31 de agosto de 2012

Lei da empresa individual visa incentivar a abertura de novos empreendimentos

A Lei da Empresa Individual (Lei n.º 12.441) entrou em vigor no início deste ano, mas você sabe exatamente o que prevê essa lei? Ela autoriza a abertura da empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), ou seja, um indivíduo pode abrir uma firma sem um sócio.

Anteriormente, era exigido que as “LTDA” tivessem uma pluralidade de sócio. Com a nova medida, o governo pretende diminuir o número de empresas desse tipo que não possuem sócios e estão informais em todo o país, além de incentivar a abertura de novas empresas. Uma das exigências para a participação na lei é que o capital social integralizado seja no mínimo de R$ 62.200, 00. Se o empreendedor não tiver esse valor, terá que se encaixar nas opções já existentes, de abrir uma empresa com um sócio.

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30 de agosto de 2012

Não perca o foco nos negócios

Dentre os vários fatores que determinam ou aceleram o fracasso dos empreendimentos, na grande maioria dos casos, podemos destacar a perda de foco. Esta é uma das razões que pode levar as empresas a terem resultados decadentes e, até mesmo, chegar à falência. 

A realização de diversas atividades, sem nenhum planejamento, pode ser um dos motivos. Nesses casos, as ações são realizadas de forma inconsequente e não agregam valor algum ao empreendimento. O resultado certo é o prejuízo. É preciso que as empresas saibam onde querem investir e quais são os objetivos principais. Com a formulação de um planejamento é possível economizar tempo e dinheiro, matérias primas essenciais para qualquer empresa. 

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29 de agosto de 2012

Proponha metas para as equipe e as modifique sempre!

Você já ouviu aquele ditado “Não se mexe em time que está ganhando”? Nos negócios a ideia não é utilizar essa tática. Quando uma equipe está no seu melhor momento, o líder deve começar a pensar em formas de mexer na sua formação. Assim, os profissionais estarão sempre empenhados em ter novas ideias e se destacar. 

Não adianta propor uma meta fixa para cada equipe de trabalho, é preciso que elas sejam flexíveis e estejam sempre se renovando. Além disso, o gestor deve estar atento para as capacidades e conhecimentos de cada membro, de forma a saber aproveitar o melhor de todos. O importante é não deixar a situação estagnada e evoluir sempre. 

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28 de agosto de 2012

Tailândia: localização estratégica e crescimento econômico

A Tailândia é um país com uma localização estratégica, pois serve como porta ao coração da Ásia: o maior mercado em crescimento econômico. A política baseada em uma economia aberta foi a principal causa do forte crescimento das exportações tailandesas dos últimos anos. 

Portanto, se você vai fazer negócios com tailandeses aqui vão algumas dicas: Não se importe se eles fizerem perguntas pessoais, como idade, se não quiser responder faça uma brincadeira e continue a conversa; se você tiver experiências no exterior, comente com eles; e se eles se queixarem sobre a Tailândia, não concorde diretamente, demonstre que não acha a situação tão ruim assim. Não há segredos, os tailandeses são pessoas fáceis para se relacionar, apenas esteja por dentro do negócio e procure conversar sobre outros assuntos além de trabalho. Boa sorte!

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27 de agosto de 2012

Instabilidade empresarial provoca falta de credibilidade

Existem situações em que as empresas se encontram inconstantes. Isso quer dizer que as decisões importantes não estão coerentes entre sim, o que resulta em consequências positivas e outrora negativas para a organização. Com isso, a credibilidade da empresa fica comprometida, tanto com o público interno quanto externo. 

O público interno se sente desmotivado com tantas ações realizadas e tão poucos resultados. Há um desgaste da força de trabalho e não há retorno satisfatório. Muito menos reconhecimento. Nesses momentos, o público externo também percebe que a gestão está inconstante e os negócios não vão bem. Esta instabilidade reflete diretamente nos processos em que os produtos e serviços são desenvolvidos. Por isso, seja cauteloso para que a sua empresa não seja instável no mercado. Pois é o futuro da organização que fica comprometido. 




