31 de maio de 2011

A arte de encantar

Fotografar, pintar, esculpir... ou apenas admirar as obras de outros artistas desperta boas sensações no homem. Pesquisadores ingleses descobriram que a mesma parte do cérebro que é estimulada quando estamos apaixonados, reage da mesma forma quando admiramos uma obra de arte. Essa observação da arte provoca um aumento da substância química associada ao bem estar (dopamina), resultando em sensações prazerosas.

Em uma série de testes de mapeamento do cérebro, aplicados por um neurobiologista, foram escaneados o cérebro de voluntários enquanto eles olhavam 28 pinturas. Foram incluídas obras como o Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli) e os Banhistas na Grenouillière (Claude Monet). Percebeu-se assim que o fluxo de sangue aumentou em áreas do cérebro geralmente associadas ao amor. A reação foi imediata. O resultado se assemelha ao que as pessoas sentem com o amor romântico ou quando estão sob efeito de determinadas drogas.

Com base nesses resultados, pode-se passar a utilizar obras de arte para aumentar o bem estar e saúde mental das pessoas. A arte pode reduzir o sofrimento de pacientes internados nos hospitais e facilitar a recuperação. Para quem não necessita de tratamento e está em busca de sensações boas, galerias de arte e museus são os locais mais indicados.

Particularmente referendo o que os cientistas falam, pois é prazeroso admirar a arte. Tenho paixão pela fotografia e os momentos que dedico à isto me fazem muito bem, me tiram o stress e produzem uma sensação de bem estar que recomendo a todos.

30 de maio de 2011

Quem estuda mais, tem a saúde melhor!

Além de sucesso profissional e estabilidade financeira, muitos anos de estudo podem prolongar a vida, além de ser um hábito saudável. Quanto mais educado é um cidadão, maiores as chances de ele viver mais tempo.

Um estudo britânico foi realizado com 400 homens e mulheres, com idades entre 53 e 75 anos. Os resultados indicaram que aqueles que não tinham formação universitária apresentavam telômeros (amostras de DNA) mais curtos, sinal de um envelhecimento mais avançado do que os que concluíram o Ensino Superior.

Pessoas com menos instrução tomam decisões piores em relação à saúde. Têm menos acesso a tratamentos de boa qualidade e se exercitam menos, por exemplo, estando isso mais relacionado ao nível educacional do que à classe social e renda dos indivíduos.

Outros estudos já demonstravam que pessoas com menor escolaridade apresentam maiores dificuldades para identificar os fatores de risco para o coração. As melhores condições de saúde entre os mais escolarizados, portanto, podem ser consequência de acesso à informação e a serviços de saúde, ao seu modo de vida.

Minha recomendação é que se você não frequentou a academia para adquirir educação, agora chegou a vez de frequentar para exercitar o seu corpo, do contrário não gozará de uma vida longeva.

Brincadeiras a parte, isto é coerente e sabemos que a medida que nos instruímos, temos melhor entendimento sobre as coisas, inclusive saúde e as formas de mantê-la bem cuidada.

Notícias relacionadas:

27 de maio de 2011

Altos e baixos da velocidade da Internet no Brasil




As operadoras de telefonia celular ocupam as primeiras colocações no ranking de reclamações de todo o país. Problemas com a velocidade de conexão cada dia crescem mais.

Pesquisadores de uma Universidade dos Estados Unidos criaram um aplicativo que promete fiscalizar a qualidade da banda larga. O objetivo principal é conferir se as operadoras cumprem o contrato e oferecem a velocidade corretamente. O programa chamado Kermit aparece em um momento em que várias empresas são acusadas de reduzir a velocidade da conexão, principalmente na hora dos downloads. As denúncias são em relação às conexões 3G e por fio.

Até mesmo usuários com pouco conhecimento técnico de informática conseguem usá-lo. O software exibe a qualidade de conexão de cada dispositivo (computadores, consoles de game ou TVs) e permite ao usuário escolher qual aparelho receberá mais velocidade ou será bloqueado. Outra função do aplicativo – que ainda não está disponível para download – será examinar o histórico da conexão e identificar os picos de queda.

