31 de janeiro de 2012

AS 10 PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO, SEGUNDO A FORBES


© Volker Moehrke/Corbis

1º Carlos Slim Helú e família: Suas economias foram avaliadas em 2011 pela Forbes em 74 bilhões de dólares. Slim começou a trajetória de sucesso com uma fábrica de refrigerantes. Hoje, o magnata é dono de mais de 200 empresas espalhadas pelo México. 

2º Bill Gates: O fundador da Microsoft ocupou o posto de homem mais rico do mundo durante 14 anos. Nesse ano, sua fortuna é estimada pela Forbes em 56 bilhões de dólares. Além da Microsoft, os investimentos de Gates incluem os hotéis Four Seasons e a Televisa. 

3º Warren Buffett: Fortuna estimada em 50 bilhões de dólares. Depois de assumir o controle da fábrica têxtil Berkshire Hathaway em 1965, Buffett passou a usá-la para investir em ações. 

4º Bernard Arnault: A fortuna do empresário francês é estimada em 41 bilhões de dólares. Arnault é fundador e CEO do grupo LVMH, conglomerado que reúne as marcas Louis Vuitton, Dior, Moet & Chandon e Bulgari; além de uma operadora de turismo (a Go Voyage), uma fábrica de iates (Royal Van Lent) e uma participação na rede de supermercados Carrefour. 

5º Larry Ellison: Fortuna estimada em 39,5 bilhões de dólares. O norte-americano Ellison fundou a Oracle em 1977, enquanto trabalhava em uma empresa de processamento de dados. Seu primeiro protótipo foi vendido para a CIA. A empresa desenvolveu tecnologia para a Amazon e também para o eBay.

6º Lakshmi Mittal: Fortuna estimada pela Forbes em 31,1 bilhões de dólares. Mittal é o presidente da Arcelor Mittal, a maior produtora de aço do mundo. 

7º Amancio Ortega: Sua fortuna é de 31 bilhões de dólares. Dono da Inditex, que hoje produz roupas para marcas como Zara, Massimo Dutti e Stradivarius. A empresa possui 5.000 lojas em 77 países. Além de roupas, o espanhol também investe em imóveis, gás, turismo e bancos.

8º Eike Batista: O brasileiro tem uma fortuna estimada em 30 bilhões de dólares. O brasileiro é dono do conglomerado EBX, que reúne companhias de mineração, petróleo, energia, logística, imóveis, turismo e entretenimento. 

9º Mukesh Ambani: Obteve 27 bilhões de dólares no ano de 2011. Sua fortuna veio do seu trabalho na empresa herdada do pai – e repartida com o irmão. Ambani é presidente do conglomerado mais valioso da Índia, o Reliance Industries.

10º Christy Walton e família: Com 26,5 bilhões de dólares, Christy herdou seu patrimônio após a morte do marido, John Walton, em 2005. John era filho de Sam Walton, o fundador do Walmart, a maior rede de varejo do mundo.


30 de janeiro de 2012

DICAS DE MAFIOSOS PARA GERIR OS NEGÓCIOS ETICAMENTE


(Divulgação)
Os mafiosos não aplicam (ou aplicavam) os melhores modelos de gerenciamento de negócios do mundo, até porque agem fora da lei. Mas existem alguns princípios utilizados pela máfia que podem ser utilizados por qualquer empresa. As dicas a seguir foram retiradas do livro “Mob Rules: What the Mafia can teach the legitimate businessman” do ex-mafioso Louis Ferrante.

