27 de abril de 2012

O seu negócio é confiável?

Muitas vezes, diante dos concorrentes, a organização se vê sempre como a pior. Seja por não conseguir os mesmos resultados ou não ser reconhecida como a concorrência. Esse sentimento de inferioridade afeta diretamente nos processos.

Quando o negócio é visto como o pior dentre os concorrentes e essa é uma motivação para melhorar, é benéfico. Porém, não é sempre assim. Muitas vezes o que é ruim, pode se tornar ainda pior quando não há estímulo para melhorar.

Nem sempre as empresas se veem da forma como realmente são. No caso de esse sentimento de inferioridade persistir, é aconselhável a contratação de um consultor, que oriente a organização a melhorar os seus processos e proporcione motivação.

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26 de abril de 2012

YouTube como ferramenta para os negócios?

O YouTube é utilizado para o compartilhamento dos mais diferentes vídeos em formato digital e é acessado por milhões de pessoas todos os dias. Essa é a razão que faz desta uma ferramenta com grande potencial para divulgação de marcas.

Através de vídeos inovadores, engraçados, que transmitam uma mensagem relevante, as empresas podem criar um canal próprio no YouTube e chamar a atenção dos internautas para as suas marcas. Grandes empresas e instituições já utilizam esse meio de divulgação. Exemplo disso são: Beto Carreiro World, banco Santander e Brastemp. Por isso, não perca tempo e aproveite a facilidade desse site que está à disposição do mundo inteiro! Se não puder produzir vídeos, anuncie nos já publicados. É uma forma de ganhar visibilidade.

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25 de abril de 2012

O que fazer para se destacar no mercado?



“No limiar do século XXI, as empresas que não tiverem uma visão clara de como ser diferentes e únicas, serão devoradas pela concorrência” (Michael Porter)

Toda empresa precisa de uma estratégia competitiva. Esta se refere a como uma empresa decide competir frente às suas concorrentes. Quando a corporação define uma estratégia que a destaca e torna os seus produtos e/ou serviços mais rentáveis em relação aos demais, ela garante uma vantagem competitiva.

Mas como fazer isso? É preciso analisar os produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa e procurar formas de disponibilizá-lo com qualidade melhor ou igual a dos concorrentes, mas com um preço menor. Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Para alcançar esse objetivo, é importante ter uma equipe eficiente, que saiba aproveitar as oportunidades que surgem para o negócio.

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24 de abril de 2012

Vai mudar de emprego?




Tudo que é novo precisa de um período de adaptação. Quando o profissional muda de emprego, essa situação não é diferente. É necessário conhecer as rotinas, a cultura da empresa, a demanda e se adaptar ao novo cargo.

Não existe uma fórmula exata e nem um tempo determinado para se adaptar ao novo emprego. Essas variáveis dependem do interesse do profissional e do conhecimento para exercer a função que lhe foi destinada.

Antes de tomar a decisão de trocar de emprego analise a situação em que se encontra na atual empresa, visualize quais serão as suas chances de crescimento e não deixe de considerar valores, apesar de este não o ponto mais importante. Afinal, aonde você quer chegar? O novo emprego te dá condições para isso?

Boa sorte!

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23 de abril de 2012

Quem ganha mais?

© Bernd Vogel/Corbis
O mercado de trabalho evoluiu, as profissões estão cada vez mais democráticas, mas ainda assim há muita desigualdade entre os sexos no trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda das mulheres representava aproximadamente 70% da renda dos homens em 2010. Ou seja, os homens continuam ganham mais do que as mulheres.

As mulheres conquistaram a independência, passaram a trabalhar fora de casa e começaram a exercer tarefas anteriormente só desempenhadas por homens. Mas por que essa diferença persiste com o passar dos anos? Existe um preconceito enraizado na sociedade que precisa ser modificado. É importante deixar claro que as mulheres são tão capazes quanto os homens.