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24 de agosto de 2012

Ambição no trabalho, pode?

Ambição e proatividade são características necessárias para evoluir na carreira. Porém, é preciso ter limites. O profissional deve prestar atenção para não passar por cima de outras pessoas para atingir os seus objetivos. É natural ser competitivo, querer conquistar novos cargos, mas sempre com base em valores e na ética.

Alguns sinais de que o profissional está passando dos limites são: individualismo exacerbado, assumir resultados que não são seus e agir agressivamente. Essas características nem sempre são claramente observadas pelo profissional e às vezes nem mesmo pelos colegas de trabalho. A ambição só vai aparecer quando o profissional realmente “passar a rasteira” em alguém. Preste atenção nos sinais e tome cuidado para que você não se torne ambicioso demais.

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23 de agosto de 2012

É preciso ser ágil e estar atento ao mercado

Hoje em dia, sabemos que é preciso ser ágil para fornecer um bom atendimento, um serviço eficaz e um produto de qualidade. Porém, muitas vezes as empresas têm dificuldade em realizar os processos em decorrência da infraestrutura e da falta de atualização. 

Com isso, ficam em descompasso com o mercado. Processos decisórios lentos e reações tardias às necessidades do mercado são sintomas de que a empresa está em um ritmo desacelerado e, por isso, podem ser passadas para trás. Dessa forma, a organização não desenvolve capacidades para se destacar e evoluir no mercado. 

A gestão dos negócios, a mudança de processos e os investimentos devem estar em constante modificação e sempre de forma rápida. As empresas precisam se manter ativas junto ao mercado consumidor. É necessário que acompanhem e se adaptem ao que acontece em todo o sistema econômico.

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21 de agosto de 2012

Mapeamento de competências: qual área se encaixa melhor


O mapeamento de competências nada mais é do que identificar exatamente os conhecimentos (o saber), as habilidades (o saber fazer) e as atitudes (o saber ser) que a empresa precisa para adquirir sucesso no mercado de trabalho. Esse trabalho normalmente é realizado pelos profissionais que trabalham no setor de Recursos Humanos, os quais elegem as competências necessárias para o desenvolvimento das ações na empresa e mapeiam como o trabalho será feito a partir de grupos de colaboradores. 

Através do mapeamento de competências é possível identificar em qual área cada funcionário pode se sair melhor. O resultado disso é um maior rendimento e mais qualidade de produtos e/ou serviços. Portanto, o mapeamento deve ser realizado por profissionais que tenham conhecimento nessa área e possam identificar também as necessidades e interesses dos colaboradores. 

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20 de agosto de 2012

Site como forma de divulgação da sua empresa

 A sua empresa tem um site? Se ainda não tem, está na hora de ter. Hoje em dia, o que não está disponível na internet, praticamente não existe. Grande parte das pessoas utiliza a internet para buscar informações sobre uma empresa, produto e/ou serviço. Por isso, não perca mais tempo e insira a sua marca no universo digital. 

Um site demonstra credibilidade, pois passa uma imagem de profissionalismo; auxilia na localização da loja/empresa; dispõem informações sobre os produtos e/ou serviços oferecidos; é uma ferramenta de venda; tem um custo reduzido; facilita o feedback dos clientes; aproxima a empresa do mercado; potencializa o crescimento ao divulgar a marca; e ainda é uma forma de relacionamento com os clientes. 

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17 de agosto de 2012

Questões tamanho família

Quando se trata de empresas familiares é comum haver confusões. Muitas vezes não há como separar o lado profissional do pessoal. Pais, filhos e netos repassam seus cargos uns aos outros com a intenção de manter o sucesso do negócio da família. Porém, nem sempre é isso que acontece. 

É importante destacar que, para que a empresa seja passada de geração a geração, é preciso que o conhecimento também seja transmitido. Os pais não podem deixar que os filhos apenas herdem o negócio sem terem se qualificado para tal cargo. O sentimento de comprometimento e responsabilidade deve estar presente no gestor, seja ele da família ou não. Os problemas vão surgir como em qualquer empresa, mas é preciso saber lidar sem misturar questões pessoais e causar desavenças na família. 