1 – Guarde sua arma e ajude uma velhinha a atravessar a rua: respeito aos valores da família e da organização.
2 – Por que só há velhos na máfia? Porque eles amam o que fazem: gostar do trabalho desenvolvido é essencial para obter sucesso.
3 – Mafiosos não tomam nota – exercite sua memória: nem sempre você vai poder marcar tudo o que está sendo feito na empresa, é importante ter uma boa memória nesses momentos.
4 – Três pessoas com um segredo? Só se duas morrerem: confiança é fundamental para os negócios, mas não confie em qualquer pessoa.
5 – Transforme o lixo em ouro: enxergar oportunidades onde ninguém mais vê é um diferencial.
6 – Respeite a cadeia de comando: o respeito a hierarquia é necessário para que as coisas saiam de acordo com o planejado.
7 – Seja persuasivo, mesmo quando não estiver armado: motivar equipes e fazer aliados a partir da persuasão.
8 – Mantenha as portas do seu clube abertas: permite que o gestor tenha uma visão ampla de tudo o que acontece na empresa e dá oportunidade para que novos talentos colaborem. 


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27 de janeiro de 2012

COLABORADORES PODEM SER FONTE DE INOVAÇÃO

© Pulse/Corbis
Inovação significa trazer uma visão diferente sobre o que já está estabelecido e melhorar o que não está indo tão bem. Inovar é o verbo do momento para as empresas. Mesmo quando não há dificuldades, as organizações têm buscado rever os processos, de forma a trazer novidades e garantir clientes/consumidores.

Mas de onde vem a inspiração e as ideias inovadoras? Dos colaboradores! A partir do conhecimento e da vivência das pessoas que trabalham na empresa é que surgem as ideias para modificar rotinas e processos. É importante que os gestores dêem espaço para que os funcionários das empresas opinem e sugiram novas práticas. 

As empresas mais inovadoras são aquelas que têm a capacidade de utilizar a criatividade de seus colaboradores em prol da evolução, independentemente da sua função. Por isso, gestores, confiem na sua equipe e aproveitem as ideias de quem conhece as rotinas da empresa.

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26 de janeiro de 2012

COLABORADORES MOTIVADOS SÃO MAIS PRODUTIVOS

© Helen King/CORBIS
Motivação é um conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordens fisiológicas, intelectuais ou afetivas, que agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo, despertando sua vontade e interesse por uma tarefa ou ação conjunta (Portal do Marketing).

A motivação é importante para atingir melhores resultados em qualquer situação e no ambiente de trabalho não é diferente. Quando os colaboradores sabem a importância do seu trabalho para a organização e para sociedade, eles se sentem mais felizes e produzem mais do que aqueles que não têm consciência disso. 

Conseguir motivar a equipe de trabalho é uma arte. Os líderes devem buscar formas de despertar o interesse dos colaboradores seja qual for a situação em que a empresa se encontre. Para isso, é essencial que o gestor demonstre confiança na equipe e mantenha sempre contato com os colaboradores, dando um retorno sobre o trabalho realizado (o famoso feedback). 

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25 de janeiro de 2012

DISK, CLIQUE, TECLE... ATÉ QUANDO?


© Bob Jacobson/Corbis

Com o surgimento de novas tecnologias, como o tablet e o celular, alguns verbos utilizados no cotidiano estão prestes a serem extintos. Hoje em dia ninguém mais fala “discar” quando vai fazer uma ligação e logo ninguém mais falará “clicar” ou “teclar”, pois já existem diversos modelos de celulares e computadores que não possuem teclas e todos os comandos são realizados através do toque dos dedos.

Em breve, os usuários de tecnologia verão os botões como algo histórico. Os mouses estão com os dias contados e os celulares que não são “touch screen” também. Mais do que nunca, a interatividade e a tecnologia estão dominando o nosso dia-a-dia. Mas, não se preocupe, devido às facilidades e benefícios, adaptar-se a tecnologia é fácil e os verbos que estão entrando em extinção não farão falta para a maioria das pessoas. 

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24 de janeiro de 2012

iBook deve revolucionar mercado editorial


Por centenas de anos, os livros didáticos colocaram um mundo de conhecimento nas mãos dos alunos. Mas, mesmo que a forma das pessoas aprenderem tenha mudado drasticamente, o livro tradicional tem permanecido o mesmo ao longo desse tempo.

