31 de outubro de 2011

Dificuldades enfrentadas por empresas familiares

© David P. Hall/Corbis


Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas do Brasil são controladas por famílias. Uma de suas características é a perda da atratividade ao longo de tempo, em virtude de alterações constantes no modelo de gestão, por isso, o maior desafio destas empresas é manter a longevidade de seus negócios. 

Para se manterem competitivas e remunerando os acionistas com taxas atrativas, as empresas familiares devem investir na profissionalização. O processo de profissionalização consiste no desenvolvimento de estratégias, processos e pessoas para que os negócios tenham crescimento consolidado. 

Outra questão relevante é que a maior parte dessas organizações não está preparada para o processo de sucessão. Normalmente, as empresas familiares são lideradas por um grande período de tempo pela mesma pessoa. Isso se torna um problema quando há a necessidade de mudança, já que nem sempre os herdeiros estão devidamente preparados para assumir cargos na empresa. Devido a isso, o maior desafio é manter os objetivos comuns em torno do patrimônio familiar. Os herdeiros devem querer alcançar o mesmo ou mais do que seus pais e avôs, para se profissionalizar e dar continuidade ao negócio da família. 

Antes de mais nada, é importante que as empresas familiares, como qualquer outra, desenvolvam um planejamento estratégico de médio e de longo prazo para ponderar oportunidades e ameaças aos seus negócios e, principalmente, para evitar confundir a realidade corporativa da vida familiar.

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28 de outubro de 2011

Diferencial: reputação corporativa


A reputação, seja de uma empresa ou de uma pessoa, é construída com o tempo. É preciso demonstrar bons comportamentos para ter uma boa reputação. Hoje em dia, as empresas que não se preocupam com a imagem que a sociedade tem da mesma acabam perdendo clientes. Ou seja, as organizações que são vistas como aquelas com pessoas felizes, crenças e valores éticos, cooperação e conteúdo têm mais chances de conquistar a comunidade, o que possibilita o lucro e o crescimento.

Dessa forma, surgiu o conceito de reputação corporativa. Para alcançá-la, especialistas orientam gestores de empresas a dar confiança aos empregados, desenvolver credibilidade junto aos investidores, ganhar confiança dos clientes, servir a comunidade e cuidar do ambiente como um todo. De acordo com um estudo realizado pela Hill & Knowlton Brasil, a reputação corporativa surge de dentro para fora, pois quando uma empresa é bem vista pela comunidade, pode atrair bons funcionários, fornecedores potenciais e, por consequência, clientes fieis. Não deixe que a sua empresa seja passada para trás, construa uma reputação corporativa!

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27 de outubro de 2011

Planejamento Integrado: trabalho de forma conjunta e organizada


© ImageZoo/Corbis

Desenvolver estratégias e maximizar resultados, esse é o objetivo do planejamento integrado. Pensar as ações das empresas de forma conjunta é uma maneira de disponibilizar os recursos corretos e necessários para a produção e realização dos serviços, sem desperdícios. 

Com um bom planejamento, que integre todos os departamentos das empresas, é possível reunir todos os suprimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e, dessa forma, melhorar o desempenho dos processos da cadeia de abastecimento. Para isso, realiza-se um planejamento de demanda, de materiais, de produção e de distribuição. Trabalhando de forma conjunta e organizada, os resultados tendem a ser positivos.  

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26 de outubro de 2011

Inovação através de profissionais!


© Pulse/Corbis

Inovar é fazer a diferença. Atualmente, a maioria das empresas busca por inovação para se destacar no mercado competitivo. Mas, afinal, como inovar? Através de processos, serviços ou pessoas? Todas essas formas são possíveis, porém, as organizações acertam quando contratam profissionais inovadores. É por meio deles que surgem as boas ideias para transformar os processos e torná-los mais rápidos, produtivos e com maior valor para o cliente.

Não é necessário ter um dom, a inovação pode ser desenvolvida. O que é preciso é ser persistente, flexível, aceitar correr riscos e observar o que acontece a sua volta. A inovação surge da oportunidade/problema em conjunto com a criatividade e o conhecimento. Se há uma chance de buscar alternativas diferentes das já existentes no mercado, o profissional deve procurar ser criativo, através das informações e do conhecimento que já foi adquirido.

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25 de outubro de 2011

Alternativa: veiculação de revistas por meio digital


Diante do acesso a internet e às mais diversas informações presentes na web, muitas pessoas deixaram de comprar jornais impressos e revistas. Seja pelo baixo custo ou pela rapidez com que a informação pode ser acessada, a internet se tornou preferência.