E qual o problema de qualidade das conexões 3G, presente no Brasil desde 2008? A empresa especializada em serviços de telecomunicações ainda está em instalação no país. Elas demoraram muito para disponibilizar a tecnologia, e quando resolveram oferecê-la, passaram por alguns períodos de crise que diminuíram os investimentos em infraestrutura. Outro grave problema está nas torres, dimensionadas para suportar um baixo volume de aparelhos conectados. Em algumas regiões, as torres vivem no limite máximo de conexões, o que deixa a internet lenta.

Esta parece ser uma discussão eterna em nosso país, pois o nível de serviço de nossas operadoras beira o caos e pode ser tratado como calamidade pública. É impressionante o número de reclamações de pessoas físicas e empresas sobre a velocidade de conexão contratada e aquela que realmente chega até aos computadores e servidores.

Minha recomendação é que observem com frequência a velocidade de downloads e uploads de sua conexão, assim você terá argumentos para cobrar a melhoria de serviço destas empresas que prometem bastante na hora da venda, mas que se refugiam em seus call centers quando cobrado pelo consumidor sobre a qualidade prestada de seus serviços.

26 de maio de 2011

Começar uma empresa do zero ou dar continuidade a ideias prontas?


A ideia de abrir uma franquia de empresas bem sucedida, independente do ramo, tem agradado muitos empreendedores. Mas como tudo na vida, montar um novo negócio precisa de muito planejamento e consultoria empresarial, evitando futuros problemas. A Partner Consulting do Brasil, por exemplo, auxilia no planejamento das empresas que já estão no mercado há relativo tempo e as que estão crescendo. Desde pequenas mudanças funcionais até a reestruturação organizacional da empresa.
Mas o que é importante na hora de montar uma franquia? Todas as empresas tem interesse em aumentar sua rede, porém nem todas têm condições de dar o suporte necessário ao franqueados. Importantes questões para se analisar são: escolher bem o ramo da empresa a ser franqueada, treinamento ao novo franqueado por parte do franqueador, a identificação do suporte às unidades, planejamento de marketing, e principalmente seus gastos e lucros (que podem demorar um pouco mais para aparecer). O custo das franquias pode variar muito de acordo com cada serviço. Pesquise!

Montar uma franquia já é meio caminho andado para quem quer montar um novo trabalho. Começar um negócio do zero, estudar o mercado, buscar fornecedores e estipular métodos e padrões de trabalho pode se tornar uma tarefa desgastante. Lembre-se que ao abrir uma franquia, você irá seguir um modelo de negócio pronto, não adianta querer que o serviço seja do seu jeito.

Notícias relacionadas:

25 de maio de 2011

NESTA QUARTA FEIRA É COMEMORADO O DIA DO ORGULHO NERD


Desde 2006, no dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Essa data foi escolhida em referência à estreia do primeiro filme da série Guerra nas Estrelas, em 1977 - um dos ícones do movimento. Alguns especialistas responsabilizam um dos homens mais ricos do mundo (Bill Gates) pelo prestígio conferido aos nerds atualmente.

Mas o que levar em conta na hora de classificar um nerd? Acredita-se que a pessoa deve gostar dos assuntos como quadrinhos e tecnologia, já que deram origem ao termo. É difícil classificar alguém como nerd pelo jeito de vestir, por exemplo, pois cada um tem seu estilo.

Para tirar a prova sobre o que realmente mudou, basta comparar o ícone dos nerds de 1980 e de 2011: Bill Gates e Mark Zuckerberg, respectivamente. A maior diferença entre eles é que o fundador do Facebook era excepcionalmente jovem quando começou a ter influência. Ele é exposto para o público por meio das tecnologias que os nerds ajudaram a construir.

Leia mais no blog do G1

Reciclagem e conceito ambiental nas empresas


Você tem conhecimento do destino e tratamento dos resíduos sólidos gerados na sua casa e na sua cidade? Em dezembro de 2010, foi regulamentado o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Brasileiro, que tem a meta de erradicar os aterros sanitários no país até 2015 e tipifica a gestão inadequada de resíduos sólidos como crime ambiental. Apenas 18% dos 5.565 municípios brasileiros têm programas de coleta seletiva de lixo, mas não se sabe exatamente o percentual da coleta seletiva de lixo em cada um desses municípios.

Seguindo a linha da reciclagem e preocupação com o meio ambiente, o documentário Lixo Extraordinário relata o trabalho do artista Vik Muniz com catadores de lixo em um dos maiores aterros sanitários do mundo (localizado no Jardim Gramacho), no Rio de Janeiro. É a transformação do material descartado em obras de arte. O documentário provoca a conscientização do espectador para a reciclagem, aumentando a rede de pessoas que fazem a coleta seletiva e facilitam o trabalho de reciclagem.