Pensando em revolucionar o setor editorial, a Apple introduzia no mercado os "iBooks/Textbooks", parte de sua iniciativa por uma nova educação. Os livros da Apple querem oferecer um aprendizado dinâmico, atual, cativante e verdadeiramente interativo.

Confira o vídeo publicado pela empresa (em inglês):

COACHING: MELHORES RESULTADOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS


O coach profissional ajuda o indivíduo a aprender e amplia as suas perspectivas ao invés de simplesmente ensinar. O compromisso desse profissional é com o desenvolvimento de competências e a realização das pessoas, seja na área profissional ou pessoal – já que existe o Life Coaching (processo prático e objetivo de reorganização e reestruturação de vida) e o Executive Coaching (focado no desenvolvimento de líderes empresariais).

O coaching é uma opção para quem busca por melhores resultados e também para quem quer começar uma nova carreira e não sabe qual caminho seguir. O profissional planeja o seu futuro, oferece recursos, tira limitações, encoraja e desafia a pessoa para obter mais dela mesma e conquistar excelentes realizações. Para isso, programa estratégias e define os objetivos e resultados que se deseja alcançar. 

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23 de janeiro de 2012

RANKING DAS PROFISSÕES QUE MAIS ESTRESSARAM EM 2011

© Mario Castello/Corbis

O stress é um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. As causas podem ser as mais variadas, dentre elas o alto padrão de exigência, o medo e a frustração – tanto no ambiente de trabalho quando na vida pessoal. 

O site de empregos CareerCast listou as 10 profissões mais estressantes de 2011. Para isso, avaliou as condições de trabalho, o grau de competitividade, os riscos, o salário e o potencial de crescimento na carreira de 200 profissões dos Estados Unidos.

1 – Piloto de aviões comerciais: A responsabilidade de conduzir as vidas de centenas de pessoas no céu, as diversas horas de trabalho seguidas, os horários estabelecidos estão entre os motivos que tornam esta a profissão mais estressante.
2 – Relações Públicas: Ser a ponte entre as empresas e o público em geral, a pressão diária e a falta de reconhecimento tornam essa profissão estressante.
3 – Executivo Sênior: O status profissional e salarial é diretamente proporcional ao nível de stress.
4 – Fotojornalista: É complicado conseguir os melhores enquadramentos e ir a qualquer lugar para conseguir realizar o seu trabalho.
5 – Repórter: Os prazos de entrega apertados, as longas horas de trabalho e a busca constante por notícias para divulgá-las em tempo real, com o objetivo de mostrar um fato novo, causaria stress em qualquer pessoa.
6 – Executivo de contas: A rotina é estressante, pois o profissional deve cuidar de várias contas e traduzir os desejos dos clientes à área de criação da agência de publicidade.
7 – Arquiteto: Os maiores problemas são os entornos, a burocracia para aprová-lo junto à prefeitura, as reclamações dos vizinhos e preocupações dos clientes.
8 – Corretor de Valores: O dia-a-dia da profissão é em torno das pressões de clientes investidores e das alterações rápidas do mercado de ações.
9 – Técnico de emergência médica: Ele precisa manter vivo o paciente até a chegada ao hospital, motivo que já justifica o stress profissional.
10 – Corretor de Imóveis: O corretor precisa falar com pessoas todos os dias, conhecer novos empreendimentos, cultivar os clientes que possui, além de estar sempre de bom humor para convencer as pessoas a comprar. 

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20 de janeiro de 2012

O que é SOPA e o que pode mudar?


A sigla SOPA (Stop Online Piracy Act) significa Lei de Combate à Pirataria Online. Basicamente, esse projeto de lei expande os meios legais para que os detentores dos direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos pirateados. Se aprovado, os detentores de propriedade intelectual terão o direito de bloquear indiscriminadamente o conteúdo da web. A Internet livre, como conhecemos hoje, estaria ameaçada.