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16 de agosto de 2012

Construa um networking e conquiste novas oportunidades


Uma boa rede de relacionamento pode fazer a diferença no momento de realizar novos negócios e, principalmente, procurar um emprego. Uma indicação pode facilitar o acesso a novas oportunidades, devido à confiança e à necessidade cada vez maior das empresas de contar com profissionais qualificados. 

O networking se traduz na troca de informações e contatos que pode acontecer em qualquer local, no trabalho, em uma roda de amigos ou em um curso qualquer. Para construir um networking adequado e se dar bem na carreira é preciso: procure um assunto em comum com o outro contato; procure estar sempre bem informado; saiba quais são as suas habilidades e competências e demonstre isso; faça o contato com o outro de maneira personalizada e bem planejada; partilhe ideias e dê espaço para que o outro também opine; avalie se o novo contato vai lhe acrescentar algo; tenha à mão seus cartões pessoais; e não se restrinja a conversar somente sobre assuntos relacionados à sua área profissional. Resumindo: procure formas de se destacar e chamar a atenção do outro. Às vezes esse contato pode abrir portas para oportunidades profissionais únicas, que o auxiliarão a alcançar o sucesso. 

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15 de agosto de 2012

Vai comprar algo de um turco? Prepare-se para negociar

Existem diversos pré-julgamentos quando se fala em realizar negócios com turcos. Para eles, é de praxe negociar. O turco primeiramente pede um preço absurdo e a partir daí estimula a negociação. Nesses casos, é comum gastar metade do valor inicialmente oferecido. Mas, mesmo depois de uma longa negociação, fica a sensação de ter feito um mau negócio e ter sido ludibriado pela lábia do turco. 

Quando você está no ambiente deles, uma loja ou uma empresa, o turco primeiramente vai te servir um chá, que eles dizem fazer parte da hospitalidade. Na verdade, o intuito é te oferecer o chá extremamente quente e por isso, impossível de beber. Assim, para não ser mal educado, você vai ficar tentando esfriar o chá e com isso vai permanecer mais tempo na companhia dos turcos, negociando. 

Para não ser “enrolado”, procure conversar bastante com os turcos, fugir um pouco do assunto “negócios”. Converse sobre futebol e sobre a cultura e história do país. Prefira assuntos mais gerais e pergunte a opinião deles, é uma forma de demonstrar confiança. 

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14 de agosto de 2012

Pessimismo é totalmente prejudicial para as empresas

O estado de depressão também pode estar presente nos negócios. Quando os projetos da organização são vistos sempre como piores, sem novidades e são implantados com a certeza de que não vai dar certo, é isso mesmo o que acontece. 

Quando a empresa está focada apenas nos riscos de uma ação, acaba por barrar a inovação e, consequentemente, o crescimento da empresa. Esse estado de depressão não pode ser constante nos negócios. A tendência é que a situação piore cada vez mais se nada for feito. Por isso, a empresa deve tomar cuidado para que esse estado não se torne presente. Confiar em exagero é prejudicial, mas acreditar que nada vai dar certo também pode levar organizações à falência. 

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13 de agosto de 2012

Cultura e comportamento dos colaboradores


 Uma cultura organizacional bem definida é essencial para o bom relacionamento dentro da empresa. Mas por quê? Uma liderança que saiba estimular os colaboradores com comportamentos positivos se destaca das demais e causa menos problemas no ambiente de trabalho. 

Às vezes a pressão por resultados, a necessidade de provar ser melhor do que os demais, ironias e piadas acabam caracterizando assédio moral. Esse assédio pode ser provocado pelos próprios colaboradores e não apenas pelos gestores e é resultado da cultura da empresa. Devido a isso, a importância de ter valores bem definidos e transmitidos com eficácia aos colaboradores, através de treinamentos e políticas do setor de Recursos de Humanos. 




