31 de julho de 2012

Sua empresa precisa mesmo estar nas redes sociais?


Muito se fala na necessidade das empresas estarem presentes nas redes sociais. A facilidade de relacionamento com o cliente é um dos principais motivos para tanto. Porém, há quem diga que a participação das organizações pode ser prejudicial. 

As razões para isso, de acordo com o diretor de uma empresa de Gestão de Relacionamento com o cliente Leandro Lopes, são: conteúdo – sua empresa tem informações suficientes para atualizar tantas vezes as redes sociais?; chatice – o discurso das empresas normalmente é lento e irrelevante para a maioria, motivo – quais são os objetivos da empresa na rede social?; tempo e dinheiro – criar o perfil é grátis, mas é preciso pagar alguém para mantê-lo atualizado; comunicação interna – não adianta focar no relacionamento com os clientes e deixar de lado os funcionários; medo – nas redes sociais os consumidores criticam sem pensar duas vezes; conhecimento – analise o perfil do seu cliente antes de ingressar em uma rede social; e resultados – se esse é o objetivo, é necessário ter uma estratégia. 

Essa é uma visão que auxilia os gestores de empresas a analisarem a real necessidade de integrar a organização nas redes sociais. O mais importante nesse caso é estar ciente de que todo o conteúdo postado é de total responsabilidade da empresa e pode influenciar diretamente na imagem que o público tem da mesma. Por isso, faça uma análise e, se for participar das redes sociais, tenha um planejamento e um objetivo bem definido. 

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30 de julho de 2012

Motivação é a chave para o sucesso


Perda de energia, desânimo e falta de vontade são características que causam problemas quando presentes em uma empresa. A falta de motivação influencia em como o trabalho é desempenhado e, consequentemente, na visão que a sociedade tem da organização. O trabalho depende diretamente da energia e da vontade de alcançar os objetivos. Quem trabalha na organização é responsável pelo serviço ou produto que é comercializado. 

Objetivos bem definidos, recompensas financeiras ou apenas elogios fazem a diferença na realização das tarefas. A empresa precisa se “abastecer” de energia constantemente para dar continuidade ao trabalho sem decadência de qualidade. Essa energia advém da busca por objetivos concretos, possíveis de serem alcançados. Para isso, é importante inovar, buscar novas formas de desenvolvimento do trabalho e conquistar novos públicos. A motivação é a chave para o sucesso de qualquer empresa.

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27 de julho de 2012

Você gosta do seu chefe?


Trabalhar com alguém que você não gosta ou que não gosta de você não é fácil. Ainda mais quando a pessoa em questão é o seu chefe! Especialistas afirmam que para desenvolver um bom trabalho e realmente “vestir a camisa” da empresa é preciso se dar bem com o chefe e gostar da forma como ele trabalha. Afinal, sentimo-nos mais estimulados quando trabalhamos com alguém que admiramos. 

Devido a isso, a importância de trabalhar com pessoas que têm um bom relacionamento. Esse é um fator motivacional, apontado por muitos como mais relevante do que o salário e a promoção. Se você é chefe, esforce-se para manter uma relação amigável com os seus funcionários e se você é um empregado, procure se dar bem com os seus superiores, isso fará com que o trabalho pareça muito melhor do que realmente é. 

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26 de julho de 2012

Brasil se destaca no mercado automobilístico


Brasil como 3° colocado no ranking dos maiores mercados automobilísticos do mundo? Isso é possível? Sim. Uma pesquisa realizada pela KPMG International aponta que as perspectivas para 2016 são de que o Brasil ocupe essa colocação. 

Em 2011, o País ficou em 5° lugar, com a venda de 3,63 milhões de veículos. A pesquisa demonstra que a imagem do Brasil no mercado automobilístico tem se consolidado como uma economia sólida e com ótimas perspectivas para os negócios. Essa situação agrega ainda mais valor ao País e estimula a economia e a geração de empresas. 

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25 de julho de 2012

Marketing Cultural: Visibilidade e consciência social


Você já ouviu falar em marketing cultural? Esse conceito nada mais é do que toda ação de marketing que utiliza a cultura como meio de comunicação para divulgar o nome, o produto ou a imagem de uma empresa. O marketing cultural é desenvolvido devido à necessidade de diferenciação das marcas, de posicionamento da empresa como socialmente responsável e de diversificação do mix de comunicação para melhor atingir o público. 