O projeto será votado em fevereiro pelo Congresso norte-americano e, de acordo com o texto, o SOPA poderá afetar sites do mundo todo. Companhias prestadoras de serviço de acesso à Internet poderão, inclusive, ser indiciadas caso permitam o acesso a conteúdo que infrinja as leis de propriedade intelectual. Da mesma forma, sites de buscas, assim como Google e Bing, seriam obrigados a censurar páginas do tipo.

Um segundo projeto de lei, que também circula no Congresso dos Estados Unidos, é igualmente preocupante. Trata-se do Protect IP, também conhecido como PIPA. A medida, assim como o SOPA, tem a função de combater a pirataria, inclusive atacando sites hospedados fora do território norte-americano.

Alguns dos sites mais acessados na Internet ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, um protesto que tem sido chamado de blackout. A Casa Branca e grandes organizações como Google, Mozilla, AOL, LinkedIn, Facebook, Twitter e Zynga devem aderir ao manifesto. O blackout já foi feito por alguns sites, incluindo alguns brasileiros. Entre eles, estão Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo, Observatório da Internet, Open Business.

Veja o vídeo explicando o SOPA, com legenda em português:

Vídeos: SOPA e PIPA • O que é Protect IP Act Breaks the Internet [legendado]


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A IMPORTÂNCIA DE SABER OUTRO IDIOMA PARA SE MANTER NO MERCADO DE TRABALHO

© Josef Lindau/Corbis


Uma pessoa que queira ser considerada empreendedora e deseja alcançar o sucesso profissional tem que estar permanentemente disposta a aprender. Saber falar outros idiomas, por exemplo, tornou-se essencial para qualquer carreira. Hoje em dia, não ter conhecimento de outro idioma pode fazer com que muitos profissionais percam vagas de trabalho. 

Você já aprendeu a falar inglês? Espanhol? Tem a possibilidade de aprender a falar outros idiomas? Pois então aprenda! Saber outras línguas nunca é demais, no mercado de trabalho não é possível prever quando será necessário utilizar determinados idiomas para negociar. Aliás, fazer negócios em outro país sem conhecer a língua nativa pode gerar situações constrangedoras ou ainda pode fazer com que o negócio não se concretize. Por isso, não seja passado para trás no mercado de trabalho, invista na sua qualificação também através do aprendizado de outros idiomas. 

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19 de janeiro de 2012

PORTUGAL: UM DOS PAÍSES MAIS FÁCEIS PARA FAZER NEGÓCIOS

Criar uma empresa em Portugal é fácil e rápido. Você pode constituir uma empresa em apenas uma hora e começar a fazer negócios no mesmo dia. A operação completa é a mais barata da Europa e, além disso, a localização é privilegiada geograficamente, ideal para os que procuram abastecer o mercado europeu ou expandir seus negócios para outras partes do mundo. 

Para fazer negócios e se relacionar com os portugueses também não há muito segredo. A maioria deles são tolerantes, acostumados a lidar com pessoas de outras culturas. Mas é bom evitar comentários ou elogios desde o início. Se quiser causar uma boa impressão fale bem do país, do alimento, da cidade, do clima, etc. Outros bons tópicos de conversa são falar sobre a família, futebol, vinhos, filmes, viagens e política (mas com muito cuidado). 

Só não queira discutir com os portugueses sobre carreiras, salários, profissões, religião e qualquer outro esporte que não seja o futebol. Se você for convidado para uma refeição com os negociantes e não saber exatamente como se vestir, é indicado que os homens usem roupa social, com uma gravata (que pode ser tirada, se estiver muito formal) e as mulheres roupas conservadoras. A vestimenta não é muito diferente do que em outros lugares, mas é sempre bom lembrar para não abusar. 

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18 de janeiro de 2012

EMPRESAS BUSCAM CONSULTORIA DE NEGÓCIOS

Pesquisas apontam que cresce cada vez mais a contratação de consultorias empresariais. Não existe mais o paradigma de que apenas grandes empresas precisam do auxílio de consultores, pois empreendimentos de pequeno e médio porte também devem se posicionar de forma competitiva no mercado para não acabar na falência. 

Muitas vezes, o empresário não sabe como melhorar a estrutura, os processos ou o atendimento. Por isso, existem consultores especializados que sabem como colocar a empresa no caminho certo. A contratação de um consultor não indica falta de capacidade, pelo contrário, demonstra que a empresa busca segurança, eficácia e qualidade de trabalho. 

Os empresários que estão procurando um consultor de negócios e desejam que as mudanças sejam realmente para melhor precisam prestar atenção em algumas dicas: contrate um consultoria que tenha a ver com a sua empresa, faça uma pesquisa sobre a história fiscal e jurídica da mesma, saiba quais foram os trabalhos anteriores e os resultados obtidos, levante as necessidades da sua empresa e defina qual será a finalidade principal do trabalho.

17 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS CULTURAIS PARA EMPRESA E SOCIEDADE

As responsabilidades de uma empresa vão além da administração dos negócios. As organizações estão inseridas na sociedade e disponibilizam serviços e/ou produtos que beneficiam e facilitam a vida das pessoas. Para que a relação entre a sociedade e as empresas seja uma “via de mão dupla” é preciso que as companhias também façam investimentos. Dentre eles, destaca-se o investimento em cultura. 

Segundo o Ministério da Cultura, no Brasil essa área envolve cerca de 290 mil empresas e movimenta em torno de R$17, 8 bilhões por ano. Entretanto, é necessário um maior investimento da iniciativa privada na área cultural. Todos os anos, diversas empresas brasileiras perdem incentivos fiscais federais, estaduais e municipais por não destinarem parte da sua renda à cultura. Quem sai perdendo com isso é a própria empresa e a sociedade. A empresa por deixar de lado a chance de destacar a sua marca e a sociedade que tem menos oportunidades de desfrutar de eventos culturais, que deixam de acontecer por falta de verba. 

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16 de janeiro de 2012

MUDANÇA: MAIS DO QUE UMA EXIGÊNCIA DO MERCADO, UMA NECESSIDADE

O mercado está em constante transformação, resultado da tecnologia e da globalização. Com isso, os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviços superiores. Mas esse é apenas um dos motivos que indicam a necessidade constante de mudanças para que as empresas se adequem ao mercado e se desenvolvam. Seja para reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços ou aumento da produtividade, a mudança é essencial para o crescimento da organização. 

Porém, é importante lembrar que não é fácil modificar rotinas preestabelecidas e orientar os colaboradores devidamente. Para tornar essa situação mais simples, deve-se encará-la como um aprimoramento, onde as alterações são lentas e graduais. Para que não haja resistência, os gestores devem deixar claro quais serão as mudanças, como irão acontecer e quais serão as vantagens e desvantagens para colaboradores e empresa. 

Além disso, é importante fazer um planejamento bem estruturado. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso analisar o que deve ser modificado, quais serão os benefícios, os reflexos para a empresa no futuro e avaliar a necessidade de um treinamento diferenciado para os colaboradores. 

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13 de janeiro de 2012

OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL NAS EMPRESAS

© Ashley Cooper/Corbis


Estar incluído digitalmente significa saber simplificar a rotina diária, através da maximização do tempo e das potencialidades. A inclusão digital permite mais do que a simples troca de e-mails ou a possibilidade de contato em qualquer lugar do mundo, proporciona também suporte para melhorar as condições de vida. 


No caso de uma empresa, seja grande ou pequena, a inclusão digital pode auxiliar na disponibilização de melhores produtos e serviços aos consumidores e ampliar a sua própria capacidade e dos colaboradores. Nas pequenas empresas essa melhora pode ser ainda mais visível. Através da inclusão digital é possível obter informações para torná-las mais competitivas no mercado, reduzir os custos de produção e melhorar diversos outros aspectos do negócio. É um investimento que vale a pena! 

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12 de janeiro de 2012

APRENDA A TRABALHAR EM EQUIPE

Não é de hoje que ter facilidade para trabalhar em equipe é um ponto positivo para o profissional, isso porque é comum a divisão de tarefas nas empresas. Porém, nem sempre os colaboradores sabem lidar com a delegação de trabalhos em conjunto. 

Para solucionar esse problema, uma opção para o líder é a realização de treinamentos, de forma a preparar e aprimorar as habilidades da equipe. É preciso orientar o profissional a ter paciência, aceitar as ideias das outras pessoas, não criticar, colaborar, manter uma postura participativa e solidária e manter o diálogo sempre. 

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11 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE QUANTO PAGA DE JUROS?

Lançado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) no final do ano passado, o índice do Jurômetro aponta que o governo brasileiro já pagou cerca de R$ 216 bilhões em juros da dívida acumulada em 2011. Com esse valor, seria possível construir 332 aeroportos. Se for pensar em outros meios de transporte, o dinheiro poderia ser destinado à construção de 90 mil km de ferrovias e 166 km de rodovias. 


Além disso, esse dinheiro seria suficiente para melhorar consideravelmente a educação, a habitação e a renda no Brasil. A Fiesp está construindo paineis do Jurômetro para serem colocados em frente a sede da instituição, na avenida Paulista em SP, e próximo ao Banco Central em Brasília. O objetivo é mostrar aos brasileiros quanto é pago em juros, já que essa é uma dívida assumida pelo governo em nome dos cidadãos, e reforçar os valores altos cobrados pelo Banco Central. 

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10 de janeiro de 2012

69% DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ESTÃO NO INTERIOR


Micro e pequenas empresas estão mais concentradas no interior do país, é o que apontam os dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Do total de 6,1 milhões de pequenos negócios, 30,7% estão nas capitais e 69,3% nos demais municípios. Dentre as regiões que concentram o maior número de empresas no interior, o Sul se destaca - de cada 100 micro e pequenos negócios, 81 estão fora da capital. 

Mas, por que isso acontece? Muitas vezes, as grandes cidades estão saturadas de empresas que disponibilizam produtos e serviços ao consumidor, ao contrário dos municípios do interior. Porém, essa realidade tem sido modificada nos últimos anos. Empresas de micro e pequenos portes têm optado por se instalar em cidades menores, o que gera empregos e movimentação financeira. O crescimento do município acontece em conjunto com as empresas. É uma oportunidade para quem não tem capital para abrir um grande negócio, mas quer investir em algo próprio. Os benefícios se estendem a população e a cidade. 

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9 de janeiro de 2012

SAIBA COMO FAZER NEGÓCIOS COM JAPONESES

© Seelow/photocuisine/Corbis
Em geral, fazer negócios no Japão é um desafio. A cultura e os hábitos se diferem muito dos brasileiros. Firmar um negócio com um japonês exige muito mais do que um bom produto, mas também um bom relacionamento e, principalmente, paciência.

Cause uma boa impressão, faça cartões de visita com escritos em inglês de um lado e japonês do outro. Só não pense em chegar abraçando quando encontrá-lo para tratar dos negócios. Não há muita interação física entre eles, normalmente só uma curvatura de corpos quando se cumprimentam. Porém, como você é estrangeiro, pode ser que um aperto de mão não seja levado a mal. Para não fazer algo constrangedor, espere que o japonês tome iniciativa de como será o cumprimento.

Em relação à conversa, pode-se falar sobre arte, teatro, museus, baseball e você será muito bem visto se expressar a sua opinião e perdi-lhes para explicar a tradição japonesa em relação a tais situações. Só evite falar sobre guerras do passado e política, isso pode causar desconforto nos japoneses.

Você pode elogiar as pessoas quantas vezes quiser, mas eles geralmente vão responder que não merecem. Quando você for elogiado, pode dizer a mesma coisa, é uma forma de demonstrar modéstia.

 
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