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10 de agosto de 2012

Planejamento estratégico e orçamento em sintonia

De que adianta um planejamento completo e bem estruturado se o orçamento da empresa estiver uma “bagunça”? “Um Planejamento Estratégico sem Orçamento tende a ser apenas um sonho. Um Orçamento sem Planejamento Estratégico tende a ser apenas uma planilha de despesas elaborada pela tesouraria”.

O planejamento estratégico e o orçamento são ferramentas complementares. É através da previsão dos gastos que é possível organizar os projetos a serem desenvolvidos na empresa e vice-versa. Por isso, não perca mais tempo, faça um planejamento na sua empresa: liste os produtos e/ou serviços disponibilizados; defina estratégias para a captação de recursos; analise o faturamento mensal e anual; e defina metas para os departamentos. Dessa forma, a organização pode prever os gastos e o retorno das ações implantadas, com vistas

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9 de agosto de 2012

O que fazer para ser um profissional de sucesso?

Capacidade de realização. Eficiência. Qualidade. Conhecimento. Visão. Boa comunicação. Normalmente, esses elementos compõem o perfil de um profissional de sucesso. Mas não existem características específicas que definem se o profissional poderá se sair bem no mercado de trabalho ou não.

Lembre-se: para se manter competitivo é importante estar disposto a aprender sempre! Aprender não significa apenas buscar qualificação, mas também aprender a conviver, aprender a ensinar, aprender a fazer e aprender a conhecer. Não existe nada certo e definitivo, é preciso estar aberto às mudanças e se dedicar para alcançar o sucesso, seja ele em qual nível for.

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8 de agosto de 2012

Sustentabilidade em TI: Economia e eficiência


Você já ouviu falar em tecnologia da informação (TI) sustentável? Essa é uma ideia que tem sido difundida nos últimos tempos devido à necessidade de reduzir os gastos com energia. A TI sustentável busca criar estratégias para usar a tecnologia com eficiência e economia. 

Para contribuir com a sustentabilidade do planeta primeiramente é preciso pesquisar os equipamentos antes de comprar, alguns aparelhos chegam a consumir 65% menos energia elétrica do que outros equivalentes. Além disso, o ideal é desligar as máquinas quando não estão sendo utilizadas, como durante a noite e aos finais de semana. Lembrando também de sempre trocar os equipamentos no prazo indicado, já que quanto mais velhos ficam, mais energia consomem. 

O ganho será para empresa e para a sociedade quando todos os departamentos das organizações buscarem formas de reduzir os impactos no meio ambiente. 

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7 de agosto de 2012

Índia: um país muito procurado por empreendedores


A Índia é o sétimo país em área geográfica e o segundo mais populoso do mundo. Além disso, é a décima segunda maior economia do mundo em taxas de câmbio e a quarta maior economia em poder de compra. Essas situações fazem da Índia um país procurado por empreendedores para realizar negócios. 

Se você vai fazer negócios com indianos, confira algumas dicas: 

- Saiba inglês: Os idiomas oficiais são inglês e hindi. Entregue cartões de negócios apenas se estiverem com informações em inglês, aliás, repasse-o com a mão direita, pois a esquerda é considerada impura.
- Tenha tempo: As reuniões normalmente são demoradas e os indianos costumam conversar sobre vários negócios ao mesmo tempo.
- Cumprimento: Junte as palmas das mãos e diga “Namaste”, inclinando-se levemente.
- Assuntos das reuniões: É comum começar com assuntos leves, aleatórios aos negócios, como família, política, filmes, etc.
- Bebida: Se lhe oferecerem, aceite, mesmo que você não beba.
- Barganha: É uma prática comum. Por isso, jogue o valor da sua oferta inicial para cima.
- Visitar a casa de um indiano: Chegue cerca de 30 minutos atrasado com uma caixa de chocolates ou doces ou algo representativo da sua cultura embrulhado com papel vermelho, amarelo, verde ou azul (branco e preto são considerados cores de mau agouro). Lave suas mãos antes e depois da refeição e lembre-se de que a comida tradicional indiana é ingerida com a mão direita. 

Boa sorte! 