É importante que a empresa analise qual será o evento/projeto cultural que vai patrocinar, já que a imagem organizacional ficará vinculada a ele. O investimento em cultura é uma oportunidade para as empresas participarem da manutenção dos valores culturais da sociedade e, consequentemente, constroem uma imagem forte e bem posicionada frente ao consumidor. 



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24 de julho de 2012

Tem ficado cada vez mais caro abrir uma franquia


Atualmente, existem franquias de todos os tipos que comercializam os mais diferentes produtos e serviços. Em 2011, o número de franquias cresceu 15% no Brasil. Ou seja, foram criadas mais de 17,6 mil franquias, que geraram 275.298 empregos diretos. Esse ano, a Associação Brasileira de Franchising prevê que a média de crescimento continue a mesma do ano passado. 

O problema é que o investimento em franquias tem se tornado cada vez mais caro. O custo médio de instalação de uma franquia aumentou 33% de 2010 para 2011. Além disso, o investidor deve pensar nos gastos posteriores à instalação, como aluguel e contas de água, luz e telefone. A partir de então, deve analisar se é realmente melhor investir em uma franquia ou se deve optar por outro tipo de negócio. 

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23 de julho de 2012

Fazendo negócios na Austrália


Olho no olho. É dessa forma que os australianos costumam realizar os seus negócios. Para eles, o olhar demonstra confiança e é um sinal de respeito pelo empresário. Por isso, quando eles acreditam que o trabalho vai dar certo vão direto ao ponto e negociam com facilidade e rapidez. 

Durante as conversas paralelas, procure não falar sobre religião, política ou sexo, a menos que o empresário comente sobre esses assuntos. Além disso, não faça piadas sobre o jeito deles, eles costumam fazer isso, mas não são muito receptivos quando o outro faz. Prefira conversar sobre o clima ou esportes. A Austrália é um país lindo, existe muito o que conversar sobre as suas belezas naturais. Aliás, se estiver fazendo negócios nesse país, aproveite a oportunidade para conhecê-lo. Boa sorte!

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20 de julho de 2012

Tempo e foco: extremamente necessários para os negócios


O tempo é necessário para realizar as ações e o foco é uma questão estratégica, quando definimos onde queremos chegar e o que é mais importante no momento. Se não houver foco ou tempo, muitas empresas correm o risco de perder negócios. 

Ter clientes de sobra não é sinal de eficiência, muito pelo contrário, significa que a equipe não está dando conta do trabalho e não possui um planejamento. Nesses casos, o gestor deve: rever a quantidade de clientes e desenvolver um planejamento estratégico que torne visível quais são as demandas necessárias para a realização do trabalho. 

Se você quer agilizar o trabalho na sua empresa, evite perder tempo com e-mails que tratam apenas de bobagens; organize uma agenda e priorize as atividades que precisam ser concluídas; dedique tempo para suporte, apoio e solução de problemas de seus clientes; e busque formas de melhorar a qualidade do trabalho e da equipe. Ou seja, faça um planejamento das ações e vislumbre exatamente quais e quantos clientes poderão ser atendidos. 

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19 de julho de 2012

O desespero da demissão

Foi demitido? Pensa que o mundo vai acabar? Calma. Esse não é um momento fácil para qualquer profissional. Mas não adianta pensar que não tem potencial e ficar desestimulado, nem sempre os motivos para a rescisão do contrato são relacionados à incompetência. Por isso, é importante que o funcionário conheça as razões de sua demissão.

Nessa situação, aposte em algumas dicas para facilitar a busca de emprego e deixá-lo mais próximo da recolocação:

- Controle os gastos: Planeje as suas contas para não ter mais problemas no futuro.
- Aproveite para refletir: Por que perdeu o emprego? O que precisa fazer de diferente? O que você realmente quer?
- Prepare-se para oportunidades: Reveja seu currículo e se atualize de acordo com as possibilidades.
- Contate sua rede: Peça indicações, isso não é vergonha para ninguém, muitas vezes o novo emprego é alcançado através de contatos.

Boa sorte!

18 de julho de 2012

Cultura fast: você conhece?

“Estou sem tempo!” Atualmente, é comum ouvir essa afirmação de profissionais das mais diferentes áreas. É a “cultura fast”. Tudo tem que ser feito o mais rápido possível e faz com que as pessoas se estressem e não tenham criatividade para realizar as tarefas.

