar casos em que as empresas estão voltadas apenas para a solução de problemas internos. Eles também são importantes, mas não são únicos. Essas “empresas distraidas” devem se dar conta da importância de monitorar e estar atualizado sobre tudo o que está a sua volta, tanto internamente como fora da organização.

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