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6 de agosto de 2012

Capacidade de adaptação: uma necessidade de mercado

 O mercado de trabalho está em constante movimento, assim como o conhecimento evolui cada vez mais. Em meio a tantas mudanças, é necessário que os profissionais estejam preparados para se adaptar ao novo. Nem sempre é fácil, mas a capacidade de adaptação é fundamental para qualquer profissional que quer se manter atualizado e qualificado para o trabalho. 

As empresas devem estar preparadas para as mudanças, pois elas certamente acontecerão. Mas depende exclusivamente de cada um desenvolver a capacidade de lidar bem com as mesmas e demonstrar disposição quando se encontra nessa situação. Nenhum gestor quer ter na equipe um colaborador inseguro e resistente a inovações. Pense nisso! 




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3 de agosto de 2012

Lean Supply Chain reduz o tempo nas empresas em até 40%


Você sabe o que é Lean Supply Chain? O principal objetivo desse processo é a redução e a eliminação de desperdícios e de atividades que não agregam valor. Mais do que proporcionar agilidade aos processos nas empresas, o Lean Supply Chain visa a redução dos custos, do tempo e do estoque. 

O Lean Supply é uma técnica que tem sido cada vez mais adotada pelas empresas, pois prioriza a eficiência para a entrega dos produtos finais aos consumidores. É importante destacar a continuidade desse processo, que não pode ser realizado apenas uma vez. Conseguir o funcionamento adequado de uma cadeia enxuta requer tempo e uma equipe capacitada e multifuncional. 

Uma cadeia logística enxuta pode permitir a redução de tempo em até 40%, estoques em até 30% e custos em até 25%. Fornecedores, canais de distribuição e clientes são interdependentes. É preciso que haja um equilíbrio, para que todos saiam ganhando. 

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2 de agosto de 2012

Dica: nunca minta no currículo

Currículo é um documento confiável? Nem sempre. 42% dos responsáveis pelo recrutamento nas empresas afirmam que os candidatos exageram nas informações, mas 58% ainda acreditam que os currículos refletem o perfil real do profissional. Os dados são resultado de uma pesquisa realizada por uma empresa de recrutamento especializado (Robert Half).

Muitos candidatos aumentam o número de experiências, dizem ter conhecimento em idiomas e mentem sobre as razões por terem deixado o último emprego. Mas lembre-se: nesse caso o melhor é sempre ser totalmente sincero. Afinal, se selecionado para o cargo, o profissional terá que demonstrar os conhecimentos que diz possuir. Acredite, sempre há uma vaga disponível para o seu nível de conhecimento. Quando tiver oportunidade, dedique-se e estude para alcançar os seus objetivos sem mentiras!

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1 de agosto de 2012

O que o seu funcionário NÃO quer ouvir


Os líderes empresariais devem ficar atentos: existem determinadas frases ou modos de falar que desmotivam os funcionários. Com isso, o trabalho não é desenvolvido da mesma forma e o resultado não é o esperado. 
O site Inc.com listou sete coisas que um gestor nunca deveria dizer aos seus empregados. Confira:

1. “Boa ideia, agora se nós também...”: Todo profissional quer ter uma boa ideia e muitas vezes tem. Acontece que, na maioria das vezes, o gestor quer modificar a ideia inicial, o que acaba sendo desmotivador.
2. “Olhe. Eu estou no comando aqui”: Essa frase destrói qualquer ideia de colaboração e trabalho em equipe. O gestor deve saber lidar com opiniões diferentes e ter disposição para escutá-las.
3. “Eu tenho uma grande oportunidade para você”: Normalmente, essas oportunidades não são tão grandes assim.
4. “Cara, eu estou ansioso para a minha viagem para a Europa”: É melhor ser humilde e não ficar se gabando do seu sucesso para os funcionários.
5. “Eu já fiz o suficiente”: Os funcionários querem um gestor motivado, que não desiste e reconhece o esforço da equipe.
6. “Não”: Se for dito, que pelo menos seja seguido de um por que.
7. “Nós”: Quando um funcionário fez algo que merece reconhecimento diga ‘você’, utilize o ‘nós’ quando você tiver feito.

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