No mundo empresarial também há a importante luta pelo desenvolvimento sustentável. São mudanças de comportamento que consideram o fim da vida de produtos e embalagens que consumimos. Fazer com que as informações sobre os resultados e o andamento do programa sejam de conhecimento de todos é fundamental. Conseguir entender e executar ações sustentáveis no ambiente corporativo é um dos passos para o sucesso da empresa, alcançando altos níveis de crescimento, valorização por parte da sociedade, redução de custos, eliminação de desperdícios e consequentemente rentabilidade.

Estamos dando passos importantes para que tenhamos legislações bem elaboradas e que atendam a necessidade da sociedade no sentido de tratamento da coleta seletiva.

No entanto, em minha opinião, isto é uma questão cultural que deve ser inserida na agenda diária de escolas, empresas, enfim, em todos os segmentos da sociedade para que tenhamos uma formação construída nos valores sobre a preservação do meio ambiente. Ainda vejo que estamos nos primeiros degraus para termos um país consciente e trabalhando fortemente para destinarmos e tratarmos melhor o lixo.

Dica de filme: Lixo Extraordinário (2010). Assista ao trailer!

24 de maio de 2011

Correndo contra o tempo para gerar energia limpa e renovável até 2050

 
Um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas mostra que dentro de 40 anos, as energias renováveis irão satisfazer mais de 80% da energia global. Até o ano 2050, foram considerados 160 locais possíveis para a geração de energia limpa, que iria dos 12% para 77%.

Puxando a fila de na geração de energia estão as usinas hidrelétricas, seguida da eólica (que provém do vento) que coloca o Brasil em segundo lugar no potencial mundial, e a energia fotovoltaica ou solar que espera-se que seja uma das principais fontes de geração limpa.

Basta esperar dos governantes que estimulem as empresas a apoiar projetos relacionados a essas fontes renováveis. Isso porque o custo da energia de muitas tecnologias renováveis ainda é superior aos preços da energia no mercado, mesmo que em alguns casos a energia renovável já seja economicamente competitiva. Como consequência do uso dessas energias, as emissões de gases do efeito estufa podem reduzir entre 220 bilhões e 560 bilhões de toneladas de dióxido de carbono – equivalente a entre 2010 e 2050 –, período em que são previstas emissões de 1,53 trilhão de toneladas.

Infelizmente nossa sociedade ainda não está atenta para estas questões da energia limpa,  como em outros países. No entanto, não devemos deixar de discutir o assunto e exigir dos governantes planos efetivos, viáveis e com parcerias privadas no sentido de explorar o grande potencial que o Brasil possui. Portanto, fique a atento à estas questões e se posicione, assim conseguiremos mudar a atitude de nossos governantes.

Notícias relacionadas:

23 de maio de 2011

Previsão do tempo cada vez mais precisa


As mudanças repentinas de temperatura já fazem parte da rotina de moradores de diferentes regiões do Brasil. Frio, chuva e calor aparecem no mesmo dia. De olho no histórico de desastres causados pelas últimas chuvas em boa parte do país, a partir de junho começará a ser usado um sistema de previsão do tempo e probabilidades de inundações de alta precisão.

Um novo programa de computador, que será utilizado de início no estado Rio de Janeiro, combina modelos matemáticos de uma base de dados. Os principais são topografia, cobertura vegetal, taxa de urbanização, declividade de encostas, mapeamento de áreas de risco, redes de drenagem, imagens de radares e satélite e precipitação registrada por pluviômetros.

O PMAR (Previsão Meteorológica de Alta Resolução) permitirá que as chuvas sejam detectadas com um prazo mínimo de 48 horas de antecedência e terá um acerto de aproximadamente 80%. O projeto prevê a integração de todos os radares de diferentes instituições, ao mesmo tempo em que os municípios levantam suas áreas de risco e a Defesa Civil prepara ações de retirada de pessoas diante da perspectiva de desastres climáticos.

Outra solução para melhorar a previsão do tempo está sendo estudada por dois pesquisadores espanhóis. Eles já conseguiram calcular os complexos movimentos que as moléculas fazem nos líquidos em repouso. Este resultado pode ajudar e entender problemas na previsão de fenômenos atmosféricos e meteorológicos, evitando tantos desastres naturais. Já se foi o tempo em que discutíamos os erros de previsão de tempo e tínhamos um pé atrás com as informações meteorológicas.