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20 de abril de 2012

Modelo de Gestão alinhado à demanda



O desejo de aproveitar de forma estruturada os cenários de crescimento está fazendo com que as empresas repensem seus modelos de gestão e procurem se adaptar às melhores práticas na administração de negócios. Para contribuir com esse processo de crescimento e de transformação é importante que os executivos estejam sempre atualizados.

O modelo de gestão se refere à forma como as empresas organizam as suas atividades com a aplicação de procedimentos, normas e regras alinhados aos valores e às crenças que determinam as escolhas por determinados comportamentos. É preciso pensar na estrutura, nas pessoas, nas tecnologias e tudo o que envolve uma empresa para que a gestão esteja alinhada à demanda.

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19 de abril de 2012

Gestão de Conhecimento e Tecnologia de Informação

O conceito de Gestão do Conhecimento propõe que todas as informações presentes na empresa, desde os processos ao que está na mente dos colaboradores, pertencem à empresa. Mas, é claro, que todo esse conhecimento pode ser utilizado pelos funcionários da organização, desde que seja revertido em ações benéficas para a corporação.

Nesse meio, a Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel de infra-estrutura. Não adianta apenas possuir o conhecimento se ele não estiver acessível e não for utilizado da melhor forma. Por isso, a TI auxilia no compartilhamento das informações e, consequentemente, na interação entre as pessoas, grupos e o conhecimento dos mesmo em relação à determinadas práticas nas empresas.

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18 de abril de 2012

Microfranquia: baixo investimento e negócio garantido

Franquias são conhecidas por grande parte do público. Mas você já ouviu falar em microfranquias? Elas são consideradas a “bola da vez” no mundo dos negócios. As microfranquias são classificadas assim pelo mercado, mas perante a lei estão sujeitas às mesmas regras e condições das franquias comuns. A diferença está apenas no investimento, em que o empreendedor não gasta mais do que R$ 50.000,00.


De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das microfranquias aumentou 15% em 2011. O faturamento das 260 redes existentes no país ultrapassou os R$ 3,9 bilhões no ano passado. Para 2012, a previsão é de que o setor cresça 20%. É uma opção segura para investir pouco e ter um retorno garantido.

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16 de abril de 2012

Você tem um networking?


© Pulse/Corbis

A concorrência no mercado de trabalho em todas as áreas demonstra um cenário em que a graduação não é o suficiente para garantir um bom emprego. É necessário saber falar outros idiomas, fazer pós-graduação, ter facilidade em trabalhar em equipe e liderar e, mais do que qualquer coisa, fazer um bom networking

Esse conceito se refere a uma rede de relacionamentos, que tem se tornado cada vez mais essencial, principalmente na questão profissional. Para construir um bom networking é importante estar sempre conectado, participar de eventos, conversar com colegas de trabalho e profissão e manter um relacionamento com os mesmo. Afinal, quem não é visto, não é lembrado!

Um bom networking significa criar e manter conexões interpessoais que facilitem trocas de informações, contatos, e conhecimento, trazendo ganhos para todas as partes envolvidas.Invista nisso e perceba a diferença que vai fazer na sua carreira.

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13 de abril de 2012

Por que fazer um curso de coaching?

Mais do que orientar, o coaching visa melhorar a vida pessoal e profissional de uma pessoa. Essa metodologia parte do princípio do desenvolvimento do indivíduo como um todo.

Com isso, a carreira de coaching tem sido considerada uma das mais promissoras no Brasil e no mundo. Isto porque a demanda por profissionais que auxiliem no desenvolvimento de competências e habilidades de pessoas e empresas vem aumentando bastante a cada ano. 

Então, que tal fazer um curso de coaching? Se você não sabe por qual caminho seguir, por onde começar e como fazer as coisas darem certo, o curso de coaching vai te ajudar. Uma das premissas é pensar que 24 horas são suficientes SIM para realizar todas as atividades, basta saber organizar o seu tempo e fazer um planejamento para terminar todos os projetos que começou.

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12 de abril de 2012

O que é preciso para ser um líder?


© Tim Garcha/Corbis

Quais são as características necessárias para ser um líder? Conhecimento, destreza, responsabilidade e honestidade? Esses são atributos importantes, ainda assim, o fundamental é gostar de pessoas. Para exercer a liderança, é essencial saber lidar com os diferentes tipos de profissionais e, principalmente, conseguir motiva-los. 


A mudança de comportamento ao ser promovido a líder é um dos pontos críticos. Quando somos funcionários, estamos acostumados a nos preocupar apenas com nós mesmos, mas na posição de gestor é preciso pensar coletivamente. Ou seja, é necessário delegar tarefas para cada um da equipe com vistas alcançar os objetivos da empresa.

Ainda assim, o maior problema é quando o profissional não está preparado para o cargo. Nesses casos, é melhor que o candidato a gestor seja sincero e socilite um tempo para buscar mais informações ou até mesmo um treinamento. 

Dica: Não assuma um cargo de liderança se não estiver pronto para desenvolver o trabalho. 

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10 de abril de 2012

HOMENS DE NEGÓCIO, LEIAM!

Empresários, negócios, pressões corporativas, local, global, etc. A Revista Exame indicou cinco livros lançados no decorrer de 2012 e que todo homem de negócios deveria ler. Confira:

“For Better or For Work: A Survival Guide for Entrepreneurs and Their Families”: Dicas para conciliar a vida profissional e a pessoal.

“Power Listening: Mastering the Most Critical Business Skill of All”: Relacionado a incapacidade de ouvir em alguns momentos.

“All Business Is Local: Why Place Matters More Than Ever in a Global, Virtual World”: Mesmo globais, as empresas precisam ter estratégias locais.

“Do Nothing! How to Stop Overmanaging and Become a Great Leader”: Fazer mais com menos esforço. O líder precisa escolher bem os funcionários e acreditar no trabalho deles.

“The Advantage: Why Organizational Health Trumps Everything Else in Business”: Como formar equips alinhadas, que possam garantir o sucesso da companhia.



9 de abril de 2012

Empresa familiar: como facilitar o relacionamento?


Dificilmente o relacionamento em empresas familiares é fácil. Laços emocionais e relações de dependência pautam a vida dos membros das famílias que possuem negócios. Pensando nisso, o Portal HSM publicou algumas dicas do especialista americano John Davis para facilitar o relacionamento na empresa familiar. Confira:

1. Analise o espaço de negociação: Não são só negócios, também é família. Pense em como orientar a negociação e levar em consideração a opinião de todos, mesmo os que não estão presentes, pois estes podem se sentir enganados posteriormente.

2. Não tente “vencer” o outro lado: Deve haver ganho mútuo, para que o relacionamento não seja afetado. 

3. Entenda interesses e perspectivas das demais partes: Em uma negociação, seja bem intencionado, perceba e escute as necessidades dos demais envolvidos.

4. Evite focar em um único assunto; identifique e negocie vários assuntos simultaneamente: Nem sempre todos estarão presentes, então aproveite o momento em que a "família está reunida" para tomar as decisões necessárias. 

5. Discuta interesses, não posições: No caso de interesses, dá para discutir as razões para tomar determinadas decisões.

5 de abril de 2012

Empresas e redes sociais: é preciso atenção!


© Corbis
Não é segredo para ninguém que as empresas utilizam redes sociais para se divulgar na internet. Mas você sabe o quanto as empresas estão presentes nesse meio? Apenas no Twitter, uma pesquisa da Palo Alto Networks divulgada pelo IDG Now!, revela que houve um aumento de mais de 700% no segundo semestre de 2011 na comparação anual.

É possível divulgar uma marca através do Twitter, mas é importante lembrar que essa ferramenta é um complemento que deve ser utilizada juntamente com outras mídias. Através dessa rede social a empresa pode gerir a sua reputação, ganhar notoriedade para a marca, credibilidade, tem uma comunicação direta com o cliente final e ainda pode ser uma forma de apresentar a sua versão rapidamente sobre qualquer situação em que esteja envolvida.

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4 de abril de 2012

Você sabe motivar os colaboradores da sua empresa?

O que toda empresa quer e precisa é de profissionais interessados em fazer o melhor e animados para realizar o trabalho. Porém, você sabia que grande parte dessa motivação depende do gestor da organização?

Um site de notícias elaborou uma lista com 10 questões que todo líder deve ter em mente. Confira:

1. Os profissionais são únicos: Não adianta pensar que ao motivar um colaborador, estará estimulando a todos. 
2. Desafios megalomaníacos: Todo profissional gosta de desafios, mas o gestor erra quando solicita um desafio absurdo, quase impossível de ser realizado. O funcionário percebe que não vai conseguir realizar o trabalho e se sente desmotivado. 
3. Sempre em cima: Não adianta ficar em cima do profissional, qualquer um quer autonomia e liberdade. 
4. Falta de clareza: Todas as ações devem ser bem claras para todos os membros da equipe. 
5. Feedback mal dado: Com pontos positivos e negativos do trabalho do profissional. 
6. Falta de feedback: Todo mundo espera e precisa de um retorno sobre o trabalho. 
7.Promoção sem remuneração: É só mais trabalho, pelo mesmo salário. Esse não é um fator motivacional. 
8. Possibilidades que nunca chegam: Situações como essa vão desestimulando aos poucos. 
9. Delegar sem dar suporte: É preciso orientar. 
10. Delegar sem dar autonomia: No início pode ser bom, mas depois o profissional vai sentir necessidade de desenvolver o trabalho da sua maneira.

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3 de abril de 2012

NÃO SÃO SÓ AS EMPRESAS QUE PRECISAM DE GESTÃO FINANCEIRA

© Kate Kunz/Corbis
Com a gestão financeira pessoal é possível analisar e avaliar as reais necessidades de gastos. Um bom planejamento financeiro evita dívidas, preserva os patrimônios e auxilia no investimento com sabedoria e segurança. Quando se trata das finanças da família, esse tema gera discussões, pois muitos sonhos e expectativas pessoais e familiares dependem de economia.



É importante que a família saiba gerir de forma responsável as suas finanças e siga algumas práticas para administrar melhor as receitas, despesas e custos. Não adianta fazer economia apenas quando a situação ‘aperta’, é indispensável ter disciplina.

Muitas vezes, devido ao impulso para o consumo, as pessoas gastam com bens supérfluos. Para não contrair dívidas desnecessárias e ter a possibilidade de alcançar seus objetivos pessoais que dependem da questão financeira procure fazer uma previsão dos gastos fixos, tenha metas para serem alcançadas, faça investimentos e não contraia dívidas até saldar as já existentes.

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2 de abril de 2012

COACHING X MENTORING

© Nice One Productions/Corbis
Crescimento pessoal e profissional. Esse é o objetivo da maioria dos indivíduos. Para alcançar tal objetivo, alguns buscam por cursos, especializações ou até mesmo técnicas de coaching ou mentoring. Mas você sabe a diferença entre os dois? Pode distinguir exatamente o que precisa? 


O coaching auxilia na solução dos problemas, é como um treinamento, de forma a orientar um indivíduo ou um grupo de pessoas a desenvolver as suas habilidades. No treinamento de coaching o profissional será auxiliado a planejar, estabelecer metas e prazos em busca de objetivos e resultados desejados tanto dele quanto da empresa. 

Já o mentoring é um relacionamento entre duas pessoas, sendo que uma delas está voltada ao desenvolvimento da outra. Ou seja, um profissional experiente ensina outro sem conhecimento total na área. Nesse caso, não há prazos estabelecidos, o crescimento ocorre de acordo com aprendizado e necessidade para ocupar determinado cargo. 

As duas técnicas são voltadas ao aperfeiçoamento, porém, o mentoring é destinado ao desenvolvimento profissional e o coaching, além do profissional, também se destina ao alinhamento da vida pessoal. 

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