Reunidos no V Fórum Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), no dia 12 de setembro, executivos do setor discutiram sobre essa questão e buscaram possibilidades para o futuro das revistas. Dentre elas, as edições digitais. Por meio da internet, é mais fácil manter o acesso da sociedade ao conteúdo das revistas. O importante é que o conteúdo seja atrativo e bem contextualizado. A indústria desse setor deve estar atenta a essas novas possibilidades e investir no conhecimento por meio da tecnologia. 

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24 de outubro de 2011

Terceira idade é público em potencial para vendas

© Tetra Images/Corbis
Os brasileiros têm vivido cada vez mais, a expectativa de vida hoje é de cerca de 70 anos. Isso faz com que as pessoas estejam preocupadas em como estarão no futuro e façam planejamentos financeiros, para não passarem por dificuldades. Devido a essa expectativa, o grupo da terceira idade busca por atividades físicas, alimentação saudável, cosméticos e perfumes para se manter bem fisicamente. 


Essas características demonstram um consumidor em potencial que muitas vezes é deixado de lado nas estratégias de marketing, de acordo com o que aponta estudo feito pelo Enfoque Pesquisa. Se as empresas se derem conta das necessidades e anseios desse público consumidor, podem aumentar o índice de efetividade de suas campanhas e serviços e ampliar as vendas.


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21 de outubro de 2011

Como lidar com uma chefia problemática?

© Tim Garcha/Corbis
Mal humorado, autoritário, impaciente, agressivo, que fala alto e provoca medo. Aposto que muitos profissionais já tiveram ou ainda têm um chefe com esse perfil.  O problema é que essas características podem prejudicar a produtividade do colaborador. Ao ser chefiado por uma pessoa instável ou que sempre reclama de tudo, o profissional fica estressado e desmotivado.

Não teria como ser diferente! O ambiente de trabalho e as pessoas que estão inseridas nele influenciam diretamente na forma como os profissionais se portam e desenvolvem as suas atividades. Quem faz parte de uma empresa que possui uma gestão problemática deve procurar conviver com ela. Algumas dicas são manter a calma durante a conversa, preparar-se para falar, estar sempre embasado teoricamente em todas as ações realizadas, tirar todas as dúvidas para não fazer nada errado, ser educado e gerar resultados.

Contra fatos e dados não há argumentos. A melhor forma de se sobressair nessa situação é sendo produtivo. Nenhum chefe é problemático todo o tempo, seja ele centralizador, explosivo, perfeccionista, pão-duro, grosseiro ou autoritário. Os profissionais devem aproveitar os momentos em que eles “baixam a guarda” para demonstrar um bom trabalho e se aproximar.

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20 de outubro de 2011

What is the 3rd alternative?




By Stephen R. Covey - http://www.the3rdalternative.com/

A importância do líder em uma organização

© W2 Photography/Corbis

“Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização”.

A partir dessa definição, podemos ter ideia da importância do líder de uma organização. Um líder deve conhecer seu pessoal e sua empresa, estabelecer metas e prioridades claras, concluir o que foi planejado, recompensar quem faz, ampliar as habilidades dos colaboradores através de orientação e conhecer a si próprio.

Dentre estas características, a última se destaca pela necessidade de que o líder saiba quais são as suas forças e fraquezas e de que forma ele se porta diante da posição que assume. O comportamento de um líder pode tanto abrir quanto fechar as portas de uma empresa. É preciso que quem está nesse cargo, saiba como conduzir a equipe e motivá-la, para que os bons resultados sejam constantes. 


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19 de outubro de 2011

Investimento em TI: como mensurar o retorno e justificar o investimento?

Notebooks podem auxiliar no desenvolvimento do trabalho, mas custam mais do que computadores convencionais. Alguns softwares têm potencial para tornar o trabalho mais eficiente, mas também podem ser caros. Mas então, quando investir em Tecnologia de Informação (TI) é uma boa opção para a empresa?

Nem sempre é fácil mensurar o retorno dos investimentos em tecnologia, pois dependem de questões intangíveis, como o tempo que leva para o retorno ocorrer, a adaptação estratégica na empresa, os custos da oportunidade, os níveis de inovação necessários, o valor da conexão com os clientes e a possibilidade de retaliação por parte dos concorrentes.

Porém, o ganho em produtividade através do investimento em tecnologia é evidente. As TI podem trazer redução de custos, melhoria de qualidade, aumento da flexibilidade e inovação para os processos. Mas é essencial fazer um diagnóstico para saber como e onde investir, de acordo com a demanda do seu negócio.

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18 de outubro de 2011

Quando terceirizar é a melhor opção?

Com vistas à redução dos custos e ao aumento da qualidade, muitas empresas têm apostado nos serviços outsourcing (mais conhecidos como terceirizados). Através destes, é possível contratar pessoas especializadas para desenvolver eventuais tarefas para a organização. Dessa forma, o serviço é contratado de acordo com a demanda e os gastos para a empresa costumam ser menores. Dados da Central Única dos Trabalhados (CTU), apontam que os trabalhadores terceirizados costumam receber, em média, 27% menos que os contratados diretos. 

Porém, é preciso ter atenção ao optar pela terceirização. É essencial ter referências para não contratar pessoas inadequadas para o trabalho e acabar perdendo tempo e dinheiro. Além disso, as empresas devem analisar constantemente a possibilidade de contratar definitivamente um profissional especializado para realizar tais serviços, caso a necessidade se torne cada vez mais corriqueira.


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17 de outubro de 2011

Formação X Experiência: O que vale mais?


© Drew Myers/Corbis

O que é mais importante para alavancar a carreira: ter uma boa formação educacional ou experiência na área de atuação? Essa é uma questão que divide profissionais do mundo todo. Por um lado, os estudos proporcionam um embasamento teórico importante para realização da prática, por outro, a experiência traz a possibilidade de resolver problemas com mais facilidade.

Atualmente, o ideal é unir os dois. A evolução profissional está diretamente atrelada ao desempenho e à formação educacional. O que as empresas querem é que o profissional consiga aplicar na prática o que aprendeu na graduação (ou em outros níveis de estudo) e traga resultados. 

Investir em educação é e sempre será vantajoso para o profissional. Hoje em dia, ter diploma de graduação e conhecimento de inglês se tornaram requisitos essenciais para ingressar no mercado de trabalho. Para quem está começando, o ideal é se dedicar a estágios e programas de trainee. Dessa forma, o profissional pode mostrar que tem capacidade para desenvolver o conhecimento na prática.

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14 de outubro de 2011

Coaching e a realidade profissional

Para quem procura por melhores resultados o processo de coaching é uma opção. Através do coaching, o indivíduo aprende e amplia as suas perspectivas. Com esta habilidade, é possível adquirir novas competências e aprimorar aspectos de liderança na rotina de trabalho. Essa é uma prática que tem crescido de forma exponencial, não apenas no Brasil, como em todo o mundo. 

Atualmente, ao invés de procurar um coach, muitos profissionais têm buscado estudar essa área e trazer técnicas do processo de coaching para o seu trabalho. Isso porquê o coaching pode “ampliar os horizontes” dos profissionais e fazê-los perceber novos caminhos anteriormente não pensados. Essa é uma alternativa para quem não sabe como investir na carreia e precisa de um estímulo extra para isso. Busque conhecer melhor o processo de coaching e veja como ele pode ser aplicado ao seu cotidiano profissional.

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13 de outubro de 2011

Dia das Crianças movimenta o comércio

© moodboard/Corbis
Todos os anos as notícias relacionadas ao Dia das Crianças nos jornais são as mesmas: vendas disparadas no comércio, movimentação da economia, etc. Brinquedos, roupas e jogos eletrônicos estão entre os produtos mais vendidos nessa época. Para os empresários, esse momento é como um "termômetro", em que é possível ter uma noção do poder aquisitivo da população, para saber o quanto poderão gastar em dezembro, nos presentes de Natal. 

No Dia das Crianças, por mais que o orçamento esteja apertado, pais, tios, avós, padrinhos, sempre dão um jeitinho de comprar presentes. O problema é que, de acordo com um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em média, os preços referentes ao universo infantil subiram 6,98%. Esse percentual fez a diferença para o bolso de quem comprou presentes para as crianças. Agora é importante refazer as contas e não deixar que o gasto com o Dia das Crianças prejudique o orçamento da família. 

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11 de outubro de 2011

Empresas brasileiras gastam cada vez mais com logística


© fotog/Tetra Images/Corbis

Uma pesquisa divulgada em setembro pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) aponta que as empresas brasileiras gastaram 8,5% da receita com logística em 2010. Os setores de agronegócios, bebidas e papel e celulose superaram a média geral, com um gasto de 13,3%, 12,1% e 11%, respectivamente. 


Em 2005, esse percentual girava em torno de 7,4. O aumento no decorrer do tempo não era esperado por especialistas, que apostavam que os processos logísticos seriam cada vez mais ágeis e baratos. 

O problema é que o crescimento da produção e exportação de produtos não foi acompanhado pelos investimentos necessários na logística. Se a demanda cresce, é necessário que as opções de transporte e escoamento também sejam ampliadas. 

Um das soluções apontadas para reduzir os gastos das empresas com logística é o investimento em ferrovias e hidrovias. É preciso reduzir a dependência do transporte rodoviário, o qual possui custo mais elevado e na grande maioria não está em boas condições. 

O estudo do Ilos foi realizado com 100 das mil maiores empresas do Brasil. 

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10 de outubro de 2011

5 Things To Do Every Day For Success


"You get up at what time?" I hear that a lot along with "you are so lucky." So, I'm going to help out here and let you in on the secrets of my success. Well, not all of them but enough to show you the foundation I build on every day.

1. Wake up early. For the next week, get up a half an hour earlier that you normally do--and get going. If you get a few more things done, then get up even earlier the next week. Early in the morning is a great time to get work done because most of your associates have not started emailing, tweeting, IMing or posting yet.

2. Read the headlines and watch the news. Not only should you know what is going on in the world, you will also be the first to recognize opportunities (if you followed #1) for you and your business--long before the competition has even had their first cup of coffee.

3. Send something to one person who can hire you or buy your product--something you promised to follow-up with, a quick email with a link to something relevant or a "hey just checking in to see how thing are going" email.

4. Touch base with an old friend or associate you haven't talked to in ages. Ask how they are, what are they working on and ask or suggest how you might help. You'll make their day.

5. Write a handwritten note to someone. Seriously. It is a lost art and makes quite an impression. There is always someone you can send a thank you note to--or you aren't doing things correctly.

A simple yet highly effective list. Try all five every weekday for a month. Then, tell me I'm right. If I'm wrong, I'll buy you a cup of coffee. When you finally wake up ...

Tecnologias portáteis são cada vez mais utilizadas nas empresas


Smartphones, tablets e notebooks estão sendo encontrados cada vez mais nas empresas. Isso porquê muitos profissionais preferem trabalhar com os seus equipamentos pessoais. Dessa forma, podem armazenar as informações da forma como quiserem e ainda têm acesso a qualquer hora do dia, podendo resolver problemas sem ter que voltar para a empresa.

Atualmente, a maioria das pessoas possui os seus equipamentos pessoais. Não há maneiras de bloquear o uso da tecnologia no trabalho. Porém, é importante que a empresa saiba tratar dessa situação. Para evitar a exposição das companhias brasileiras a possíveis ataques externos ou quebras de sigilo de informações, é preciso ter processos de segurança e proteção de dados, já que muitas vezes os equipamentos pessoais podem tornar a rede vulnerável.

Os gestores e diretores de empresas devem ter ciência de que esses equipamentos são utilizados dentro da organização. A partir daí, podem buscar formas de aproveitar essas tecnologias de forma benéfica, tanto para os colaboradores, como para a própria organização. Hoje em dia, empresas fabricantes de software têm investido cada vez mais em aplicativos para esse segmento. Pelo celular, o usuário pode realizar a captação de pedidos, pesquisa de mercado, entre outras ações. Não deixe que a sua empresa fique para trás!

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7 de outubro de 2011

"Think Different"



“Here’s to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them. About the only thing you can’t do is ignore them. Because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.”


Fonte: Blog do Tas - http://blogdotas.terra.com.br/

Reduza os custos com a utilização do sistema Kanban

O Sistema Kanban foi desenvolvido a partir do conceito de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques. Normalmente, é composto por quadros e cartões visuais que auxiliam o planejamento da produção e o controle de estoques. A técnica foi criada na década de 1950, na fábrica automobilística da Toyota. 

Baseado no “Just in Time”, que significa ter somente a quantidade de material necessária para a fabricação do que o cliente necessita, o Kanban é utilizado nas empresas através de retângulos de papel colorido colocados em envelopes, sempre em um local visível a todos os envolvidos. Os cartões são divididos em: Kan Ban de requisição e Kan Ban de ordem de produção. Esses cartões circulam nos setores de produção e abastecimento da empresa, com o objetivo de não desperdiçar e reduzir custos, já que só haverá no estoque o que realmente for necessário. No Brasil, a Petrobrás, o Grupo Votorantim a Vale do Rio Doce, são exemplos de empresas que utilizam o sistema Kanban.

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6 de outubro de 2011

Como identificar uma boa oportunidade de negócio?


Você sabe reconhecer uma oportunidade? Uma das maiores dificuldades que os empreendedores enfrentam é para identificar a oportunidade de negócio correta, que pode dar certo. Isso não é fácil, depende de criatividade, capacidade, conhecimento e também de um pouco de sorte. 

Diante de tantas novidades no mercado, é difícil criar um produto ou disponibilizar um serviço diferenciado. Por isso, é importante prestar atenção a sua volta, quando se percebe uma deficiência no mercado pode-se ter identificado uma oportunidade. Aproveite, busque ideias para desenvolvê-la! 

Para identificar oportunidades de negócios seja observador e curioso, repare em tudo o que está acontecendo ao seu retorno; questione, pense em quais caminhos você pode seguir e quais resultados deseja obter; fique atento aos problemas, a solução deles pode ser uma grande oportunidade de negócio; e busque a segmentação, de acordo com as reais necessidades do consumidor, seja um especialista. 

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5 de outubro de 2011

Internacionalização: exportar, importar e consolidar parcerias


© Images.com/Corbis

Percebe-se cada vez mais a tendência de internacionalização de empresas brasileiras. Essa medida consiste na comercialização de produtos e serviços brasileiros para além da fronteira nacional, que pode baratear os custos, difundir marcas e gerar parcerias lucrativas. De acordo com um estudo divulgado em junho deste ano pela Fundação Dom Cabral, em 2010 os investimentos de empresas brasileiras no exterior alcançaram US$ 11 bilhões.

Ao contrário do que parece, a internacionalização de empresas brasileiras não é prejudicial. Pelo contrário, pois pode resultar no fortalecimento e reconhecimento da marca, o que traz lucros diretos para o país de origem: o Brasil. O objetivo é incentivar a exportação, a importação e a consolidação de parcerias entre empresas daqui e do exterior.

Mas, as empresas que ainda não se internacionalizaram devem ser cautelosas. É preciso conhecer bem o mercado em que se pretende ingressar e saber quais são as leis referentes a negócios de outros países. Para Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae possui um programa que auxilia e orienta quais são os mercados no exterior que podem ser benéficos.

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4 de outubro de 2011

Inglês: essencial para garantir uma vaga no mercado de trabalho


© Heide Benser/Corbis

As empresas não precisam mais ser de grande porte para exigir o conhecimento de inglês por parte dos profissionais. Hoje em dia, com o aquecimento da economia brasileira, os produtos e serviços atingem cada vez mais o mercado internacional. Com isso, as organizações priorizam quem possui fluência em um segundo idioma, de preferência, o inglês.

Porém, grande parte dos profissionais ainda não consegue se comunicar nesse idioma. Segundo um levantamento da empresa de recursos humanos Catho Online, somente 11%, de 46,1 mil pessoas que ocupam os mais variados cargos e níveis, comunicam-se em inglês sem dificuldade. O problema é que muitas portas se fecham para profissionais que não possuem fluência no inglês. Mesmo em empresas onde raramente se usa outro idioma nas atividades corriqueiras, o domínio garante destaque e pode possibilitar outras oportunidades.  Por isso, quem ainda não se deu conta dessa necessidade, deve buscar aprender antes de perder uma vaga de emprego por não ter o conhecimento desse idioma tão interessante.

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3 de outubro de 2011

Europa: investimentos triplicados no Brasil


Os investimentos da Europa no Brasil foram de US$ 23,4 bilhões nos primeiros sete meses deste ano, contra US$ 7,9 bilhões no mesmo período de 2010. Os dados do Investimento Externo Direto (IED) são do Banco Central. O motivo para triplicar os investimentos no Brasil é a crise fiscal na zona do euro, as empresas preferem investir no Brasil, devido a estabilidade democrática. 

Diversos setores receberam investimentos europeus, como energia elétrica, comércio varejista, produtos alimentícios, extração mineral, metalurgia, petróleo e gás, minerais não metálicos, seguros, metalurgia, farmacêutico, equipamentos de informática, educação e infraestrutura. Os setores da economia no Brasil agora são vistos como uma oportunidade para os europeus. É importante que as empresas brasileiras aproveitem esse momento e ampliem os investimentos. 

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