O segredo para encontrar mais “tempo” no cotidiano é pensar no presente. Estar sempre preocupado com o futuro, projetando o que vai acontecer, faz com que as pessoas pensem que têm muito o que fazer. As tarefas se acumulam mentalmente e faz com que os profissionais percam a calma. Gestores e colaboradores de empresas devem ter calma para alcançar os seus objetivos e não apressar as ações e projetos.

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17 de julho de 2012

Você prefere vender ou produzir?

O que é mais fácil, vender ou produzir? A grande maioria dos empreendedores acha mais fácil produzir. Porém, deve-se ficar atento a essa questão. Não vender o que é produzido pode gerar um acúmulo de produtos e falta de verba para dar continuidade ao processo. Em algumas áreas é necessário buscar inovação e ampliar constantemente a qualidade para se manter no mercado.

Devido a isso, a importância de procurar profissionais capacitados para vender. Os quais precisam ter técnica, criatividade e “jogo de cintura” para conquistar o cliente e torná-lo fiel. É através desse tipo de cliente que surgem novos e assim por diante. Só não se preocupe tanto com a venda e se esqueça da produção, ela também é essencial para o seu negócio, encontre um equilíbrio.

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16 de julho de 2012

Consumidores aderem a práticas sustentáveis que geram economia

Muito se ouve falar hoje em dia em sustentabilidade e consumo consciente. Uma pesquisa realizada pelos Institutos Ethos e Akatu aponta que 60% dos consumidores aderem a práticas sustentáveis quando as mesmas geram algum tipo de economia. Por isso, são cada vez mais comuns práticas como fechar a torneira ao escovar os dentes ou desligar a luz quando é desnecessário.

Em relação às compras, o comportamento sustentável ainda é restrito a poucas pessoas. Raramente os consumidores se importam em comprar produtos com material reciclável e mais raro ainda é encontrar pessoas que se preocupam em saber se a marca que está comprando investe em ações sustentáveis. Mas essa visão tende a mudar com o passar dos anos, por isso é importante que as empresas desenvolvam práticas sustentáveis, de forma a cuidar do planeta e garantir a preferência dos clientes.

 
 

13 de julho de 2012

Você sabe lidar com o seu chefe?

Existem chefias de todos os tipos. Tem o chefe bem humorado, o manipulador, o agressivo, o centralizador, o sem limites, o mal humorado, o que aceita tudo e não reclama, o que não ajuda e/ou orienta, o participativo, entre outros. O perfil varia de acordo com a personalidade do profissional.

Mas será que você sabe lidar com o seu chefe? É importante respeitar a hierarquia, mesmo quando o relacionamento é bom e o chefe dá liberdade; evitar comentar sobre problemas pessoais muito sérios; ser honestos quanto aos prazos; ser transparente em relação aos objetivos profissionais; e usar a disposição para demonstrar que estará sempre presente para ajudar, porém, com certos limites profissionais. No caso de existirem problemas com o chefe, a melhor alternativa sempre é conversar e nunca bater de frente, afinal, existem regras hierárquicas e de respeito que devem ser cumpridas dentro de uma organização.

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12 de julho de 2012

Vai fazer negócios em Hong Kong?

Hong Kong é oficialmente Região Administrativa Especial da República Popular da China. É um país com um centro financeiro internacional, com uma economia capitalista altamente desenvolvida, sendo uma das economias mais liberais do mundo. Hong Kong possui seu próprio sistema legal, moeda, alfândega, direitos de negociação de tratados e leis de imigração próprias.

Isso faz de Hong Kong um país procurado por executivos para a realização de negócios. Se esse for o seu caso, aproveite algumas dicas: Os profissionais de Hong Kong costumam assumir uma postura mais conservadora frente aos negócios. Portanto, não é aconselhável fazer críticas sobre o governo ou a relação com a China. Prefira conversar sobre a situação geral da economia e sobre negócios. É bom não se desviar muito desse assunto.

Boa sorte!

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11 de julho de 2012

Por que procurar um coaching?

O objetivo do coaching é orientar o processo de desenvolvimento das pessoas, tanto na área profissional quanto na pessoal. Para isso, o coach ajuda o cliente a perceber as capacidades que possui e os recursos que estão ao seu alcance para desenvolvê-las.

Devido a importância desse método, o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, lista 10 motivos para procurar um curso de coaching:

- Não saber qual caminho seguir: auxílio no processo de auto-conhecimento;
- Por onde devo começar: ajuda para buscar formas de se organizar e otimizar as tarefas;
- Como fazer as coisas darem certo;
- 24h, são o suficiente SIM: técnicas para administrar o seu tempo;
- Como finalizar os projetos que inicio: aprender a ter foco e traçar objetivos;
- Necessidade de mudança;
- Busca por resultados: desenvolvimento do potencial;
- Conciliar vida pessoal e profissional;
- Ser mais feliz: através da superação de obstáculos, motivação e equilíbrio estimuladas pelo coaching, é possível se sentir realizado.

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10 de julho de 2012

Qual é o seu legado?



_STEVE JOBS

Olhos no futuro, liderança inovadora, execução eficaz. O cofundador e ex-CEO da Apple, Steve Jobs, reunia como ninguém estas práticas. Seu trabalho, visão de mundo e audácia influenciaram e ainda vão influenciar e muito o modo como as pessoas vivem, trabalham e criam.

Jobs desenvolveu projetos de computadores fáceis de usar, equipados com mouses e ícones para ativar programas ou abrir arquivos. O empresário também deixou sua marca nos filmes de animação: criou a Pixar e inovou com a ideia de desenvolver desenhos animados no computador. Além disso, revolucionou a forma como as pessoas escutam música - com o tocador de MP3 iPod e a loja virtual iTunes; e a maneira como o computador é utilizado, através do tablet Ipad.

Além de multiplicar o valor da Apple por cem em 15 anos, as ideias inspiradoras de Jobs não só criaram produtos de sucesso como iPhone, iPad, iPod, mas ajudaram a repensar a comunicação, a telefonia móvel, a usabilidade da tecnologia, o entretenimento e os negócios online.

E você, qual legado gostaria de deixar para o mundo?
Participe e tenha a oportunidade de repensar as suas realizações!

9 de julho de 2012

Brasil é um bom negócio?



O Brasil tem fronteiras com praticamente todos os países da América do Sul. É a porta de entrada para o mercado íberoamericano. É o quinto país do mundo em extensão territorial e o maior da América Latina. Sua diversidade geográfica o transforma em um dos principais exportadores mundiais de matérias primas.

As perspectivas de desenvolvimento econômico no Brasil são positivas, o que faz do país um lugar com diversas oportunidades profissionais. Ainda assim, existem algumas características negativas que podem influenciar nos negócios, como a desiguadade da distribuição de renda, infraestrutura insuficiente, custo de vida mais alto da América Latina, entre outros.

Mas, pensando no lado bom, o Brasil é rico em cultura e possui uma diversidade que encanta quem chega no país. Pelo tipo de negócios e setores de maior potencial (infraestrutura e energia), quem vem de fora para fazer negócio no Brasil precisa ter perfil técnico e nível médio-alto para ter mais chances no mercado de trabalho.

Se você não é daqui e está chegando para investir no Brasil, abuse do relacionamento com as pessoas, os brasileiros se importam com isso mesmo quando o assunto é negócios. Boa sorte ;)

6 de julho de 2012

Quando se fala em treinamento corporativo...


Palestras intermináveis, excesso de informação, cansaço. Este costuma ser o cenário imaginado por grande parte dos funcionários quando o assunto é treinamento. Não à toa. Os treinamentos empresariais integram um dos ambientes mais conservadores do mundo corporativo. Não raro, empresas ofertam este tipo de atividade para seus funcionários apenas quando há um problema a ser resolvido. De forma isolada e geralmente emergencial, os treinamentos convencionais acabam se transformando em soluções onerosas para a empresa e cansativas para o funcionário.

Ainda assim, o treinamento é um dos caminhos mais seguros para desenvolver estratégias bem sucedidas de crescimento e posicionamento frente ao mercado. Por isso, antes de criar um programa de treinamento na sua empresa, busque alternativas para que este não seja um momento cansativo para os funcionários. Estudos comprovam que a curva de atenção das pessoas em atividades de aprendizagem não costuma passar de 15 minutos. Não adianta pensar em horas ou dias de treinamento. O ideal é focar nas informações necessárias a serem transmitidas aos colaboradores e pensar em uma metodologia que cause menos perturbação na rotina de trabalho. Dessa forma, os benefícios são tanto para empresa quanto para os funcionários, que podem aproveitar as informações e técnicas para aplicar imediatamente no trabalho e ainda têm mais facilidade para manter o foco.

5 de julho de 2012

Google lança aplicativo que permite a chefes rastrear funcionários

 A partir de agora, funcionários pensarão duas vezes antes de esticar o horário de almoço ou mentir uma consulta médica. Graças a um novo aplicativo criado pelo Google Maps que permite chefes rastrearem seus empregados.

O serviço custa 15 dólares por usuário e é chamado Google Maps Coordinate. Para utilizar é basta fazer download em um smartphone Android e o programa enviará a localização do funcionário atualizada a cada cinco segundos.

De acordo com o comunicado do Google, o propósito é controlar os funcionários cujo trabalho é exercido fora do escritório e facilitar o trabalho. A empresa ainda oferece o exemplo de uma companhia elétrica que poderá mandar o eletricista que estiver mais próximo a um chamado. Além de agilizar, as companhias poderão analisar a eficiência da sua equipe.

O porta-voz da Google afirmou que os funcionários não precisam temer a invasão de privacidade, já que o programa terá apenas a função nos escritórios e será inutilizável nos horários de folga. Lillie Coney, diretora do Centro de Privacidade Eletrônica diz que a tecnologia deveria permitir que os funcionários controlassem o nível de rastreamento, pois mesmo nos locais de trabalho as pessoas precisam de certa privacidade.

4 de julho de 2012

Será que os brasileiros são empreendedores?


Afinal, o que é empreender para você? O empreendedorismo está focado no desenvolvimento das habilidades em prol da realização de um objetivo. O profissional empreendedor consegue enxergar a oportunidade de criar e tirar o projeto de um negócio do papel.

Uma pesquisa realizada ppelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) aponta que, no Brasil, 15 milhões de pessoas estão envolvidas na criação ou abriram um negócio há menos de 3,5 anos.

Dentre estes, 58% dos que possuem negócios em estágios iniciais percebem boas oportunidades para os próximos seis meses para começar um negócio na região em que vivem. Entre a população adulta brasileira em geral esse percentual é de 43%, e na média dos 54 países participantes é de 39%. Apenas 21% dos empreendedores em estágio inicial dizem que o medo de fracassar impediria que começassem um novo negócio.

Esse otimismo é uma das principais características do empreendedor. É importante conseguir enxergar as oportunidades e buscar formas para se destacar no mercado. Isso pode ser alcançado com dedicação e muita pesquisa, afinal, não vale a pena entrar em um campo que você não conhece.

Boa sorte!

3 de julho de 2012

Líder X ou Y?



X e Y não são apenas letras. Elas representam também gerações de profissionais que estão no mercado de trabalho. Você sabe diferenciá-los? Se você é colaborador ou líder de uma equipe é interessante saber a tendência de comportamento de cada geração, assim pode prever ações e buscar as melhores formas de estimular cada um. 

Os estilos de liderança são muito diferentes, mas quando sabemos a que geração os líderes pertencem, podemos entender melhor as suas atitudes. O líder X busca chegar a um objetivo central, sendo focado no que precisa atingir ele costuma analisar as consequências das ações a médio e longo prazo. Ele é muito focado e às vezes pode ser desatento às demandas da equipe. Já o líder Y busca desafios constantes, é aberto ao diálogo, pensa no curto prazo e utiliza muito a tecnologia a seu favor.

Independente da forma de chefiar uma equipe, os desafios da liderança existem em qualquer empresa. Seja o líder da geração X ou Y, deve haver treinamento e constante aprendizado para buscar o desenvolvimento dos profissionais.

2 de julho de 2012

O que um líder NÃO deve fazer?


É comum ouvir falar ou ler sobre o que o líder de uma empresa deve fazer, como deve se portar ou como precisa agir para garantir o desenvolvimento da organização. Mas, o que um chefe NÃO deve fazer?

- Dizer "Eu gostaria de ter me desculpado antes, mas...": Um líder tem que ter um comportamento modelo. No caso de errar, deve se desculpar na hora.

- Entregar relatórios anuais de desempenho: O ideal é que os "feedbacks" não sejam programados e sejam feitos sempre quando necessário, para que a equipe se desenvolva dia a dia. 

- Realizar reuniões formais para solicitar ideias: Quando o chefe é aberto a novas ideias, não é necessário brainstorm, o colaborador vai até ele quando tem algo diferente para sugerir.

- Criar planos de desenvolvimento: O líder deve criar oportunidades, mas não deve limitá-las a um plano de crescimento. Alguns colaboradores se desenvolvem mais, outros menos, nessas situações não vale a pena pressionar.

- Pedir favores: Não adianta fazer favores para depois pedir coisas em troca, essa não é a postura de um bom líder.

Preste atenção nessas dicas e busque formas de exercer a liderança da melhor forma. Fique a vontade para nos contar as suas experiências!

 
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