Obviamente que esta notícia é muito bem vinda para nós, no entanto um dos grandes usuários destes serviços certamente será o segmento de agronegócio, que sofre muito com as incertezas de clima. Uma atividade importantíssima em nossa economia e que tem uma dependência tremenda para o seu sucesso, pois sempre é uma incógnita o momento certo de plantar e colher. Com estes novos recursos, produtores terão condições de planejar suas safras melhorando a produtividade do plantio e, consequentemente, gerando mais riqueza.

Notícias relacionadas:

20 de maio de 2011

Os problemas enfrentados nas empresas familiares


Muitos têm a ideia de que empresa familiar é sinônimo de problema, porém elas lucram mais e duram mais do que outros tipos de negócios. As empresas familiares têm 26% de retorno do capital investido em relação com as demais. Ainda assim, apenas 20% delas sobrevivem mais do que 50 anos. Ações desenvolvidas pela Partner Consulting do Brasil junto com diversas empresas familiares permitiram a identificação de problemas que comprometem a estrutura do negócio. 

Encontramos na maioria das empresas a mesma situação, ou muito próxima a ela. A resposta do problema chega a ser previsível e um pouco óbvia. O que gera este desconforto empresarial pode ser a escolha de um parente despreparado para exercer uma função de liderança, a dificuldade da transferência do cargo para o sucessor por parte do fundador, conflitos pessoais e dificuldades para dar continuidade aos serviços prestados.

De acordo com um estudo realizado por John L. Ward, especialista em gestão de empresas familiares e autor do livro “A empresa familiar como paradoxo”, 2/3 do sucesso de atividades assim vem das estratégias e o restante dos valores culturais, equilibrando o passado e o que está por vir, demonstrando a importância de consultoria para a gestão dessas empresas.

As empresas familiares brasileiras estão com um grande desafio pela frente que é manterem-se longevas, sendo que a profissionalização dos seus negócios é algo inegociável e um caminho longo a ser percorrido.

Tenho acompanhado de perto a mudança de algumas empresas e o grande desafio é crescer de forma profissionalizada, mantendo os valores dos fundadores. Com certeza teremos muitas novidades de empresas familiares se destacando no cenário nacional e muitas delas como referência em gestão e resultados.

Notícias relacionadas:

19 de maio de 2011

Diferentes culturas: Como agir em negociações com pessoas de outros países


Você tem o interesse em conhecer novas culturas e não sabe como se portar? Precisa viajar para outro país a trabalho não tem conhecimento da cultura local e nem sabe se portar diante das pessoas? Saiba que existe um portal que ser seu braço direito e pode te ajudar a conhecer os costumes de alguns países.

O Executive Planet compartilha informações de aproximadamente 50 países com dicas culturais, etiqueta e cultura empresarial, economia, política, religião, legislação, e outros. Se você for viajar para a China, por exemplo, utilize frases simples, livre de jargões e gírias. Pause frequentemente, assim que as pessoas serão capazes de entender tudo o que você disse, caso não esteja acompanhado de um intérprete. A maioria dos empresários chineses não tem o costume de falar “não” diretamente para negar uma proposta. Você irá ouvir muitos: "talvez", "Eu não tenho certeza", "Vou pensar sobre isso", ou "Vamos ver", que virão para substituir o "não".

Outro exemplo é os Estados Unidos. Os norte-americanos também podem ser competitivos tanto no trabalho e lazer. O conceito de "tempo é dinheiro" é levado a sério na cultura empresarial. Empresários são especialistas em negociar de forma rápida e decisiva. Uma dica importante é evitar o silêncio ou longas pausas durante a conversa. Há o costume de falar qualquer coisa simplesmente para evitar a falta de assunto. Diferente dos chineses, eles não hesitam em falar um “não”, pois são diretos e não encontram dificuldades em discordar da sua opinião.

Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que a Islândia é um dos melhores lugares no mundo para os empreendedores. Outros países em destaque para buscar novos parceiros comerciais são Estados Unidos, França, Reino Unido, Chile, Canadá e Alemanha.

Notícias relacionadas:

18 de maio de 2011

Excesso de trabalho ou perda de tempo?

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou as demandas do trabalho para última hora e precisou fazer hora extra? Uma pesquisa sobre a Utilização do Tempo no Trabalho, realizada no Brasil com 1.600 participantes, revelou que metade dos profissionais deixa suas tarefas para a última hora. Consequentemente, estas atitudes fazem com que as tarefas se tornem urgentes. São perdidas em média 2 horas de trabalho.

Entre os motivos que mais justificam essa perda de produtividade estão: acesso às redes sociais, agendamento de consultas médicas, aquela "esticadinha" no horário de almoço, compras online, busca por novas oportunidades de emprego e até mesmo o uso de internet para ver pornografia. Cabe ao profissional prestar atenção nas suas atividades prioritárias e buscar ações que busquem a melhora do seu desempenho - um bom planejamento. A aplicação da técnica japonesa do Kaizen nas empresas, por exemplo, ajudam a eliminar perdas, garantindo soluções e melhorias nas ações.

Principal referência na aplicação do Kaizen, a multinacional Toyota faz questão de utilizá-lo em seu processo produtivo. Com a meta de aplicar um milhão de ideias por ano, a empresa realiza reuniões diárias com todos os funcionários de, pelo menos, 15 minutos para troca de ideias, solução de problemas e avaliação de resultados. A Partner Consulting do Brasil, empresa que atua no setor de consultoria e que sou diretor executivo, tem somado inúmeras experiências bem sucedidas na aplicação do Kaizen em organizações brasileiras.

Notícias relacionadas:

17 de maio de 2011

Dinheiro de plástico é passado


Como os consumidores estão com maior poder aquisitivo e consumindo cada vez mais, as empresas precisam se adaptar às novas tecnologias e equipar seus estabelecimentos. Isso inclui mais agilidade, rapidez e segurança na hora do pagamento. Recentemente, a Visa lançou uma nova plataforma para pagamentos, onde os celulares serão muito úteis. A novidade é chamada de "click to buy" e será integrada a diversos canais, como sites de e-commerce, redes sociais e terminais de caixa em estabelecimentos comerciais.

A Visa garante que o novo sistema será seguro, pois serão utilizados sistemas de autenticação dinâmica. Com a nova plataforma digital, os consumidores poderão configurar suas preferências, determinando que a conta é acessada dependendo do tipo de mercadoria ou do valor da compra. A tecnologia sem fio de curto alcance permite a comunicação entre dispositivos próximos.

O padrão adotado pela indústria financeira para pagamentos por proximidade através de celulares, o NFC (Near Field Communication) possibilita que cartões de crédito, de débito, tickets e o pagamento de transportes sejam integrados a um telefone celular. Como parte do piloto, os aparelhos equipados com a tecnologia NFC permitirão que os clientes façam compras usando o Visa payWave da mesma forma que fariam com um cartão Visa contactless – evolução dentro do smart card.

Tem o objetivo de tornar as compras mais rápidas e fáceis para os consumidores, além de trazer uma nova fonte de receita de transações para os bancos e para os estabelecimentos. Na América Latina os supermercados e os fast-foods representam US$ 150 bilhões de dólares de vendas com dinheiro.


Notícias relacionadas:

16 de maio de 2011

Consumidores melhoram renda e buscam novas tecnologias


O aumento do poder aquisitivo da população, o crédito fácil e a segurança no emprego têm modificado os hábitos de consumo dos eletrônicos. Entre os produtos mais buscados estão aparelhos de televisão, celulares e computadores. Destaque para a linha de netbooks, notebooks e tablets que registraram um aumento de 20% em todos os hipermercados do país. Nos primeiros meses do ano, a telefonia registrou crescimento de 30%.
Segundo levantamento divulgado pela empresa de pesquisas IDC, em 2011 a venda de computadores deve subir 13% na América Latina, motivados pelo bom momento econômico que essas regiões estão passando. O total de vendas desses produtos deve atingir a marca de 36,3 milhões de unidades.
Por outro lado, os brasileiros estão gastando mais do que ganham. Pesquisa feita com 8,2 mil famílias em todo o país mostra que 53% delas estão nesta situação. Em 2010, a renda média mensal do brasileiro foi de R$ 2.146 e o gasto médio chegou a R$ 2.171. Foi a primeira vez em cinco anos de pesquisa que o gasto superou a renda.


Notícias relacionadas:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons